terça-feira, 31 de julho de 2012

Como se mede a Temperatura do Clima? Primeiro, vejam onde põem o medidor.

-

Neste mundo de extenso debate sobre mudança climática, deve-se ter muito cuidado onde se põe o medidor do clima. É o que mostra um paper que está sendo amplamente discutido na internet antes mesmo da publicação. O paper são do autores Anthony Watts, Evan Jones, Stephen McIntyre e John Christy.

Estações de medições do clima não pode ser influenciadas pela aproximação com agentes que influenciam a medição, como o concreto, o asfalto, ar condicionados, ou próximos de aeroportos.

Watts et al utilizaram uma nova metodologia para olhar a implantação da estação de medição do clima, iniciada por Michel Leroy da METEOFrance em 2010, no paper Leroy (2010). A metodologia foi aprovada pela Comissão da Organização Meteorológica Mundial (WMO) da ONU.

Leroy (2010) acrescenta um simples mas eficaz métrica. Em inglês o nome dessa métrica é dada pela razão surface area of the heat sinks/sources within the thermometer viewshed to quantify the total heat dissipation effect (superfície dos dissipadores de calor / fontes dentro do termômetro para quantificar o efeito total de dissipação de calor).
 

Usando o sistema de avaliação de Leroy,  Watts et al (2012) estuda vários aspectos relacionados a rede de controle de clima dos Estados Unidos (USHCN) e conclui que problemas de localização das estações de medição e ajustes nas medições levaram a uma duplicação espúria das tendências de temperatura no período de 30 anos de dados abrangidos pelo estudo de 1979-2008. Isto é, os Estados Unidos dobram a temperatura medida por causa de problemas em suas estações de medição do clima e por causa de ajustes feitos pela agência do governo awericano que observa o clima (NOAA). 

No gráfico acima, se mostra a temperatura de estações de medição que estão localizadas de maneira correta, que mostram aumento de 0,155º C por década nos Estados Unidos, enquanto as que não estão feitas corretamente mostram aumento de 0,248º C por década. A NOAA faz ajustes que levam a divulgação de 0,309º C por década. 

O jornalista James Delingpole, do jorna The Telegraph, discute o achado de Watts et al. E lanças suspeitas sobre a NOAA. 

Bom, os Estados Unidos é o país do mundo que possui mais e mais eficientes medidores do clima. Imagina o que acontece no resto do mundo.  

O assunto é complexo e eu não tenho competência para discutir clima, mas o paper de Watts et al é muito importante para manter a ciência viva, longe de certezas de ambientalistas extremistas.



segunda-feira, 30 de julho de 2012

Doação de Espermas e Óvulos. Doação???

-

A escritora Jacqueline Merrill comentou sobre o livro Sex Cells (Células do Sexo) da socióloga Rene Almeling no site do The New Atlantis. No livro, Rene tenta descobrir por que homens e mulheres "doam" espermas e óvulos para que outros casais tenham filhos que terão seus códigos genéticos.

Por que eu coloquei o verbo doar entre aspas? Porque a resposta básica para pergunta de Rene é dinheiro. Na verdade, as pessoas não doam, elas vendem espermas e óvulos. Ganham dinheiro com isso, para muitos vendedores (para usar a palavra correta) é o emprego que têm. Um dos entrevistados chega a dizer que faz isso para manter a renda e conseguir consumir o que deseja. O título do texto de Merrill é "Paid Parenthood" (poderia ser traduzido por "Pagar para ter Filhos")

Na realidade, Jacqueline esclarece, Rene não explora muito isso, apesar de identificar que o principal ( e muitos vezes único) incentivo seja o dinheiro. Ela não explora a questão, perguntando aos entrevistados que dizem fazer isso para ajudar casais sem filhos, por exemplo, se eles fariam a mesma coisa e do mesmo jeito se não ganhassem dinheiro.

Um homem ao vender espermas pode ganhar até US$ 100 por venda, assim ele vendendo várias vezes no mês pode conseguir um bom dinheiro. A retirada de óvulo feminino envolve muito mais riscos para a mulher, pode até provocar a morte (é uma cirurgia). E por isso, a mulher recebe pela cirurgia e não se exige qualidade do óvulo, ao contrário do homem, que é obrigado a controlar seus atos sexuais para manter a qualidade do esperma. A mulher pode receber mais de US$ 5 mil pela venda dos óvulos.

Além da alteração da realidade ao se usar a palavra doação, quando na verdade se vende, há outras. As vendedoras de óvulos não são chamadas de mães (genéticas), mas sim egg donors (doadoras de óvulos). Os óvulos são chamados de "presentes" (gifts) e não de óvulos.

A Rene reconhece que na verdade "se está vendendo uma família", a alteração da linguagem serve para reduzir o impacto do ato.

Ao contrário das mães, Rene diz que os homens se sentem felizes em saber que serão pais de muitos por aí que não saberão quem são seus verdadeiros pais genéticos. A maternidade parece ter um impacto bem maior nas mulheres, por isso elas evitam o rótulo de mães.Talvez o efeito do dinheiro recebido também pode explicar. O homem recebe bem menos, por isso não veja tanta significância no ato.

Apesar da rapidez do ato e das palavras usadas, Rene mostra que tanto homem como mulheres reconhecem que o dinheiro que ganham com as vendas, é um dinheiro diferente, especial, psicologicamente complexo. E quando perguntados sobre seus filhos andando por aí, isto os altera e os move. Isto é, eles sabem que há um problema ético sério envolvido.

Além de não explorar a questão financeira das vendas de material genético, Rene também não investiga o efeito nas partes mais frágeis: as crianças sem pais genéticos.

Mas realmente, como Merrill diz, o livro de Rene deve valer a pena para analisar a questão inicialmente.


(Agradeço o texto de Merril ao site new Advent)

domingo, 29 de julho de 2012

Os Grupos Terroristas Islâmicos em Combate na Síria

-


Ontem, foi anunciado que um líder do grupo terrorista Exército do Islã (Jaish al Islam) foi morto na Síria em combate com as forças do governo na cidade de Aleppo. O nome do terrorista era Nidal al 'Ashi, também conhecido como Abu Hureira al Maqdisi e Abu Omar al Shami. O próprio grupo terrorista anunciou a morte e disse que foi na Síria.

O Exército do Islã é um grupo terrorista da Palestina, ligado a al- Qaeda. A morte de um líder do grupo mostrou como está a inflitração de grupos dentro da Síria.

O site do The Long War Journal descreveu os grupos terroristas que já foram vistos atacando o governo dentro da Síria:

1) Al Qaeda no Iraque que tem uma longa presençana Síria, inclusive com o apoio do regime de Assad. O grupo terrorista usa a Síria para recrutar combatentes, inclusive estrangeiros.

2) A Frente Al Nusrah que reivindicou o crédito por ataques suicidas e emboscadas contra o governo. Nusrah tem sido muito ativo na Síria e é ligado à Al Qaeda.

3) As Brigadas Abdullah Azzam que têm presença em todo o Oriente Médio, incluindo Síria, e foi formada a pedido da Al Qaeda no Iraque. O grupo deve apoiar a revolta contra o regime de Assad.

4) A Brigada do Martírio Al Bara Ibn Malik, que é nomeado após um suicídio por celular, aderiu à al Qaeda no Iraque em 2005, e disse que está preparado para fazer ataques suicidas contra governo sírio.


5) O Liwa al-Islam, ou Brigada do Islã, assumiu o crédito pelo o ataque que matou os dois altos funcionários de defesa sírios. O grupo Exército da Síria Livre também reividicou para si o crédito peloo ataque, e ambos os grupos disseram foi realizado por uma bomba detonada remotamente. Mas, para o governo, foi uma ataque suicida.

6) A Brigada Omar al Farouq, que tem nome relacionado a um líder da al Qaeda, pediu que os muçulmanos lutassem juntos contra o governo sírio. 


Depois muitos no ocidente falam em apoiar a resistência contra o governo sírio, fornecendo armas. Para entregar o governo para quem? Grupos formados por amor a Bin Laden? Fornecendo armas para al Qaeda?


(Agradeço a indicação do The Long War Journal ao site Weasel Zippers)

sábado, 28 de julho de 2012

11 Mil km de Bicicleta em 20 Países - "Era uma vez uma Fé"

-


Dois amigos de infância, Gabriel de Lépinau e Charles Guilhamon, percorrem 11 mil km de bicicleta em 365 dias em 20 países, para quê? Para ver como 200 milhões de cristão perseguidos vivem, em países como a Síria, Iraque e Nepal. É o documentário francês "Il Était une Fois" (que poderia ser traduzido por Era uma vez uma Fé).




Vocês podem assisti-lo abaixo, ainda no original em francês. Há previsão para o documentário ser legendado em espanhol e inglês.




(Agradeço a indicação do documentário ao site Rome Reports)

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O Milagre dos Defeitos

-


Petra Anderson levou quatro tiros do idiota que invadiu um cinema na cidade de Aurora, no Colorado. Três tiros atingiram seu braço e um deles entrou pelo nariz e saiu pelo cérebro.

Mas Petra não morreu. Por quê? Porque ela nasceu com um defeito no cérebro.

De acordo com o neurocirurgião de Petra, o defeito é como "um canal de fluidos que atravessa seu crânio, como uma veia minúscula através de mármore, enrolando de frente para trás." A bala entrou em seu cérebro no ponto exato da falha e seguiu a rota do defeito como um ervilha através de um canudo. Milímetros em qualquer outra direcção, e a bala teria sido mortal.

Deus abençoou Petra com um defeito!! Acho que Ele faz isso para todos nós. 

Que Deus permita que Petra se recupere o mais rápido possível.

Dedico este post ao Nicolas


(Agradeço a indicação do assunto ao site Culture War Notes)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quem está dizendo a Verdade sobre o Islã? - Entrevista com Raymond Ibrahim.

-
 

Raymond Ibrahim é um especialista em Oriente Médio e islamismo, fala e lê árabe (o que é extremamente relevante), é um membro Shillman do Horowitz David Freedom Center e Membro Associado do Fórum Oriente Médio. Um autor amplamente publicado, mais conhecido pelo livro The Al Qaeda Reader (foto acima). Ele costuma dar palestras em universidades, na imprensa e em centros de inteligência dos Estados Unidos, além de já ter dado testemunho no congresso americano sobre o Islã. Ele também costuma escrever no blog do Gatestone Institute. 

Ontem, ele deu entrevista sobre o Islã, a principal pergunta é sobre a real natureza do Islã e dos muçulmanos terroristas. A entrevista é motivada por um relatório da Universidade do Arizona que defendeu que na verdade os terroristas só querem justiça social, eles não desejariam dominar o mundo. 

Eu mesmo li este relatório da Universidade do Arizona e encontrei vários problemas. O relatório coleta os versos citados por radicais islâmicos para concluir que eles se posicionam como vítima e querem apenas justiça social. Os problemas que encontrei foram: 1) os autores não dizem a fonte de cada verso do Alcorão citado, 2) não são claros sobre os períodos em que foram citados, 3) não dizem se foram se o discuros que citou o verso foi dirigido para o Ocidente ou para Muçulmanos (a abordagem muda completamente); e 4) Os autores também falham ao não reconhecer que o discurso de vítima está presente em todo regime totalitário.   

Que fez a entrevista foi Wolff Bachner. A entrevista completa está no site do The Inquisitr. Se você não consegue ler em inglês, cliquem aqui, que usa o Google Translator para traduzir a entrevista. O Google não faz uma tradução perfeita, mas realmente não tenho tempo para traduzir toda a entrevista para o blog. E fale muito a pena ler toda a entrevista.


(Agradeço a indicação da entrevista ao site Jihad Watch)

terça-feira, 24 de julho de 2012

A Gaffe de Obama que Pode lhe Custar a Eleição

-

Na semana passada, em um discurso de campanha, Obama resolveu novamente falar aumentar os impostos sobre os mais ricos. É a velha tática da luta de classes. Acontece que no meio do discurso ele se empolgou e começou a dizer que as pessoas não conseguem as coisas sozinhas e foi até o ponto de sugerir que os empreendores devem seu sucesso ao governo que fez pontes, estradas, etc. E soltou a seguinte frase como se estivesse falando com os empreededores: "You didn´t build that" (Você não contruiu isso), como se os empreededores devessem agradecer ao governo.

Isto foi uma catástrofe. Nada mais americano do que a idéia de que a América ama os empreendedores, aqueles que arriscam seu capital em um empreendimento de risco, procurando a inovação e o ganho econômico. Aqueles que ficam ricos ao fazerem isto são sempre saudados nos Estados Unidos, basta ver Bill Gates, Steven Jobs, Donald Trump, os irmãos McDonald, Henry Ford,...Foi assim que os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo.

Os Estados Unidos dependem economicamente destes empreendedores, especialmente daqueles que criam pequenas negócios.

Além disso, o governo tem dinheiro para fazer estradas e pontes exatamente por conta de impostos coletados sobre os empreendedores, pequenos e grandes.Os empreendedores não têm que agradecer ao governo e sim o contrário.

Obama viu que cometeu um erro ao renegar tantos pequenos empresários em um momento de alta na taxa de desemprego. E agora está tenta reverter o erro.

A reação do opositor Mitt Romney foi imediata, ele mesmo reconhecido empreededor norte-americano, filho de emprendedor. Romney deixou claro que empresários (pequenos e grandes) não devem nada ao governo. Mas o próprio povo norte-americano reagiu, e estão fazendo vídeos que dizem a Obama: "Sr. Presidente, Eu Construí isso".

Vejam o vídeo com este discurso de Obama, abaixo, a partir de 1 mimunto, ele começa a cometer a sua gaffe. Em seguida, vejam o vídeo que mostra como o povo americano está reagindo.






A eleição está muito acirrada, as pesqusas mostram empate técnico, mas certamente a grande força de Romney é sua experiência no mercado privado (que Obama não tem nenhuma). Obama só ajudou a levantar a campanha de Romney. Ele deve aproveitar isto ao máximo e se a economia americana se mantiver cambaleante até as eleições, aumenta-se as chances de derrota de Obama. Vamos ver.


(Agradeço o vídeo do povo americano ao site The American Catholic)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Diferença entre Esquerdistas e Conservadores.

-

O blog Vivificat me levou a um blog chamado Dover Beach, o autor deste blog gosta de colecionar frases. Entre elas, encontrei três de grandes autores: o poeta e pensador Peter Viereck, o estadista Edmund Burke e filósofo Soren Kierkegaard.

Acho que a gente pode dizer que elas respondem à mesma pergunta: Como pensa um conservador?

Na primeira frase, Viereck mostra qual é a diferença entre um esquerdista e um conservador. Com isso, podemos identificar claramente as pessoas. Na segunda, Burke mostra o que há de profundo no conservador, a idéia de que o que importa já foi definido por Deus. Na terceira, Kierkegaard mostra o perigo da suavização do Cristianismo. Ah, se nossos padres ouvissem Kierkegaard.
 
Traduzo-as abaixo em azul.

The liberal sees outer, removable institutions as the ultimate source of evil; sees man’s social task as creating a world in which evil will disappear. His tools for this task are progress and enlightenment. The conservative sees the inner unremovable nature of man as the ultimate source of evil; sees man’s social task as coming to terms with a world in which evil is perpetual and in which justice and compassion will both be perpetually necessary. His tools for this task are the maintenance of ethical restraints inside the individual and the maintenance of unbroken, continuous social patterns inside the given culture as a whole. Hence, the conservative distrusts direct democracy, unrestrained and unpatterned” ("O esquedista de fora, para ele as instituições removíveis são a fonte última do mal; acha que a tarefa social do homem deve ser a criação de um mundo em que o mal desaparecerá. Suas ferramentas para essa tarefa são o progresso e o iluminismo. O conservador vê a natureza interior irremovível do homem, como a fonte última do mal, acha que a tarefa social do homem deve ser chegar a um acordo com um mundo em que o mal é perpétuo e em que a justiça e a compaixão serão ambos perpetuamente necessários. As suas ferramentas para esta tarefa são a manutenção de sistemas de retenção éticos dentro do indivíduo e da manutenção de ininterruptos, contínuos padrões sociais dentro da cultura como um todo. Assim, o conservador desconfia da democracia direta desenfreada, e sem padrão ético")

Peter Viereck


We have made no discoveries, and we think that no discoveries are to be made, in morality; not many in the great principles of government, nor in the ideas of liberty, which were understood long before we were born, altogether as well as they will be after the grave has heaped its mould upon our presumption, and the silent tomb shall have imposed its law on our pert loquacity. (Nós não fizemos nenhuma descoberta, e pensamos que não há descoberta a ser feita, na moralidade, não muitas sobre os grandes princípios para governar, nem nas idéias de liberdade, que foram entendidas muito antes de nascermos, tudo isto também ficará após a sepultura ter seu molde empilhado sobre a nossa presunção, e a tumba silenciosa impuser sua lei sobre a nossa loquacidade disrespeitosa) 


Edmund Burke 


The human race in the course of time has taken the liberty of softening and softening Christianity until at last we have contrived to make it exactly the opposite of what it is in the New Testament. (A raça humana no decorrer do tempo, tomou a liberdade de amolecer e amolecer o Cristianismo, até que finalmente temos planejado fazer exatamente o oposto do que determina o Novo Testamento.)


Soren Kierkegaard


Genial, não é?, todas as três frases. E quem é o cara na imagem acima (quadro de Hans Holbein)? São Tomás More, o Patrono dos Políticos e Estadistas, grande exemplo de como princípios estão muito acima do ganho político.


domingo, 22 de julho de 2012

Heroína escondida em 30 Alcorãos

-

Uma mãe viajando com quatro filhos de Marrocos para Espanha foi presa carregando 10 quilos de heroína, boa parte escondida dentro de exemplares do Alcorão. A droga seria vendida na Espanha.

Por que isto é importante?

Ora, se a droga chegasse na Espanha, a polícia espanhola seria capaz de revistar livros do Alcorão ou seriam impedida pelo politicamente correto?

Se fossem ocidentais carregando drogas dentro do Alcorão, certamente seriam acusados de profanação do Alcorão. Isto deveria inflamar todo o mundo muçulmano, não é? Seríamos acusados de pervertidos e pediram respeito à "pura" religião islâmica. A consequência poderia ser até uma guerra.

Veremos alguma reação popular em Marrocos contra o uso do Alcorão para carregar drogas, mesmo sabendo que quem fazia isso era também muçulmano?

Em suma, o que importa é atacar os "infiéis", o que é feito pelos "fiéis" é justificado. E o pior é que o Ocidente é refém disto e aceita o fato.



(Agradeço a indicação do assunto ao site Jihad Watch)

sábado, 21 de julho de 2012

São Tomás de Aquino e os Pecados Sexuais

-

Este blog é dedicado a São Tomás de Aquino, desde o nome do blog ao símbolo (quadro de Santi di Tito), tudo que se refere ao Doutor Angélico me interessa. Ontem, eu li um excelente artigo do Dr. Howard Kainz, autor de livros importantes sobre direito natural, que trata de Aquino.

Ele relata a taxonomia (classificação) de São Tomás em relação aos pecados sexuais (luxúria).

São Tomás coloca em ordem os pecados sexuais, dos maiores aos mais leves. Como lembra o próprio Dr. Kainz, ao responder a um comentário, não há nada na Bíblia em que se faça uma taxonomia de pecados, mas o catolicismo não é só o que há na Bíblia, é também a tradição da Igreja e os ensinamentos dos doutores e santos.

Na taxonomia dos pecados sexuais de São Tomás (escrita na segunda parte do segundo volume da Summa Teológica), os piores pecados sexuais são os que são contrários à natureza humana, depois vem os pecados que apesar de usar a ordem natural do sexo, usam injustiça, violência ou são contrários a ordem de parentesco.

Vamos à lista, primeiro os pecados contrários a natureza humana (os piores pecados), dos piores para os mais leves.

1. Bestialidade, sexo com animais.
2. Homossexualismo.
3. Sexo com uso de métodos contraceptivos.
4. Masturbação. 

Agora, os pecados que usam a natureza humana;

5. Incesto.
6. Estupro.
7. Sexo com padres e freiras.
8. Adultério
9. Sedução.
10. Prostituição

Podemos nos perguntar, por exemplo, por que masturbação é pior do que o incesto, estupro e o adultério?

A explicação é de que a permissão da masturbação abre as portas da pornografia, sodomia e uso de métodos contraceptivos. Podemos negar isso?

E por que homossexualismo (consensual) é pior que incesto e estupro? Incesto e estupro pecam pelo uso da injustiça e violência, homossexualismo é pior por ser contrário à ordem divina da relação entre homem e mulher e não ser sexo que pode perpetuar a vida humana.

Leiam o interessante texto do Dr. Kainz, possivelmente ele responda outras perguntas sobre a taxonomia de Aquino.

Eu me coloco incapacitado para discutir com São Tomás.




(Agradeço a indicação do texto de Kainz ao site Pewsitter)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Crise Financeira, Protestantes e Católicos

-

É um assunto recorrente há muito tempo, a idéia de que os católicos são piores do que os protestantes em gerenciar seus países. Agora, durante a crise na Europa, em que Portugal, Espanha e Itália estão em crise financeira, novamente levanta-se as vozes com este pensamento.

Ed West do jornal The Telegraph falou sobre o tema ontem. Ele mostra que a Grécia, que é cristã ortodoxa, precisa ser incluída na lista dos países em crise e que  verdade a relação não é entre religião e crise financeira, ou religião e má administração de países, ou mesmo religião e nível de corrupção nos países. O que há é a relação entre cultura com estas coisas. Pois a Aústria (de maioria católica) se comporta de forma semelhante a Alemanha (de maioria protestante), Lituânia (católica) é semelhante à vizinha Letônia (protestante) e Polônia (católica) é melhor que a República Tcheca (protestante) em termos de corrupção.

Eu acrescentaria que este assunto é pura bobagem. Basta olhar o mapa acima. Os protestantes e católicos estão juntos nos mesmos países. Para comprovar que a culpa da crise financeira é dos católicos teríamos que observar se os católicos se comportam de forma diferente dos protestantes em cada país, além de definir quem é católico e quem é protestante. Isto é, há vários tipos de católicos e vários tipos de protestantes. Quantos são os católicos e protestantes que não seguem os preceitos de suas igrejas?

Além disso, teríamos que escolher as variáveis econômicas. O PIB não explica a a boa administração de um país.  O país mais rico do mundo, que é de maioria protestante, está em situação financeira, que em muitas variáveis (como a dívida pública per capita), está pior do que a Grécia. Os Estados Unidos também é muito pior do que muitos países católicos em nível de corrupção. Na Europa, a Alemanha também tem, em algumas variáveis econômicas importantes, números piores do que a Itália. A Espanha tem um dos menores níveis de endividamento de toda a Europa (68,5% do PIB), bem menor do que o da Alemanha (81,5%).

Finalmente, teríamos que observar o relacionamento entre os países no mundo globalizado. Algumas vezes este relacionamento é perverso para alguns. Recentemente, eu li um texto de  Ambrose Evans-Pritchard, falando como o relacionamento econômico Alemanha- Itália (ou Zona do Euro- Itália) tem sido perverso para a Itália.
  

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Psicóloga brasileira não pode ser Cristã?

-

O site Vaticano Insider divulgou ontem que uma psicóloga brasileira está sendo perseguida em seu site e em seu blog por se definir como psicóloga cristã (!). Quem a persegue é a própria associação de psicologia.

Impressionante a perseguição aos cristãos.

O site so Vaticano acabou errando o nome da psicóloga, chamando-a de Maria Lobo, quando na verdade ela se chama Marisa Lobo.

Eu, infelizmente, não conhecia a Dra. Marisa, coloquei seu nome no Google e vi o ódio de sites defensores de gays.

Bom, quero dizer que se este for o caso, ódio dos homossexuais, que a Dra. Marisa não está só entre os psicólogos, ela está, inclusive, do lado da ciência moderna sobre homossexualismo.

Dra. Marisa, mande seus colegas estudarem um pouco mais e deixarem o politicamente correto.

Eu já falei sobre o tema várias vezes aqui no meu blog, como no texto do psicólogo Stanton Jones. E também já falei sobre o que pensa a Igreja, na voz do padre espanhol Juan Antonio Plá.

Força Marisa, que Deus esteja com você!

Cliquem aqui para acessar o blog da Dra.Marisa.


(Agradeço a indicação do assunto ao site PewSitter).

quarta-feira, 18 de julho de 2012

As relações do HSBC com Terrorismo, Máfia e Drogas.

-

 


O site Business Insider revela hoje uma investigação do senado dos Estados Unidos sobre o HSBC, mostrando o relacionamento do banco com financiamento ao terrorismo, às máfias internacionais, ao tráfico de drogas.No caso do terrorismo, o banco tem histórico de participar do financiamento do Hamas e da Al Qaeda.

A investigação do senado americano pode ser lida, clicando aqui ou  aqui.

O senado americano diz que encontrou as seguintes vulnerabilidade no HSBC:

• Fornecimento de contas de correspondentes norte-americanos para os afiliados do HSBC de alto risco sem a realização da devida análise, incluindo uma filial mexicana com controles não confiáveis de lavagem de dinheiro;
 

•Não evitou conduta enganosa por parte de filiais do HSBC para contornar um dispositivo de rastreio que  bloqueia transações de terroristas, chefões do tráfico e de nações párias como o Irã;

• Fornecimento de contas bancárias para bancos estrangeiros com ligações com o financiamento ao terrorismo;


• Lavar milhões de dólares em cheques de viagem em dólares, apesar de circunstâncias suspeitas, e


• Fornecimento de contas suspeitas que facilitam atividades escusas.


Para ficar em apenas um caso, vou destacar o relacionamento com um banco da Árabia Saudita que financia a rede terrorista al Qaeda. Diz a subcomissão do senado que estuda co caso:

Uma terceira questão envolve o fato de que o HSBC atuar em regiões do mundo com desafios significativos de terrorismo, ao mesmo tempo demonstrando uma vontade preocupante de fazer negócios com os bancos que têm links para o financiamento do terrorismo. Um exemplo envolve Al Rajhi Bank, o maior banco privado na Arábia Saudita. Após o ataque 9/11 terrorista aos Estados Unidos, surgiram evidências de que o fundador do banco era um benfeitor financeiro da al Qaeda e este fundado fornecia contas para clientes suspeitos. 

Em 2005, o Grupo HSBC disse aos seus filiados para cortar os laços com o banco, mas fez uma exceção para o HSBC no Oriente Médio. Quatro meses depois, sem explicar o motivo, o Grupo HSBC voltou atrás e disse todas as suas filiais poderia decidir fazer negócios com o Al Rajhi Bank.  Em 2006, depois de Al Rajhi ameaçar retirar todos os seus negócios com o  HSBC, se a filial americana do HSBC não restabelecesse negócios, o HSBC cedeu Ao longo dos próximos quatro anos, o HSBC dos Estados Unidos forneceu quase US$ 1 bilhão ao Al Rajhi, parando apenas quando o HSBC fez uma decisão global de deixar a negociação de notas bancárias de forma geral, não apenas com o Al Rajhi.

 O site Businesss Insider descreve o relacionamento do banco Al Rajhi com o terrorismo.

O executivo do HSBC, David Bagley, renunciou após o relatório do senado. 

O jornal inglês The Telegraph repercute o caso e chama atenção para o envolvimento de um padre da Igreja Anglicana que foi chefe executivo do HSBC e até escreveu um livro sobre a moralidade das finanças, Lord Green.  

Obviamente, como o relatório deixa claro, o HSBC não é o único caso de facilitar e financiar o terrorismo, o tráfico de drogas e as máfias no mundo. Basicamente, as organizações criminosas mexem com muito dinheiro, muitas vezes financiadas pelos próprios estados, na ânsia do lucro qual banco no mundo recusa a participação no esquema?


(Agradeço a indicação do assunto ao site Jihad Watch)

terça-feira, 17 de julho de 2012

Suri, filha de Tom Cruise, de Cientologia para Catolicismo

-


Katie Holmes, livre da dominação do ex-marido Tom Cruise, decidiu matricular sua filha em um colégio católico. É o que diz o jornal London Evening Standard.

O jornal diz que Katie Holmes matriculou sua filha de seis anos na escola Sacrado Coração de Nova Iorque (New York's Convent of the Sacred Heart School).

Diz ainda que Katie está muito satisfeita em colocar sua filha em uma educação católica, ao invés da educação na Cientologia, que Tom Cruise desejava. Suri vai ter educação em sala de aula pela primeira vez, antes ela tinha aulas em casa.

O jornal lembra que na mesma escola, estudaram Lady Gaga, Caroline Kennedy e Paris Hilton. Não é uma turma muito boa, poderiam ter escolhido referências melhores. 

O currículo no Sagrado Coração é rigoroso, os estudantes deve assistir à missa toda quinta-feira, e custa 38.000 dólares por ano.

 

Quando eu fui para Nova Iorque este ano, eu tive a sorte (ou azar) de ficar hospedado em um hotel vizinho a um local da Cientologia (Rua 42), e bati a foto acima em que manfestantes levam cartazes para frente do prédio acusando a Cientologia de fraude.

Cientologia é, vamos dizer assim, uma doutrina que se tornou religião, que mistura auto-ajuda com ficção científica. Fundada pelo escritor de ficção científica, Lafayette Ronald Hubbard, a doutrina tem uma lógica de tentar retroceder mentalmente em milhões e milhões de anos, para supostamente conhecer que o ser humano foi colocado na Terra por extraterrestres.

Katie Holmes conheceu de perto os adeptos da seita e pelo o que parece não gostou nada para onde eles estavam encaminhando sua filha.

Que Deus abençoe Suri, e que ela seja uma pessoa bem melhor do que a Lady Gaga e Paris Hilton.



(Agradeço a informação ao site PewSitter)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cientistas Ambientalistas que Querem Dominar o Mundo.

-

O cientista alemão de climatologia Professor Hans-Joachim (John) Schellnhuber deu uma entrevista para o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung.  A entrevista mostrou mais uma vez o que muitos cientistas e ambientalistas têm na cabeça quando falam em mudar a economia global em favor do clima.

Além da entrevista me lembrar o desenho animado Pinky e Cérebro, encontrei uma foto de Schellnhuber que mostra semelhanças entre ele e o Cérebro (mesmo físicas). Cérebro sempre repetia: "hoje, vamos dominar o mundo".



Vejam qual é a lógica nas palavras de Schellnhuber:

"O papel da ciência do clima continua a ser colocar o problema sobre a mesa e identificar as opções de soluções adequadas. O papel da política é, então, mobilizar a vontade dos cidadãos com o objectivo de implementar as decisões que são baseadas em ciência. "

Isto é, um grupo de cientistas diz o que está ocorrendo e como deve ser feito para se resolver o problema. Eles dirão o que deve ser produzido, consumido ou implementado e mesmo qual deve ser o nível de desenvolimento, e os políticos, como os marketeiros, devem apenas convencer o povo.

Esqueçam a democracia em que o povo elege os seus representantes para resolver suas carências, o povo e os políticos devem apenas sancionar a decisão de um grupo de cientistas supostamente iluminados e isentos de qualquer influência demasiadamente humana (ganância, poder, orgulho...)

