terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nova Previsão da ONU: Esfriamento Global


Pois é, esqueçam o aquecimento global. O mundo enfrentará o esfriamento global. É o que diz um documento da ONU que vazou, mostra o jornal The Telegraph.

Eu já falei aqui no blog sobre a previsão de esfriamento, como aqui, ou aqui. A novidade agora é apenas que de dentro do IPCC, órgão da ONU que propaga a ideia de aquecimento global no mundo, venha este reconhecimento.

Traduzo aqui parte do que diz o jornal (em azul)

Neste ano, há um aumento de 60% no tamanho do oceano coberto de gelo em comparação com a mesma época  do ano passado.

Barco estão mudano a rota por conta do gelo que cobre mais os oceanos.

Um relatório vazado do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudança Climática (IPCC) tem levado muitos cientistas a afirmar que o mundo está caminhando para um período de resfriamento que não vai terminar até meados deste século.

Se estiver correto, contradiziria as previsões de computador de aquecimento catastrófico iminente. A notícia vem vários anos após a BBC prevê que o Ártico poderia ficar totalmente sem gelo até 2013.

Apesar das previsões iniciais, os principais centros de pesquisa do clima do mundo aceitam agora que tenha havido uma "pausa" no aquecimento global desde 1997.


O IPCC costuma dizer que está "95 por cento confiante" de que o aquecimento global foi causado por seres humanos - um aumento de 90 por cento em 2007 - de acordo com o projecto de relatório.

No entanto, o climatologista Judith Curry questionou como isso pode ser verdade, como que em vez de aumentar a confiança "a incerteza está ficando maior" dentro da comunidade acadêmica.

Ciclos de longo prazo na temperatura do oceano, disse ela, sugerem que o mundo pode estar se aproximando de um período semelhante ao 1965-1975, quando houve uma clara tendência de resfriamento.

Na época, alguns cientistas previam uma era glacial iminente.


---

Aqueles que gastaram enormes montanhas de dinheiro no aquecimento global, poderiam pelo menos fazer como o urso polar acima e dizer: "ai que vergonha".

Na verdade, eles nunca dirão, o orgulho cientista beira a estratosfera e muitos ficaram ricos com a propagação do aquecimento e dependem financeiramente disto, como o ex-vice-presidente Al Gore.


(Agradeço a informação ao site Culture War Notes)

Nenhum comentário: