domingo, 8 de maio de 2011

Contra a Ignorância Católica



Gosto das tirinhas de Calvin e Haroldo (Calvin and Hobbes em inglês). Têm sempre um toque muito inteligente para mostrar a estupidez. A que exibo acima faz justamente isso. Calvin está dizendo que quanto mais ele estuda, mais tem informação, com mais informação as coisas ficam mais complexas o que, segundo ele, dificulta as decisões. Então prefere jogar o livro fora e parar de estudar, assim poderá decidir com facilidade. Haroldo vai no ponto: "você é um ignorante, mas pelo menos não disfarça".

Por vezes, acho que os católicos brasileiros têm a mesma ação de Calvin: preferem a ignorância. Mas, ao contrário de Calvin, procuram disfarçar seguindo os sacramentos da Igreja sem saber nem o que eles significam.

João Paulo II disse que os brasileiros católicos não conhecem a religião deles. O papa Bento XVI alertou para a diferença entre cultura e religião. Tem gente que vai às igrejas e realiza os sacramentos (batismo, crisma, casamento, eucaristia, confissão, etc.) apenas para seguir a cultura local.

O povo católico brasileiro tem muita fé, mas essa fé seria mais forte se eles tivessem mais conhecimento da doutrina da religião. Pois como é que eles podem defender o catolicismo, se não o conhecem? Viram presas fáceis, para "falsos profetas".

Aqui vai uma sugestão excepcional para curar a ignorância.

Uma rede de televisão de Chicago, a WTTW, vai apresentar em outubro uma série chamada Catolicismo. O grande padre Robert Barron vai apresentar os episódios da série, explicando a história do Catolicismo, usando literatura, arquitetura, música e tradição. O padre viajou mais de 50 cidades em 15 países para mostrar e explicar a fé católica.

Os DVDs já estão a venda para pré-compra (clique no link, foto abaixo), com entrega a partir de agosto. Há também livros que acompanham os DVDs com explicações para as principais questões relacionadas a religião católica.


Católicos: leiam, estudem e defendam sua fé, não caiam na do Calvin. Muitos saem da Igreja por ignorância. O conhecimento da doutrina vai tornar a fé bem mais perfeita.

Abaixo, vídeo com trailler da série Catolicismo.

Nenhum comentário: