terça-feira, 22 de março de 2011

Etiópia - 96 Igrejas e 30 Casas Cristãs Queimadas.


A Etiópia é cercada por países islâmicos, com exceção do Quênia. A própria Etiópia já tem 33% de sua população formada por muçulmanos. O maior problema de fronteira é com a Somália, um país que vive sem governo desde 1991.  Vocês já assistiram o grande filme Falcão Negro em Perigo? Se não, recomendo fortemente. Conta a história da invasão frustrada da Somália pelo governo Clinton, que tentou pôr ordem lá em 1993, e desistiu.

O exército etíope regularmente combate um grupo terrorista islâmico chamado al- Shabaab, que tem estreitas relações com a al-Qaeda e controla todo o sul da Somália. Para o mundo ocidental, a Somália é conhecida pelos piratas que roubam e matam quem passa pelo Golfo de Aden.

Agora, com a região do Norte da África e do Oriente Médio inteira em conflito, a Etiópia também sofre. O International Christian Concern noticiou que no início deste mês 69 Igrejas cristãs (pentecostais principalemente, os católicos não passam de 2% no país) e 30 casas de cristãos foram queimadas, na cidade de Asenbabo, 300 quilômetros ao sudoeste de Addis Ababa. Duas mortes foram noticiadas. 10 mil cristãos fogem da região. A confusão começou, quando uma igreja cristã foi acusada de profanar o Corão. Os cristãos negaram, mas não ajudou.

O prefeito da cidade, quis afastar o aspecto religioso, ele disse que o problema é político. O culpado dos ataques, segundo o prefeito, Teshome Degefu, é um grupo terrorista Kawarja. Mas os cristãos dizem que seus vizinhos muçulmanos se juntaram àqueles que incediaram as igrejas e as casas. Grupos muçulmanos prometem mais ataques a cristãos.  Em 2006, os cristãos já tinham sidos vítimas de ataques de muçulmanos, quando assassinaram mais de 12 cristãos.

O International Christian Concern pede ajuda aos desabrigados. E o mundo tem de prestar atenção nisso, uma crise política e religiosa na Etiópia pode fazer o problema do norte da África descer pelo Quênia, trazendo muitas mortes.

Nenhum comentário: