Temos um ministro da educação que não sabe o que é trivium ou quadrivium, nem sabe explicar a diferença entre Piaget e Paulo Freire?
Ele deveria saber, mas isso não nos impede de aprender. Como disse José Moni Nasser na Introdução do livro Trivium: "a educação prospera quando é procurada livremente".
Existem inúmeras personalidades que não gostavam da educação que é ensinada hoje em dia como Einstein, Woody Allen, Oscar Wilde, Churchill e Chesterton.
Por outro lado, a educação nas escolas pode ser bem melhor sim. Se elas adotarem os livros certos.
Hoje em dia tem-se a noção de que qualquer leitura é boa, isso é um pensamento estúpido da modernidade. Temos que ler os livros certos. Para entendermos quais são os livros certos, temos, no entanto, de termos a moral certa.
A Igreja Católica possui experiência milenar em educação. Para mim, a formação educacional católica é um ensino em busca Verdade, ensina ferramentas que nos proporcionam aprender desde teologia até astronomia, na direção do que é Verdade e Belo. Esse método de ensino não foi superado pelo ensino moderno do "construtivismo" ou "humanismo".
Para conhecer, o método católico há bons livros disponíveis em português, como os livros de Ruy Afonso da Costa Nunes, disponíveis na editora Vide Editorial, o Trivium da Irmã Miriam Joseph e também o Quadrivium, ambos da É Realizações.
Já há escolas disponíveis que conhecem e procuram respeitar o método do ensino católico tradicional.
Li hoje, o que Chesterton pensava sobre educação no site do National Catholic Register, e lá se indica escolas que ensinam os "padrões eternos" que recomendava Chesterton.
6 comentários:
Tudo isso explica o vazio e decadência em que se tornou a Santa Igreja. Creio que o estado brasileiro não tem a menor capacidade e condição de dar educação. Basta olhar para os políticos (esquerda ou direita) que logo se vê o abismo neles. Serão necessários muitos e muitos anos, até que uma boa parte de nossa sociedade opte por buscar a alta educação. O problema é que há uma gigantesca massa de idiotas à frente das escolas, seja pública ou particular. Pra piorar, as escolas ditas católicas estão mais perdidas que tudo.
Concordo plenamente, meu amigo.
Será preciso muitos anos para que se busque a verdadeira educação.
Abraço
devemos começar já. "Pequenas coisas são causa de grandes coisas. Tanto no mal como no Bem começa-se do pouco". Um talento basta! Cada um deve partir para o seu combate de "Empel".
Se o Bolsonaro acha que botar um "olavete" no Mec vai resolver algo, lamento dizer que só vai fazer o esquerdismo avançar ainda mais. Eu sugiro que nem o MEC era para existir, e que universidade nao é para formar mao de obra, mas se querem continuar no erro á direita.....
Verdade, Maria. Cada um pegue suas armas.
Boa análise.
Abraço
Postar um comentário