quarta-feira, 11 de maio de 2011

A Volta do Ouro



A história da formação das moedas é muito interessante. A moeda surgiu como tendo valor intrínseco, isto é, valor em si mesma, como sal ou boi, até chegar nos dias de hoje em que não vale absolutamente nada, é apenas um pedaço de papel. Tudo se baseia na confiança naquele pedaço de papel. Antes de chegarmos a esse ponto tivemos as moedas em prata e ouro, depois adotamos a moeda-papel lastreada em ouro (padrão-ouro). Isto foi abandonado em 1971 pelos Estados Unidos e depois pelo mundo. Mas Steve Forbes disse ontem que o ouro pode voltar em cinco anos.

A administração Obama só enfraqueceu o dólar. Vejam o gráfico abaixo que montei com os dados colhidos no site do Banco Central do Brasil. Ele mostra o preço da onça de ouro em Nova Iorque frente ao dólar desde que Obama assumiu o cargo, em 20 de janeiro de 2009.



A administração Obama usa a teoria do Quantitative Easing, isto é, aumento da base monetária para reduzir a recessão, afrouxamento monetário. A política não tem gerado inflação, mas também não tem tirado o país da recessão. A taxa de desemprego continua elevada e o crescimento insuficiente. O dólar enfraquece não só frente ao ouro, mas frente às principais moedas do mundo.

Abaixo, a taxa de câmbio Real/dólar, isto é quanto custa em reais para comprar um dólar. Vejam a queda no valor desde a entrada de Obama:


Por isso, Steve Forbes, junto com o candidato a candidato a presidência, deputado Ron Paul, apóia a volta do padrão ouro, isto é, apóia a idéia de que só se pode emitir dólar se o país obtiver mais ouro. O objetivo é conter o déficit público e o enfraquecimento do dólar.

Um país com moeda fraca é um país mais fraco politicamente. A moeda pode destruir um país. Há vários casos na história disso acontecer. Por exemplo, durante uma guerra civil na Nigéria, quando parte do país queria se separar, o governo simplesmente mudou a moeda e destruiu o poder de compra da região rebelde. Este é um caso extremo, mas serve para mostrar o que a moeda ou a falta dela pode fazer.

2 comentários:

André disse...

Só uma coisinha rápida. Eu ando lendo algumas reportagens sobre Obama e me deparei com a palavra "gutsy" inúmeras vezes. Não achei o significado no Google Translator nem em nenhum dicionário, só sei que desde a morte de Bin Laden esta palavra está sendo associada ao Obama. Será que você poderia me passar a tradução?

Abraços, André.

Pedro Erik disse...

André,

Gutsy vem de gut, que tem vários significados (pode ser entranhas ou determinado). Então, acho que uma boa tradução para "Obama was gutsy to kill Osama é: Obama teve culhões (ou peito, ou raça) para matar Osama.

Abraço,
Pedro Erik