quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estamos Trocando Cristãos por Dinheiro?

-

O padre Robert W. Finn (foto acima) escreveu um artigo no The Catholic Key que pergunta se a China está comprando o silêncio dos Estados Unidos na perseguição aos cristãos. Isto é, a diplomcia americana não ataca com veemência a afronta aos direitos humanos na China, especialmente na perseguição aos cristãos, porque depende financeiramente da China.

A perseguição aos cristãos ou a qualquer religião que esteja desligada do Estado chinês é fato reconhecido internacionalmente. A Igreja Católica tem sofrido bastante com isso, inclusive tendo bispos presos e ameaçados. A China só aceita o catolicismo se ele for ligado ao Patriotic Catholic Association (Associação Patriótica Católica), que o governo chinês controla. O país tem desafiado o Vaticano até nomeando bispos católicos sem o aval da Santa Sé. Outros ataques aos direitos humanos na China também são corriqueiros como mostrou a premiação ao nobel da paz de Liu Xiaobo no ano passado.

Nada mais revelador do argumento do padre Finn do que a foto abaixo de Dalai Lama saindo pelas portas dos fundos da Casa Branca, entre os lixos, depois de conversar com o Obama, porque Obama não queria melindrar os chineses.


Não é só nos Estados Unidos que estão vendendo cristãos. O mundo silencia para a morte de milhares de cristãos todo ano, especialmente no mundo islâmico. Quem irá se levantar para defendê-los? Deixariam os muçulmanos que ocorressem matanças de muçulmanos em terras estrangeiras?

Ontem, eu li que a Câmara Federal dos Estados Unidos aprovou a formação de um enviado especial para defesa da liberdade religiosa no Oriente Médio e na Ásia. Este enviado especial trabalharia dentro do Departamento do  Estado e faria recomendação para respostas a violações contra minorias religiosas. O projeto de lei é de autoria de Frank Wolf (foto abaixo), deputado da Virginia, que disse que a perseguição aos cristãos está alarmante no Afeganistão e no Paquistão, países em que os Estados Unidos têm investido muito dinheiro e vidas de seus soldados.O projeto de lei vai agora ao Senado e deve ser aprovado. Vamos ver o resultado disso.


Falando deste assunto, já consigo ouvir alguém dizendo: "Pedro, isto lembra as Cruzadas. O mundo deve fazer outra Cruzada?".


Eu responderia primeiro dizendo que o mundo, inicialmente, deve entender o que foram as Cruzadas. A mentalidade mais comum é que foi um ataque a terras muçulmanas. O que é uma estupidez. Antes de serem terras muçulmanas, as terras onde Maomé e seus sucessores atacaram eram terras cristãs.

Outro fato importante, é que as Cruzadas iniciaram com um pedido de ajuda do imperador Bizantino Alexos I, que superou toda a inimizade com o Ocidente para pedir ajuda depois de se ver isolado com o avanço do Islã. Além disso, deve-se  abandonar a idéia de que as cruzados foram apenas em busca de terra e roubo, que nada tinham de religiosos. Isto chega a ser uma estupidez ainda maior. As Cruzadas tiveram participação, inclusive pessoal, de vários reis e da população mais simples que iam em defesa das terras cristãs, especialmente da liberação de Jerusalém simplesmente para manter o cristianismo presente onde Cristo viveu.

Bom, vocês podem encontrar vários ótimos livros sobre Cruzadas atualmente. Apesar dos livros escolares continuarem dizendo muita mentira, se procurarem os especialistas no assunto vão conseguir ter uma boa noção. O que sei sobre isso é baseado em dois dos maiores especialistas Jonathan Riley-Smith e Thomas F. Madden.  Cliquem nos nomes deles para verem dois excelente livros.



Finalmente, gostaria de dizer que não se enganem com esta história de que o estado deve ser laico. Nenhum estado é laico, isto não é possível, como mostra a China, por exemplo. Ao procurar destruir todas as religiões, o estado não é laico, é também religioso. Se o Brasil derrubasse o Cristo Redentor não estaria sendo laico, mas perseguidor da fé. 

O Ocidente tem de defender seu legado cristão e também os cristãos, enquanto valorizar o dinheiro acima disso, significará não somente a morte de cristãos, mas do próprio Ocidente culturalmente. 


Atualizando post: A Câmara dos Estados Unidos aprovou também uma Resolução que exige que a Turquia devolva igrejas cristãs confiscadas.

(Devo a indicação do texto do padre Robert Finn ao blog Creative Minority Report e a informação sobre o projeto de lei nos Estados Unidos ao Blog Weasel Zippers).

Nenhum comentário: