quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rick Perry Vem aí?!!! - Anúncio no Glenn Beck



É um vídeo de apenas 46 segundos, mas de uma sutilieza e força espetaculares.

Para quem não acompanha a política americana, permitam-me fazer um resumo.

O Partido Republicano já está em disputa para ver quem enfrentará o Obama no próximo ano. Todos os candidatos se igualam em uma coisa - eles são contra a política econômica do Obama (mas quem não é? O país está se afundando diariamente). A diferença entre eles são a experiência administrativa e a posição sobre questões sociais (aborto, casamento gay, mudança climática, imigrantes).

O candidato que está na frente das pesquisas no Partido (Mitt Romney) é um empresário,  então promete empregos, tem experiência (já foi governador), mas é fraco em seus resultados administrativos (deixou o estado de Massachusetts endividado com a sua polítca de saúde) e é muito pior nas questões sociais (já defendeu o aborto e defende mudança climática). Os outros em geral são mais fortes nas questões sociais, mas são mais frágeis em questões de experiência, com exceção de Newt Gingrich, mas ele falou umas grandes bobagens, e é a carta fora do baralho.

Então, o que se busca hoje é alguém com grandes experiências de sucesso na administração pública, onde mostrou que pode gerar emprego, e que seja forte na defesa de princípios sociais.  

Resposta: Rick Perry (foto abaixo). Eleito três vezes seguidas para governar o Texas. O Texas é o estado americano que mais cresce e por volta de 40% dos empregos gerados nos Estados Unidos desde 2009 vêm do Texas. Nas questões sociais, recentemente, eu falei aqui sobre isso, ele aprovou uma lei no Texas que obriga às mulheres que querem fazer aborto a fazerem ultrasonografia.

 

Acontece que Perry não anunciou ainda que pretender se candidatar nas primárias do Partido Republicano.

Mas ontem, Glenn Beck, que tem o programa mais assistido da TV a cabo americano no horário das 17h, fez um "lançamento" da candidatura de Perry em 46 segundos, sem dizer que estava fazendo isso. Vai o vídeo abaixo. Explico em seguida.


video

Glenn Beck aparece com Perry em frente a um quadro-negro, que tem as fotos de todos os candidatos do partido, desenhando a foto de alguém que lembra Perry junto a essas fotos. Então, ele pede um pedaço de giz, completa o desenho, vira para Perry e pergunta se está bom. Perry diz que está.

Eles se afastam dali, e Beck pergunta quantos empregos ele gerou no Texas. Perry responde que gerou por volta de 48% de todos os novos empregos do país desde junho de 2009.

Daí, Beck se despede dele. Perry o convida para ir ao Texas. Beck diz que adoraria.

Depois Beck se vira para a câmera e diz: "eu nem sei quem é esse cara, não é o candidato que vocês estão procurando", e dar início ao seu programa.

Para quem assiste Glenn Beck, como eu, sabe que isto é mais um ato genial dele para lançar a candidatura de Rick Perry.

Um problema para Perry: ele é do Texas, assim como é George Bush. Vão dizer lá vem mais um texano. Mas eu pergunto: so what? (e daí?).

Nenhum comentário: