quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Volta do Ouro



A história da formação das moedas é muito interessante. A moeda surgiu como tendo valor intrínseco, isto é, valor em si mesma, como sal ou boi, até chegar nos dias de hoje em que não vale absolutamente nada, é apenas um pedaço de papel. Tudo se baseia na confiança naquele pedaço de papel. Antes de chegarmos a esse ponto tivemos as moedas em prata e ouro, depois adotamos a moeda-papel lastreada em ouro (padrão-ouro). Isto foi abandonado em 1971 pelos Estados Unidos e depois pelo mundo. Mas Steve Forbes disse ontem que o ouro pode voltar em cinco anos.

A administração Obama só enfraqueceu o dólar. Vejam o gráfico abaixo que montei com os dados colhidos no site do Banco Central do Brasil. Ele mostra o preço da onça de ouro em Nova Iorque frente ao dólar desde que Obama assumiu o cargo, em 20 de janeiro de 2009.



A administração Obama usa a teoria do Quantitative Easing, isto é, aumento da base monetária para reduzir a recessão, afrouxamento monetário. A política não tem gerado inflação, mas também não tem tirado o país da recessão. A taxa de desemprego continua elevada e o crescimento insuficiente. O dólar enfraquece não só frente ao ouro, mas frente às principais moedas do mundo.

Abaixo, a taxa de câmbio Real/dólar, isto é quanto custa em reais para comprar um dólar. Vejam a queda no valor desde a entrada de Obama:


Por isso, Steve Forbes, junto com o candidato a candidato a presidência, deputado Ron Paul, apóia a volta do padrão ouro, isto é, apóia a idéia de que só se pode emitir dólar se o país obtiver mais ouro. O objetivo é conter o déficit público e o enfraquecimento do dólar.

Um país com moeda fraca é um país mais fraco politicamente. A moeda pode destruir um país. Há vários casos na história disso acontecer. Por exemplo, durante uma guerra civil na Nigéria, quando parte do país queria se separar, o governo simplesmente mudou a moeda e destruiu o poder de compra da região rebelde. Este é um caso extremo, mas serve para mostrar o que a moeda ou a falta dela pode fazer.

2 comentários:

André disse...

Só uma coisinha rápida. Eu ando lendo algumas reportagens sobre Obama e me deparei com a palavra "gutsy" inúmeras vezes. Não achei o significado no Google Translator nem em nenhum dicionário, só sei que desde a morte de Bin Laden esta palavra está sendo associada ao Obama. Será que você poderia me passar a tradução?

Abraços, André.

Pedro Erik Carneiro disse...

André,

Gutsy vem de gut, que tem vários significados (pode ser entranhas ou determinado). Então, acho que uma boa tradução para "Obama was gutsy to kill Osama é: Obama teve culhões (ou peito, ou raça) para matar Osama.

Abraço,
Pedro Erik