sábado, 19 de março de 2011

Ajuda Para o Japão



Ontem, no programa do Glenn Beck, ele, de certa forma, discutiu por que os Estados Unidos estão doando tão pouco para o Japão em relação ao que foi doado para o Haiti. Ele disse que foi doado nos primeiros dias por volta de 70 milhões de dólares, enquanto o Haiti recebeu 200 milhões. No Haiti, inclusive, dois ex-presidentes se juntaram, Clinton e bush, para conseguir doações.

É verdade, o Japão é a terceira economia do mundo, é um país rico e ordeiro. O Haiti é um dos países mais pobres do mundo, precisa de muita ajuda. Mas, por outro lado, o que o japonês precisa para reerguer a vida que tinha é muito mais caro, do que um haitiano precisa para a mesma finalidade, pelo simples fato de que o japonês tinha uma vida muito melhor.

Além disso, as chances das doações desaparecerem na corrupção é muito menor no Japão. As doações, de Bush e Clinton, por exemplo, estão sob pesadas críticas porque parte dos recursos não chegaram a quem precisa.

Ed West discutiu essa questão da corrupção na quarta-feira passada. E disse que numerosos estudos têm identificado que ajuda econômica alimenta a corrupção, mas com o Japão, nós podemos estar certos que o dinheiro não acabará em um banco suíço. Nas palavras de West: 

"Aid has been found in numerous studies to fuel corruption, especially if those countries are divided between various factions, and so preventing development. DR Congo rates 164th on the Transparency International index of corruption, Pakistan is 143rd, Nigeria and Bangladesh are joint 134th (God, if you’re level with Nigeria in the corruption stakes, you’ve got problems) and Ethiopia is 116th. Japan is 17th, ahead of both the UK and USA. And although Japan is considerably wealthier than any of those third-world hell-holes (I mean the first five, not Britain and America), it is almost certainly money better spent.

...But the problem is often corruption, and Japan is perhaps the first uncorrupt country in modern times to require huge financial aid; and so this is the first international emergency where we can be confident the money really won’t end up in Switzerland".

 Jen Yamato, no site do Movie Line, discutiu por que Holywood não está fazendo campanha para arregimentar ajuda financeira para o Japão. Ele cita um representante de diretores de Holywood que diz que o status de super potência do Japão é parte do problema.

Em todo caso, Yamato cita alguns exemplos de celebridades ajudando o Japão, como o Linkin Park que está vendendo as camisas acima, Lady Gaga que está vendendo braceletes, Sandra Bullock que dou 1 milhão de dólares, e mesmo as corporações de Holywwod, como Disney e Sony, que doam recursos.

Faça sua doação, siga os Estados Unidos (o país que mais doa no mundo, sob qualquer medida, total ou relativamente), vou comprar minha camisa do Linkin Park.

Nenhum comentário: