quinta-feira, 24 de março de 2011

Houve Dragões na Espanha



Caros, ainda estou viajando, mas aproveito um intervalo desta viagem de trabalho para apresentar o filme que estréia amanhã na Espanha - There be Dragons, do diretor Roland Joffé, que fez o filme Missões (que tem Robert de Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson, e foi ganhador palma de ouro em Cannes), com músicas de Enio Morricone, muito conhecido por ser o compositor de Cinema Paradiso, e que também o acompanhou em Missões.

O filme There be Dragons fala um pouco da vida de Josemaría Escrivá durante a guerra civil na Espanha. Escrivá foi santificado pela Igreja Católica em 2002 e fundador da Opus Dei. Esta organização prega a santidade no dia-a-dia, por isso o papa João Paulo II, chamou Escrivá do Santo da Vida Comum. A Opus Dei é especialmente odiada por esquerdistas que alegam que Escrivá defendeu Franco na Espanha e Pinochet no Chile.

Até onde eu sei, Escrivá escreveu para Franco apenas para defender a presença da Igreja na Espanha. Mas fico pensando que se o mundo tivesse a mesma raiva de jesuítas que são comunistas que de padres que apóiam ditaduras seria um lugar bem melhor. Quantos padres no Brasil apóiam o MST que ensina cartilha marxista para crianças, que diz que a religião é o "ópio do povo"?

Mas deixando a política e a esquizofrenia mundial de lado, Joffé e Morricone foram no Vaticano ontem. Não tenho tempo para traduzir o que falaram, mas aqui vai o vídeo da Rome Reports que relata a presença dos dois no Vaticano. Além disso, mostro, em seguida, o trailler do filme.


Nenhum comentário: