sábado, 29 de janeiro de 2011

A População Muçulmana no Mundo


O Pew Forum sobre Religião e Vida Pública  divulgou uma pesquisa no dia 27 passado, na qual analisa qual é e qual será a população muçulmana em 2030, mantidas as atuais condições. 

Isto é importante? Devemos nos preocupar com o crescimento populacional de uma religião? Claro que é importante, a estrutura moral e ética de uma religião fundamenta as sociedades no mundo. Basta olhar para os debates que estão acontecendo em países como Bélgica e França que têm grande população muçulmana, 6% e 7,5% da população respectivamente em 2010. Se você acha que é pouco 7% da população,  lembre que a distribuição da população é desigual, há uma forte concentração em algumas cidades. Na Inglaterra, Ed West, que também tratou do assunto, diz que cidades como Oldham, Bradford, Blackburn e mesmo Birmingham terão maioria muçulmana em 2030.

O primeiro gráfico abaixo mostra que em 1990 a população muçulmana constituía quase 20% da população mundial, 1 em cada 5. Em 2010, essa população passou a representar 23,4% e a expectativa é que em 2030 ultrapasse 25% da população mundial, 1 em cada 4. Temos, então, um crescimento de 35% em 20 anos. A população muçulmana vai crescer duas vezes mais do que a não-muçulmana, apesar de que a taxa de crescimento nos próximos 20 anos será menor do que nos 20 anos anteriores, como mostra o segundo gráfico.

Participação dos Muçulmanos na População Mundial, 
1990 - 2030



Taxa de Crescimento Populacional entre 
Muçulmanos e Não-Muçulmanos


 Os fatores que explicam o aumento da população muçulmana no mundo são: maior taxa de fertilidade, melhores condições de saúde nos países que já possuem maioria dessa população, grande parte da população está em idade fértil (15 a 29 anos) e aumento da expectativa de vida.

Mantida as condições de hoje, sem alteração nas políticas migratórias, 79 países do mundo terão uma população muçulmana acima de 1 milhão de habitantes, contra 72 países hoje. Paquistão deve superar a Indonésia como o país que tem maior população muçulmana.

Essa população permanecerá relativamente pequena nas Américas e na Europa, mas estarão aumentando sua participação nessas regiões em relação a população total.  Nos Estados Unidos, os muçulmanos devem dobrar de tamanho até 2030, passando a ser do tamanho da população de judeus e terão uma maior quantidade de muçulmanos que qualquer país da Europa.

Na Europa, os muçulmanos deve aumentar por volta de 1/3 nos próximos 20 anos, e se aproximarão de uma participação de dois dígitos. No Reino Unido, devem passar a representar 8,2% da população (hoje é de 4,6%), na Suécia, 9,9% (hoje é 4,9%), na Bélgica e França terão uma participação acima de 10%. E ainda no mesmo continente europeu, em 2030, Kosovo terá 93,5% da população sendo muçulmana, Albânia, 83,2%, Bósnia-Herzegovina, 42,7%,  Bulgária,15,7% e Rússia, que enfrenta ameaças terroristas de regiões de maioria muçulmana, 14,4% da população total terá essa crença. E o país continuará a tendo a maior população muçulmana da Europa.

Uma consideração geopolítica extremamente importante é a relação entre a população sunita e a xiita muçulmanas. Os sunitas continuarão sendo a grande maioria em 2030 (de 80 a 90% da população), a população xiita deve declinar principalmente pela baixa taxa de fertilidade no Irã, onde mais de um terço da população xiita vive.

No Brasil, 0,1% da população é muçulmana, segundo a pesquisa, e continuará sendo assim em 2030.
Considerando o restante dos países da Tríplice Fronteira, região problemática em assuntos relacionados ao terrorismo mundial, a Argentina tem hoje 2,5% de sua população com crença  muçulmana. Em 2030, essa participação será de 2,6%. No Paraguai, a pesquisa identificou que hoje a população muçulmana constitui menos de 0,1% da população, e, em 2030, dobrará de tamanho, mas não alcançará 0,1%.


Crescimento da População Muçulmana por Região


Há muçulmanos seculares, sunitas, xiitas, etc. A pesquisa considerou todos os que se declaram muçulmanos mesmo que não sigam a religião. Células terroristas de maioria muçulmana podem ser formadas por pessoas que simplesmente detestam o status quo ou odeiam o capitalismo ou simplesmente querem matar o presidente de um país. O aumento da população muçulmana é uma informação bem relevante para a cultura, a ética, a democracia e a moral dos países, mas há outros fatores a serem considerados quando se discute o terrorismo islâmico.

Um comentário:

alien13 disse...

A NOVA ORDEM MUNDIAL,que ficará sob a coligação EURO-ASIÁTICA (Russia & China), acabará com qualquer esperança dos islamitas em dominar o mundo, ou impor a tal Eurábia aos europeus.
A única Eurábia, que poderá surgir será nos Campos de Concentração para islamitas, onde estará afixado:
Eurábia - Campo de Concentração - Paris, e assim por diante.
Tal como: Eurábia