sábado, 7 de maio de 2011

Primeiro Debate para Presidente nos EUA



No Brasil, só há debate entre candidatos a presidente dois meses antes das eleições, os partidos brasileiros também não fazem prévias (eleições internas), nem muito menos debates públicos para a escolha do candidato. A esolha aqui é na indicação do chefão do partido ou com base em pesquisas eleitorais, feitas antes dos eleitores conhecerem as idéias e as realizações dos candidatos.

Nos Estados Unidos, ocorreu na quinta-feira passada, o primeiro debate ao vivo pela Fox News entre candidatos a candidatos do Partido Republicano. Isto é, o Partido Republicano se juntou a uma rede de televisão mais de um ano e cinco antes das eleições de 2012 e realizou um debate entre os seus membros que desejam se candidatar a Presidente e concorrer contra o Obama.

Os candidatos responderam às perguntas mais pertinentes dos jornalistas, mostraram suas forças e fraquezas. É sensacional ver isso. Há o aspecto financeiro, o candidato tem que conseguir muito dinheiro para se colocar como candidato, mas antes ele prova sua capacidade de apoio popular por causa de suas idéias e realizações, em vários debates.

Os candidatos a candidatos Ron Paul (foto 1), Herman Cain (2), Tim Pawlenty (3), Rick Santorum (abaixo a esquerda) e Gary Johnson aceitaram o convite da Fox News. Dois famosos candidatos Mick Romney e Newt Gingrich faltaram ao debate e foram censurados por isso.


Ron Paul está no décimo-primeiro mandato como deputado. É reconhecido por suas idéias libertárias (mínimo estado, pouco apreço por religião ou questões morais e isolacionismo nas questões externas). Tentou ser candidato em 2008, mas perdeu.

Herman Cain nunca teve cargo como político. Foi chefe executivo da Godfather's Pizza e trabalhou no Banco Central de Kansas City, tentou ser senador em 2004, mas perdeu. Trabalha agora como radialista em Atlanta. É da religião Batista.

Tim Pawlenty foi governador de Minnesota por duas vezes e deputado. É filho de caminhoneiro.

Rick Santorum foi deputado e senador duas vezes pelo Partido Repubicano. Tentou se eleger senador novamente em 2006, mas perdeu. É Católico.

Gary Johnson foi governador do Novo México, criou uma construtora e é tri-atleta. É Luterano.


Quem ganhou o debate?

Para a Fox News,  foi Rick Santorum quem venceu o debate. E Gary Johnson foi o pior. Johnson quer legalizar e tributar maconha e até admitiu que fumou maconha.

Para uma pequena platéia de eleitores republicanos foi Herman Cain que venceu. Parece que a platéia está cansada de políticos, querem alguém de fora.

Em uma pesquisa no site da fox News foi Ron Paul que venceu. Ele tem uma base mais sólida de eleitores do que os outros.

Tim Pawlenty, que chegou como o favorito entre os debatedores, não foi atacado pelos concorrentes, mas também não se destacou.

Se eu fosse votar, eu estaria com Santorum, ele respondeu muito bem às questões, mostrou força e mostrou o valor da base moral de uma sociedade. Acho que Ron Paul, apesar da base sólida de eleitores,  nunca conseguirá ser candidato pois tem uma posição muito isolacionista em política externa, quer que os Estados Unidos deixem o Afeganistão, o Paquistão, etc., para resolver seus problemas internos. Ele vai longe demais nisso.

Vejamos dois dos melhores momentos do debate (se quiserem ver outros vídeos cliquem aqui). O primeiro é de Rick Santorum e o outro é de Herman Cain abaixo.

No primeiro, uma jornalista diz que o colega de partido de Santorum, Mitch Daniels, disse que antes de discutirmos questões morais, deve-se resolver problemas fiscais. Vejam a brilhante resposta de Santorum (traduzo o básico de sua resposta abaixo em azul, em seguida):


Resposta de Santorum - "Qualquer um que sugira que deva haver uma trégua nas questões morais para que se resolva questões fiscais não entende o que é os Estados Unidos. A Declaração de Independência dos Estados Unidos diz que os direitos alienáveis que temos vêem de Deus. Os direitos de liberdade e de busca pela felicidade só é possível com a força da família e com o respeito pela vida humana. Os Estados Unidos chegaram ao topo do mundo com esses direitos, se nós abandonamos o respeito a dignidade humana, abandonamos o que formou os Estados Unidos."

No vídeo de Herman Cain abaixo, o jornalista pergunta por que Cain acha que ele pode vencer a nomeação para candidato já que ele não tem nenhuma experiência política. Ele diz que está orgulhoso de não fazer parte da atual classe política, apontando para a bagunça econômica em que o país se encontra:


Resposta de Cain - "Por duas razões. Primeiro, o povo americano elegerá não aquele tem mais dinheiro, nem aquele que tem experiência, mas aquele que mostra liderança. Eu estou orgulhoso de nunca ter tido experiência antes, porque veja o que as pessoas que foram eleitas por terem experiência estão fazendo com o país. Nós temos uma bagunça, precisamos de pessoas que consigam estabelecer as prioridades e se cercar de ótimos assessores, a atual administração é uma das piores da história. Precisamos de soluções de senso comum".

2 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa aprovar.

É complicado ler: Ron Paul está no 11o mandato como deputado. Seria melhor, Ron Paul está no 11ª (Alt Gr [) mandato como deputado. Eu tinha pensando, até colar aqui, que ele estava no mandato de nº 110.

E, Para a Fox News, foi Rick Santorum quem (vendeu) o debate. E Gary .

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado pelas suas correções. Ótimo.

Abraço,
Pedro Erik