Além disso, do lado científico esqueçam o contraditório, a eterna dúvida científica que impulsiona o conhecimento. O grupo de cientistas fecharam a questão e nem olharão os custos de suas políticas.

Peter Heller mostrou porque a posição de Schellnhuber é ditatorial e porque irá falhar.  Heller diz que estrutura de poder de Schellnhuber irá falhar porque "any time someone attempts to use legislation to override the principles of economic processes, biological factors and technical innovation, they fail." (sempre que alguém tenta usar leis que são contrárias ao processo econômico, ao desenvolvimento biológico ou às inovações tecnológicas, ela falhará).

Eu acrescentaria o fator religioso, sempre que alguém tenta implementar leis contrárias às leis divinas trará apenas destruição. Se a política climática é contrária à vida humana, ela irá ser combatida e eventualmente revertida.

Além disso, como diz o livro Imitação de Cristo de Thomas a´Kempis, nunca devemos confiar totalmente nos homens (cientistas ou não)  para nos dizer o que é certo. O ser humano é muito facilmente dominado pela ganância e pelo orgulho, precisamos de Deus.


(Agradeço a indicação da entrevista ao site Watts Up with That)

domingo, 15 de julho de 2012

Cerveja e Teologia

-

Eu gosto muito de cerveja, especialmente das ales (mais avermelhadas) e trapistes, sem falar na Guiness. Deus olhou tudo que fez e disse que era tudo bom (Gênesis 1:31), a gente só não pode abusar de nada, tudo pode nos destruir se a gente abusar. Como mostro no post abaixo, o demônio por vezes só precisa de um pequeno abuso de nossa parte. Devemos tomar muito cuidado.

Mas não é que ontem eu li um blog de um estudante de teologia e escritor americano que também adora cerveja e fez uma analogia entre teólogos e as cervejas que ele gosta. Ficou bem legal. A idéia é: se os teólogos fossem cerveja, o que eles seriam?

O blog se chama Ascending Mount Carmel e o dono do blog se chama Jason L.

O relacionamento teólogo-cerveja é escrito em duas partes: para a primeira cliquem aqui e para a segunda cliquem aqui.

Só para dar uma idéia, São Tomás de Aquino é relacionado com a Guiness, que o autor ( e eu também) considera uma das melhores (se não a melhor) cerveja do mundo.

Jason explica:  "desde que Guinness é a maior cerveja em todo o mundo e é inquestionável em campeonato de sabor ortodoxo, ela justamente se destaca como representante do Doutor por excelência da Igreja Católica. É o Doctor Angelicus cerveja do mundo - como o próprio Tomás de Aquino, é imponente e ainda simples, complexo e ainda infinitamente acessível. O gosto de Guinness é perfeitamente equilibrado, razoável e delicioso além da razão, mas a verdadeira substância da bebida em si também é mais nutritivo para a saúde. E, portanto, vemos também as mesmas propriedades em Tomás de Aquino - o Doutor do senso comum que tomou verdade onde ele a encontrou, que construiu uma catedral de sabor teológico que ainda é incomparável na sua pureza e da razoabilidade, e aquele que é para ser estudado e meditado sempre pela própria Igreja."
 
Muito bom.


sábado, 14 de julho de 2012

Os Disfarces do Diabo

-

O Monsenhor Charles Pope de Washington fez um excelente texto sobre os disfarces do demônio, e na oportunidade ele divulgou um vídeo bem interessante chamado "I am Sin" (Eu sou o Pecado) que fala desses disfarces. Acabei encontrando o vídeo com legenda em português.

Acho muito importante este tipo de assunto, especialmente para nós católicos latino-americanos. Uma grande parte de nós tende a achar que Deus é apenas amor, que tudo é amor, não há regras, basta amar. Talvez por conta da desgraça que é a influência da teologia da libertação, tendemos a achar que a hierarquia católica é ruim, e que basta amar a Deus que iremos para céu. Em poucas palavras, nós católicos latino-americanos abrimos a porta para o demônio. No Brasil, os padres católicos não falam em satanás, eles figem que o diabo não existe, esquecem que ele usa todos os disfarces e está mesmo dentro da Igreja.

Vejam o vídeo "I am Sin", com legendas em português.



A foto que dá início a este post é a do demônio do filme Paixão de Cristo, que também está no blog do Monsenhor Pope, aqui coloco um vídeo com as partes em que o diabo aparece no maravilhoso filme de Mel Gibson.





(Agradeço a indicação do texo do Msr. Charles Pope ao site Vivificat)

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Preparar para Olimpíadas ou para Guerra?

-

Se vocês olharem as fotos da preparação da segurança dos jogos olímpicos de Londres, vocês poderão pensar que o país se prepara para uma invasão militar, que os aviões nazistas continuam atacando Londres. Vejam algumas fotos abaixo que tirei do Jornal The Telegraph.

Há preparação de anti-mísseis (!) em pontos estratégicos e posicionamento de militares em diversos pontos de vigilância.



O jornalista Iain Martin reclamou ontem das cercas eletrificadas nos parques londrinos e da presença maciça de militares que impedem a diversão dos cidadãos.

Os jornais, como o Financial Times,  falam do medo das pessoas pois a empresa privada contratada para a segurança dos jogos (contrato de 248 milhões de libras, aproximadamente R$ 780 milhões) divulgou que não conseguiu arregimentar o número prometido de seguranças e assim o exército terá que entrar em campo de forma ainda mais extensiva.

