sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dia dele



video


Enquanto o Egito entra em erupção, vejam post abaixo, hoje é dia de honrar São Tomás de Aquino. O nome desse blog homenageia este que é o maior doutor da Igreja Católica, o "Boi Mudo que mugiu tão alto que preencheu o mundo", como disse Santo Alberto Magno.

O papa homenageou Aquino hoje e a Rome Reports TV fez um vídeo que vai acima. O papa ressaltou dois aspectos importantes de São Tomás, a crença na lei moral natural disponível a todos, cristãos ou não, e a defesa de que tanto a razão como a fé levam a verdade e a Deus. Ele disse:

"A convicção de Tomás de que nós somos naturalmente hábeis para reconhecer os princípios da lei moral natural permanece viva, uma vez que a lei, fundamentada na verdade da natureza humana, é a base do respeito à dignidade e aos direitos humanos."

"A insistência de Tomás na harmonia entre fé e razão respeitou a autonomia e a complementaridade desses dois caminhos para conhecer o que no final tem origem nas Palavras de Deus."

Se quiserem saber mais sobre São Tomás pelo próprio papa, acessem um texto do papa do ano passado clicando aqui. Também podem ler um dos melhores e mais inteligentes livros sobre São Tomás, escrito por Chesterton.

Que São Tomás abençoe este blog e seus leitores!

Nenhum comentário: