terça-feira, 22 de março de 2011

Índice Maria Bethânia



Caros, vou viajar por uns dias, mas antes, lendo um texto de Noblat no site do Augusto Nunes e juntando com o livro de John Médaille (abaixo) que estou lendo, decidi criar um índice, vou chamá-lo Índice Maria Bethânia.


Médaille fala sobre a teoria distributivista, que é um teoria econômica que tem como fontes principais a Encíclica Rerum Novarum, de 1891, do Papa Leão XIII, e o livro The Servile State de Hillaire Belloc.

Em poucas palavras, a teoria distributivista defende a liberdade e propriedade para o homem, para todos os seres humanos. É contra o capitalismo que tende a dar propriedade apenas para poucos e contra o socialismo que elimina a liberdade e a propriedade. O distributivismo é contra o Big Government (grande aparelho estatal do socialismo) e o Big Business (grande domínio da ordem pelos que têm muito dinheiro), acha que as duas coisas sempre andam juntas. Além disso, o distributivismo é fortemente baseado na moral cristã.

O que isso tem a ver com a Maria Bethânia? A Maria Bethânia usa uma combinação de Big Business com Big Government para usar recursos públicos, tirando dinheiro que iria para a saúde e educação, por meio do imposto de renda das empresas. Em todo mundo, há essa combinação, e ela ocorreu mesmo nos regimes comunistas e fascistas.

Então, a partir de agora vou ficar de olho em quem merece se destacar no Índice Maria Bethânia. No Brasil, não falta gente, basta ver a lista de empresas financiadas pelo BNDES, mas o mundo também é pleno deles. Vocês têm alguma sugestão?

Vou tentar publicar alguns posts durante minha viagem, mas não tenho certeza se conseguirei. Posso também a demorar para avaliar comentários. Até mais.


Nenhum comentário: