quinta-feira, 10 de março de 2011

Mudança Climática e a CNBB - Papa diz qual é o Tom





O  professor da universidade de Saint Louis, Thomas Madden, especialista em história das cruzadas e da inquisição, disse em um excelente texto que os estados papais eram os melhores para que os judeus fugissem de perseguição, porque lá eles eram protegidos pela Igreja. A doutrina de proteção dos judeus da Igreja não era seguida pelos outros países cristãos.

Ontem, vi o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011 da CNBB e me lembrei das palavras de Madden porque vi o que o papa falou sobre essa campanha.

Caros, o Vaticano tem um blog, vocês sabiam? Este blog divulga todos os atos do papa.

Ontem, o blog mostrou o que Papa Bento XVI acha da Campanha da Fraternidade Brasileira.

O tema da campanha da Fraternidade é "Fraternidade e a Vida no Planeta - A Criação Geme em Dores de Parto".

O Papa Bento XVI, ao invés de ressaltar a mudança climática, como fez ontem Dom Odilo Scherer no Jornal Nacional, disse que o tom primeiro é a "ecologia humana", a vida humana. Grande Espírito Santo que inspirou o conclave que elegeu Bento XVI!

O papa disse, comentando a Campanha da CNBB:

"The human being will be capable of respecting other creatures only if he keeps the full meaning of life in his own heart. Otherwise he will come to despise himself and his surroundings, and to disrespect the environment, the creation, in which he lives. For this reason, the first ecology to be defended is 'human ecology'. This is to say that, without a clear defence of human life from conception until natural death; without a defence of the family founded on marriage between a man and a woman; without an authentic defence of those excluded and marginalised by society, not overlooking, in this context, those who have lost everything in natural calamities, we will never be able to speak of authentic protection of the environment".

(O ser-humano será capaz de respeitar outras criaturas apenas quando ele mantiver o pleno respeito pela vida em seu coração. De outra forma, ele desprezará ele mesmo e aquilo que está em sua volta, e desrespeitará o meio ambiente, a criação, no qual ele vive. Por esta razão, a primeira ecologia para ser defendida é a "ecologia humana". Isto é para dizer que, sem uma clara defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural, sem uma defesa da família fundada no casamento entre homens e mulheres, sem uma autêntica defesa dos excluídos e marginalizados pela sociedade, não dando apoio, neste contexto, àqueles que têm perdido tudo com desastres naturais, nós nunca seremos hábeis para falar de autêntica proteção do meio ambiente).

Este Papa só me dá orgulho!!

Já escrevi aqui vários textos sobre mudança climática, vejam no link de pesquisa. Um deles é chamado de Teologia da Mudança Climática. Na Bíblia, um bom começo para entender qual deve ser a posição cristã é ler Gênesis 1, 27-28:

"Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; e criou-os homem e mulher. Deus abençoou-os e disse-lhes: «Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei e submetei a terra; dominai os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra»".

Claro que se deve proteger a criação (a natureza). É melhor usar sacolas de pano e não provocar desertificação, etc (esse negócio de reduzir o uso de combustíveis fósseis é bobagem) . 

Mas a natureza não é nossa mãe, nós devemos dominá-la para o bem da humanidade. Em termos econômicos, a curva Kuznets para o meio ambiente mostra que, quanto maior a renda per capita de um país, maior proteção ambiental. Em suma, o mais importante é a ecologia humana, inclusive para a natureza.

Aqui vai um discurso do papa sobre a relação entre ecologia humana e ecologia natural.

Nenhum comentário: