quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Rémi Brague: "O Diabo do Mundo Não é o Diabo de Verdade"

O grande filósofo francês Rèmi Brague deu um entrevista recente. Eu considero Brague o maior filósofo vivo, apesar de eu achar que ele economiza palavras e me deixa a impressão que ele deveria dizer mais diante da lógica do argumento dele. Ele parece deixar um pouco mais do que a lógica a ser seguida, ele mesmo não completa o caminho de sua lógica. Falta a ele sair um pouco dos livros e olhar para o mundo em volta. Por vezes parece-me que ele se esconde atrás da filosofia. Em termos de filósofos, eu gosto mais do estilo Xenofonte (escreve e vai pra guerra), mas não temos xenofontes vivos hoje em dia. 

Qualquer livro de Brague é excepcional e por vezes para entender as respostas dele é preciso conhecer o argumento dele sobre a cultura europeia. 

Bom, para facilitar a leitura, saibam que Brague defende que a cultura europeia é fundamentada em culturas estrangeiras a ela: a cultura grega e a cultura judaica, enquanto outras culturas se assentam sobre seus próprios fundamentos.

Aqui vai a tradução da entrevista de Brague, disponibilizada em espanhol originalmente no site Omnes.

---

Rémi Brague: "A grande tentação é o desespero"

Entrevista com o humanista francês Rémi Brague (Paris, 1947), professor emérito de Filosofia na Sorbonne. Em novembro, ele falou no Congresso dos Católicos e da Vida Pública organizado pela Associação Católica de Propagandistas e o CEU. Na conversa com Omnes, falamos de filosofia, de oposição às línguas clássicas, de liberdade. Brague afirma de forma categórica e sorridente: “O mundo é bom, apesar de tudo”. Em sua opinião, "a grande tentação é a desesperança".

Tem sido uma conversa de meia hora, mas deixa uma marca. Como “discípulo distante de Sócrates” (professor Elio Gallego), o filósofo Rémi Brague “é capaz de dizer verdades como punhos como quem conta uma história antes de dormir, com sutileza e em voz baixa”, escreveu o professor José Pérez Adán.

“No programa do Congresso me apresentam como historiador, mas não é verdade porque sou um filósofo que lê obras de história e encontro uma interpretação do mundo moderno que é partir do zero, que tenta limpar varrer o passado como a Internacional faz ”, comenta logo que começa.

“Sou um filósofo”, diz ele, “e é muito lisonjeiro para todos os meus colegas que nos considerem perigosos. Pessoas que podem ser subversivas simplesmente porque procuram a verdade ", diz ele.

Em relação à sua apresentação, o senhor afirma que a "cultura do cancelamento" pertence mais ao campo jornalístico e da comunicação do que ao filosófico.

- O que quis dizer é simplesmente que a história pode parecer mais ou menos anedótica, que serve para alimentar jornalistas que não sabem bem o que dizer. Não sou jornalista, sou apenas um filósofo, que é obrigado a ver as coisas de um ponto de vista filosófico, e esse movimento merece ser examinado de um ponto de vista filosófico e também histórico.

No programa do Congresso me apresentam como historiador, mas não é verdade porque sou um filósofo que lê obras de história. Isso me interessa na medida em que é um sintoma de algo mais amplo, e é por isso que ao longo da minha apresentação parto de fatos curiosos para passar a um interesse amplo, e encontro uma interpretação do mundo moderno que é partir do zero. , que tenta fazer do passado uma varredura limpa, como faz a Internacional. Mas é muito mais antigo. Vem da luta contra os preconceitos, que Descartes coloca em um nível mais individual: devo me livrar dos preconceitos da infância; e do nível individual ao nível coletivo, no que chamamos de Iluminismo radical. E então com a Revolução Francesa e assim por diante.

Em sua exposição, ele se referiu aos movimentos de oposição às línguas clássicas. Em Espanha, a filosofia do ensino obrigatório foi abolida. O que isso sugere para você?

"Isso sugere duas coisas para mim." Primeiro, sobre as línguas clássicas. Eles desempenham um papel muito importante na história cultural do Ocidente, na Europa e em territórios ultramarinos. Pela primeira vez na história, uma civilização tentou treinar suas elites estudando outra cultura.

Por exemplo, a cultura chinesa baseia-se no estudo dos clássicos chineses. Considerando que a civilização europeia formou suas elites através do estudo do grego, e isso é verdade em Salamanca, Paris, Oxford, Cambridge, Uppsala e em todos os outros lugares.

As elites foram treinadas para se verem decadentes em relação à civilização grega, que foi idealizada. Os gregos eram tão grosseiros e mentirosos quanto os outros. Um exemplo curioso. Há um autor árabe do século IX chamado Al-Razi e ele escreve: "Os gregos não tinham interesse na sexualidade", porque para ele os gregos eram Aristóteles. E foi só isso. E ele não tinha ideia sobre Aristófanes, muito menos sobre os banhos. O estudo do grego teve o mérito de conferir às mentes europeias, apesar de sua arrogância, um saudável complexo de inferioridade.

Quanto à supressão da filosofia?

"Sou um filósofo e é muito lisonjeiro para toda a minha empresa, para todos os meus colegas, que nos considerem perigosos." Pessoas que podem ser subversivas simplesmente porque procuram a verdade. O pior inimigo da mentira é a verdade. É muito interessante, como confissão involuntária dessas pessoas, dizer: não queremos filosofia; ou seja, não queremos a busca da verdade.

Você diz que de uma forma ou de outra nossa cultura teria que voltar a uma espécie de Idade Média. A questão é: que tipo de Idade Média?

"No início, vou repetir o que disse no início." Nenhuma imagem idealizada da Idade Média; o que me interessa na Idade Média são os pensadores, se me permitem, os meus "colegas do passado": os filósofos. Que eles poderiam ser Judaico-Cristãos, mas também Cristãos ou Muçulmanos. Há coisas muito interessantes em Maimônides, um dos meus grandes amores, como a gramática francesa me obriga a dizer….

Acho que o interessante, se devo escolher uma coisa, é a conversibilidade das propriedades transcendentais do ser. O mundo é bom. É dito de uma forma muito técnica, mas pode ser expresso de uma forma muito simples. O mundo é bom, apesar de tudo. É um ato de fé. Porque quando você olha para si mesmo, você pode se ver menos bonito do que pensava.

Explique esse salto de fé ...

-Sim. Como conseqüência desse ato de fé, o mundo é obra de um Deus benevolente, um Deus que quer o bem e que nos deu os meios para resolver nossos próprios problemas. Desde o início nos deu inteligência e liberdade, e nos tornou capazes de desejar o bem, de desejá-lo de verdade. Já que não somos capazes de alcançá-lo por conta própria, a economia da salvação chegou. Mas Deus só intervém ali, onde realmente precisamos dele, que é a economia da salvação.

É importante, porque não precisamos que Deus nos diga: "Deixe crescer o bigode ou corte a barba"; Não precisamos que Deus nos diga: "Não coma carne de porco"; Não precisamos de Deus para nos dizer: "Senhoras, ponham um véu", temos cabeleireiros, temos barbeiros, temos alfaiates e temos inteligência para escolher a forma como nos vestimos, como comemos, etc. . No cristianismo, Deus só intervém onde é realmente necessário, onde é realmente necessário. Deus não interfere, não interfere, não interfere para nos dizer fazer isso ou aquilo, entendendo que somos capazes de entender o que é bom para nós.

Você diria ao homem moderno uma palavra de otimismo, de esperança, quando um pensamento muito deprimente é percebido? Talvez seja uma questão mais teológica ...

É uma pergunta que merece ser feita e, se for o caso, respondida.

Eu quero mudar de marcha e ir em velocidade teológica. Eu quero falar sobre o diabo. A imagem que fazemos do diabo é uma imagem divulgada pelos serviços de relações públicas do inferno. Infelizmente, é a imagem dada pelo provavelmente segundo dos poetas ingleses depois de Shakespeare, que é John Milton. O diabo como uma espécie de rebelde que gostaria de se colocar no lugar de Deus. É raro eu me entreter com o diabo, é um erro chamar o diabo no telefone; é inteligente o suficiente para entender que isso não funciona e, portanto,

é uma imagem prometéica e falsa. Por outro lado, na Bíblia, o diabo aparece como aquele que faz o homem acreditar que ele não merece que Deus se interesse por ele, que ele não vale a pena. Por exemplo, o início do livro de Jó é exatamente isso.

No Novo Testamento, no quarto Evangelho, o diabo é o mentiroso, é ele que quer que acreditemos que não valemos a pena, que Deus não nos perdoará, que a misericórdia de Deus é finita. A grande tentação é o desespero.

E a Igreja põe à nossa disposição um sistema bem elaborado que são os sacramentos: a confissão, a Eucaristia ... Se levarmos a sério, a bola está do nosso lado e, portanto, é a nossa vez.


Um comentário:

Isac disse...

O HUMANISTA RÉMI BRAGUE É-O, NO ENTRANTO, TRANSPARECE MESCLAR DETERMINADOS CONCEITOS RESPEITOSAMENTE À FÉ CATÓLICA!
De fato, não é um humanista militante niilista no sentido pejorativo da palavra, como a maioria atual, relativista, vinculados às ocas ideologias marxistas, como exemplo, a filósofa do PT, Marilena Chawi, afirmando abertamente que "odeia a classe media", incidindo no extremismo da Internacional(Socialista), bem sabemos.
De fato, como defensor íntegro da Verdade Única, N Senhor Jesus Cristo é relativamente reticente, embora não oponente.
Provavelmente, não seria um católico praticante, apesar de valorizar a Confissão e a Eucaristia; todavia, saiba ele que a Eucaristia é fruto da S Missa, a qual aquela quando validamente celebrada provém e deveria posicioná-la à frente - sem a qual não a haverá!
Eucaristia, atendo-se à S Missa, foi um esquema esquerdista de omiti-la e esquecê-la, assim como o "diálogo" sendo um não ao "apostolado"!
De qualquer forma, Rémi Brague, mesmo humanista possuiria diversos ensinamentos apreensíveis, sabendo bem distingui-los para se os aproveitarem!