Será que os ingleses estão exagerando na segurança? Não , não estão.

Recentemente, 14 terroristas suspeitos foram presos acusados de monitorar o local das olimpíadas para colocar explosivos, um plano da organização terrorista al-Qaeda que pretendia colocar uma bomba no avião da delegação americana para Londres foi descoberto e um terrorista morto escondia um plano para atacar vários pontos de Londres onde ele acreditava que eram habitados por judeus.

E aí? Vejam as fotos do jornal The Telegraph e se assustem com o aparato militar. A última coisa que os ingleses querem é um Munique 72, um 9/11 ou um 7/7. 

E o Rio de Janeiro, próxima cidade a sediar as olimpíadas, vai construir este mesmo aparato? Temos dinheiro, experiência e medo suficiente de um Munique 72, um 9/11 ou 7/7?

Se eu fosse do exército brasileiro, eu já começaria a pedir dinheiro e mostraria as fotos da preparação de Londres.




quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aquecimento Global era no Império Romano e na Idade Média

-


Parece que a idéia de que o mundo vive um aquecimento global nunca visto foi explodida mais uma vez. Só não morre por conta do forte lobby ambientalista e por causa da ignorância.

Pesquisa da Universidade Johannes Gutenberg da Alemanha, divulgada pelo jornal inglês Daily Mail de ontem, mostra agora que o mundo era mais quente durante o Império Romano e a Idade Média.

A pesquisa aponta uma tendência de esfriamento de 2 mil anos (gráfico acima) e os autores argumentam que os resultados sugerem que a reconstrução do clima em grande escala apresentada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU (que defende aquecimento global) provavelmente subestima a tendência de resfriamento a longo prazo nos  milênios passados. Durante este período, na época romana e na Idade Média as temperaturas do mundo eram mais elevadas do que hoje.

Bom, antes e durante o Império Romano e na Idade Média, carbono, só aquele gerado pela agricultura e pecuária.

A pesquisa pode ser acessada clicando aqui.

Aqui vai a tradução do texto do jornal Daily Mail que fala da pesquisa, em azul.

Como é que os romanos cultivaram uvas no norte da Inglaterra? Talvez porque era mais quente do que pensávamos. 

Um estudo sugere que a Grã-Bretanha de há 2.000 anos experimentou um longo período de verões mais quentes do que hoje. 

Pesquisadores alemães usaram dados de anéis de árvores - um indicador chave do clima do passado - para dizer que o mundo estava em esfriamento por um período de 2 mil anos até o aquecimento global do século XX.

Este esfriamento foi pontuado por um par de momentos de aquecimento.

Estes são o Período Quente Medieval, que é bem conhecido, mas também um período que estimulava o uso da toga romana, pois as temperaturas eram aparentemente C grau mais quente do que agora.
Eles dizem que um período muito quente durante os 21-50AD tem sido subestimado por cientistas do clima.

O autor Professor Dr. Jan Esper da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, disse: "Descobrimos que as estimativas anteriores de temperaturas históricas durante a época romana e da Idade Média foi muito baixa.

"Este valor foi calculado pode não parecer particularmente significativo, no entanto, não é insignificante quando comparado com o aquecimento global, que até agora tem sido inferior a 1°C."

Em geral, os cientistas encontraram um resfriamento lento de 0.6C por 2.000 anos, o que eles atribuem às mudanças na órbita da Terra, o que levou-o longe do sol. 

O estudo foi publicado na Nature Climate Change. 

Ele se baseia em medições que remontam a 138BC. 

A descoberta pode forçar os cientistas a repensar as teorias atuais sobre o impacto do aquecimento global. 

O grupo do professor Esper no Instituto de Geografia da Universidade Johannes Gutenberg utilizaram medidas de anéis de árvores de árvores sub-fósseis de pinheiros originários da Lapónia finlandesa para produzir uma reconstrução que remonta a 138 aC. 

Ao fazê-lo, os pesquisadores conseguiram pela primeira vez precisamente demonstrar que a tendência de longo prazo ao longo dos últimos dois milênios tem sido no sentido de arrefecimento climático.

O professor Esper disse: "Essas descobertas também são significativas no que diz respeito à política climática, como eles vão influenciar a forma como as mudanças climáticas de hoje são vistas no contexto dos históricos períodos mais quentes." 

Os anéis de crescimento anuais de árvores são as testemunhas mais importantes ao longo dos últimos 1.000 a 2.000 anos, eles indicam como quentes e frias condições climáticas passadas eram. 

Pesquisadores da Alemanha, Finlândia, Escócia e Suíça examinaram as densidades dos perfis de anéis de árvores.




No ambiente frio da Lapónia finlandesa, árvores, muitas vezes entrar em colapso em um dos numerosos lagos, onde permanecem bem conservados por milhares de anos.
 

As medidas de densidade estão intimamente relacionada com as temperaturas de verão nesta área na borda da taiga nórdica, os pesquisadores foram, portanto, capaz de criar uma reconstrução da temperatura de qualidade sem precedentes.

A reconstrução fornece uma representação de alta resolução de padrões de temperatura nos períodos quentes romano e medieval, mas também mostra as fases frias que ocorreram durante o período de migração e mais tarde Pequena Idade do Gelo.

Para além das fases fria e quente, a curva de novo clima também exibe um fenômeno que não era esperado sob esta forma.


(Agradeço a pesquisa ao site Watts Up with That)