quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Catolicismo e o Centrão Político e Religioso


O que significa o tal do centrão, ou centrismo, ou centro-esquerda ou centro-direita na política e na religião? E como a Doutrina Católica trata o centrão?

Jeromy German escreveu um ótimo artigo mostrando o antagonismo que há entre ser de centro e ser católico. Ele menciona especialmente a encíclica Testem Benevolentiae Nostrae de 1899 do Papa Leão XIII.

Na época de Leão XII o centrismo, basicamente um centrismo ético, era  relacionado à heresia chamada "americanismo", que reduzia as doutrinas religiosas em favor do ecumenismo, mostrando desprezo por dogmas religiosos e atos religiosos como abstinência e o jejum. A heresia considera que existiria uma "religião natural" que todos os humanos deveriam seguir. Isso lembra muito o tal "humanismo" defendido pro instituições internacionais hoje em dia e que está presente até em lemas de colégios católicos. A Igreja Católica deveria, segundo os humanistas, abandonar todas suas doutrinas que não condizem com os tempos modernos do humanismo. Humanismo é heresia.

German vai dizer que a inspiração filosófica disso seriam os filósofos gregos da antiguidade. Mas só se for a inspiração de quem não os leu. Pois eles eram muito nacionalistas, racistas (vide Platão), anti-feministas e apoiadores da escravidão (vide Aristóteles). E exigiam que a população seguissem as doutrinas das divindades locais (ver a morte de Sócrates ou o livro Leis de Platão).

German definiu bem o centrismo. Centrismo é a exaltação do meio imundo.

German está observando a política norte-americana, onde, felizmente para eles, ainda tem um partido que minimamente é contra o aborto e o casamento gay e a favor da família tradicional e do cristianismo. No Brasil, ou na Europa, o centrismo domina tudo. O primeiro post que fiz para este blog em 2010, foi justamente mostrando o centrismo no Reino Unido, em que o partido chamado conservador se unia aos radicais de esquerda para montar um governo. No Reino Unido, os partidos políticos são como no Brasil, todos iguais.

Vou traduzir aqui o artigo de German, que foi publicado originalmente na Crisis Magazine.

A falácia do centrismo e a heresia do americanismo

O cristianismo é o inimigo do centrismo, que se tornou o falso deus das repúblicas democráticas em todos os lugares.

por Jerome German

O debate está prestes a começar. O moderador pega o microfone e começa a preparar a audiência televisiva para o evento: “De um lado do palco logo teremos a presença de Jesus Cristo e, do outro, Satanás. Este será claramente um debate divisivo. É lamentável que nenhum dos partidos políticos tenha conseguido encontrar um candidato mais de centro”.

Esse resumo irônico da realidade política é um exagero óbvio e, no entanto, levanta uma questão que somente a consideração dos extremos pode levantar.

A promoção do centrismo como o zênite político é apenas uma fraude. Os objetivos políticos de quase ninguém são tão mundanos. Ainda assim, há muitos que desejam que apenas certos males sejam aceitos - para ter suas consciências aplacadas por seus pecados favoritos.

Sim, Cristo é politicamente sufocante para todos, menos para os perfeitos, e o cristianismo é o inimigo do centrismo, que se tornou o falso deus das repúblicas democráticas em todos os lugares.

Em sua encíclica Testem Benevolentiae Nostrae (1899), o Papa Leão XIII tratou do que veio a ser conhecido em alguns círculos como “a heresia do americanismo”. Os principais elementos da chamada heresia são o prodígio reducionismo religioso em prol do ecumenismo; especificamente,

  • a suposição de que é hora de deixar de lado as virtudes “passivas” – abstinência, resistência e auto-abandono
  • a redução da ênfase na vida espiritual - oração, jejum, contemplação, mortificação, intersessão
  • a adoção das virtudes “ativas”; pois, claramente, o que é mais necessário nos tempos modernos é o trabalho social.

Nas palavras do Papa Leão,

"Essa superestima da virtude natural encontra um método de expressão na suposição de dividir todas as virtudes em ativas e passivas, e alega-se que, enquanto as virtudes passivas encontraram um lugar melhor em tempos passados, nossa época deve ser caracterizada pelo ativo. Que tal divisão e distinção não podem ser mantidas é patente - pois não há, nem pode haver, virtude meramente passiva. “A virtude”, diz São Tomás de Aquino, “designa a perfeição de alguma faculdade, mas o fim de tal faculdade é um ato, e um ato de virtude nada mais é do que o bom uso do livre arbítrio”, agindo, isto é, digamos, sob a graça de Deus, se o ato for de virtude sobrenatural. "

O papa continua explicando o que vê como resultado de tal ênfase equivocada: a confiança em uma espécie de religião natural em vez das verdades da revelação – uma religião natural que foi percebida como um meio de superar as fissuras doutrinárias:

"O princípio subjacente a essas novas opiniões é que, a fim de atrair mais facilmente aqueles que dela divergem, a Igreja deve moldar seus ensinamentos mais de acordo com o espírito da época e relaxar um pouco de sua antiga severidade e fazer algumas concessões aos novos opiniões. Muitos pensam que essas concessões devem ser feitas não apenas em relação aos modos de vida, mas também em relação às doutrinas que pertencem ao depósito da fé. Eles afirmam que seria oportuno, a fim de ganhar aqueles que diferem de nós, omitir alguns pontos de seu ensinamento que são de menor importância e atenuar o significado que a Igreja sempre atribuiu a eles."

Qual é o significado disso para o centrismo político? O centrismo religioso e o centrismo político são amplamente indivisíveis porque ambos lidam com a justiça. O Papa Leão claramente pensava que o centrismo religioso levaria à consagração das chamadas virtudes ativas, que, sem a ajuda do Espírito forjada por uma espiritualidade bem arredondada, se tornariam a mera deificação do esforço humano natural.

As virtudes naturais, das quais ele falou, são aquelas observadas pelos grandes filósofos gregos e romanos: prudência, justiça, fortaleza e temperança - pois elas são conhecidas por nós através da lei natural. No entanto, a noção de que a lei natural brota da natureza e não envolve a obra do Espírito Santo é absurda e antibíblica – como se a natureza fosse sua própria autora.

A perfeição da virtude, natural ou não, é impossível sem a graça, e as supostas virtudes passivas são fontes da graça. O Papa Leão estava lutando contra o centrismo religioso em nome da verdade e, em última análise, em nome de nossa salvação. Os centristas religiosos operam exatamente como os centristas políticos: sempre buscando o extremo para que o meio imundo possa ser elevado a aceitável, talvez até louvável.

Quando despojamos a paisagem política – cívica ou religiosa – de seu sofisma centrista, tudo o que resta é concessão, uma palavra que quase ninguém teria a audácia de equiparar à bondade.

Em um sistema moralmente binário, isso, em última análise, só pode significar deixar o mal seguir seu caminho até certo ponto. Para isso, podemos sempre esperar que certos elementos políticos proponham coisas tão miseráveis ​​que nem mesmo eles ficariam felizes se as realizassem todas, estando tal realização além de seus objetivos iniciais.

O centrismo é reducionista, e o reducionismo é mau. Na esfera cívica, argumenta-se que pode haver momentos em que uma pequena concessão é o menor de dois males e pode ser moralmente aceitável por falta de capital político para realizar plenamente o bem – as exigências da justiça. Mas isso é bem diferente de ver o compromisso – o centrismo – como o objetivo de alguém: o padrão-ouro político.

Os políticos centristas declarados nunca têm qualquer brilho - nenhuma luz atrás dos olhos. Não pode haver concessão quando a vida e a liberdade estão em jogo, pois a vida e a liberdade não pertencem a ninguém, mas a Deus para dar ou receber.

Não pode haver dar e receber com o mal.

Georg Hegel (1770-1831) filosofou que a verdade é apenas o resultado de um exercício dialético, uma conversa social que envolve uma tese e uma antítese e sua eventual fusão em uma síntese – um mumbo jumbo sofisticado para um compromisso. Na mente de Hegel, esse centrismo filosófico é a fonte de toda a verdadeira sabedoria – a verdade sendo tudo o que está na moda atualmente.

Comecei a escrever isso na festa do Papa São João Paulo II, que em palavras faladas e no timbre de seus escritos condenou sistematicamente o sistema hegeliano.

Se você vive em uma sociedade em que os partidos políticos simplesmente têm abordagens diferentes para resolver problemas – para um fim justo – o centrismo pode realmente ter algum valor. Mas muitos dos valores dos partidos dominantes na política americana não são apenas diferentes, eles são fundamentalmente opostos.

Se um partido mostra desprezo pela família e o outro a consagra, onde está a posição centrista? Se um partido vê a vida humana como um bem absoluto e o outro como um bem relativo, onde está a posição centrista? Se um partido vê o objetivo principal do governo federal como o bem e a proteção dos Estados e, em última análise, do povo americano, e o outro o vê como um peão global, onde está a posição centrista? Se uma parte vê a liberdade de expressão e reunião como fundamental e a outra as vê como perigosas e que precisam de moderação vigilante ao ponto da censura…

Não havia nenhuma posição centrista – nenhum compromisso – que pudesse ser justificada no debate sobre a escravidão, e não há nenhuma no debate sobre o aborto; assim como não há nenhuma para a maioria das muitas coisas comumente e convenientemente rotuladas como “questões políticas”.

A ironia final é que o centrismo político na América não tem centro.

Não há um ponto de convergência — nenhum núcleo revigorante para o centrismo; é sem vida, vago, monótono. É, na melhor das hipóteses, um esgotamento; um deixar o mal chegar a um ponto.

Joe Biden fez campanha como centrista e o mundo bocejou. E, no entanto, ele recebeu votos. Que bando chato e morno nos tornamos. E observe que suas políticas são radicais por qualquer padrão. Eles são extremos - muito além dos objetivos de campanha declarados - para que ele possa esperar alcançar os males mundanos que buscou. Ele reconhece como o processo funciona.

A preocupação com a divisão na América nunca cessará enquanto certos elementos procurarem abastardar o sistema, danificando-o apenas o suficiente para se permitirem participar dos pecados de sua escolha com impunidade.

Atrás de todo ideólogo há um fingimento. Somente a verdade eterna é despretensiosa.

E no que diz respeito à Igreja e à nossa atual experiência sinodal, e aos temores de muitos em relação à direção que às vezes parece estar tomando – uma direção que se teme ser guiada mais pela política do que pelo Espírito, eu deixo a palavra ao Papa Leão:

"… em relação aos modos de vida, ela [a Igreja] está acostumada a ceder de tal maneira que, mantendo-se intacto o princípio divino da moral, ela nunca negligenciou acomodar-se ao caráter e ao gênio das nações que ela abraça.

Quem pode duvidar que ela agirá com esse mesmo espírito novamente se a salvação das almas assim o exigir? Nesta questão, a Igreja deve ser o juiz, não homens privados que muitas vezes são enganados pela aparência do que é certo. Nisso, todos os que desejam escapar da culpa de nosso predecessor, Pio VI, devem concordar. Ele condenou como prejudicial à Igreja e ao espírito de Deus que a guia a doutrina contida na proposição, “que a disciplina feita e aprovada pela Igreja deve ser submetida a exame, como se a Igreja pudesse enquadrar uma código de leis inútil ou mais pesado do que a liberdade humana pode suportar”.

Que esteja longe da mente de qualquer pessoa suprimir por qualquer motivo qualquer doutrina que tenha sido transmitida. Tal política tenderia a separar os católicos da Igreja  e não a atrair aqueles que divergem dela. Não há nada mais próximo do nosso coração do que fazer com que aqueles que estão separados do rebanho de Cristo retornem a ele, mas de nenhuma outra maneira senão a indicada por Cristo."

Claramente, uma janela para o presente sempre pode ser encontrada no passado.


Nenhum comentário: