terça-feira, 26 de julho de 2022

O Santo Orgulho que A Igreja e Nós Devemos Ter.

Sim, o orgulho desordenado é o pai de todos os pecados. Hoje em dia o orgulho desordenado domina inúmeras pessoas e mesmo a política e a mídia. Todos têm "pride" de seus pecados. Enquanto o mundo tem "pride", a Igreja Católica se envergonha e pede perdão. Por que?

Todos nós e a Igreja devemos ter um orgulho santo, até para nos manter vivos, sem falar em nos manter respeitados. O que é o suicídio se não uma cegueira para se entender o quão importante se é? Se a inveja é uma cegueira que não nos deixa ver o quanto de amor e riqueza temos a nossa volta. A falta de orgulho é uma cegueira que não nos deixa entender o nosso próprio valor, enquanto o orgulho desordenado é justamente a exagerada importância que se dá a si mesmo. 

O grande exemplo de orgulho santo é justamente o maior escritor do Novo Testamento: São Paulo.

Lembro que fiquei admirado quando li as passagens em que São Paulo defende sua posição de apóstolo e não de discípulo. Mesmo ele tendo sido um dos perseguidores dos primeiros cristãos e um dos responsáveis pelo martírio de Santo Estevão.

São Paulo assinava como "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por chamado e vontade de Deus".

Ele defendeu sua posição de apóstolo diversas vezes e chegou a dizer que era sim o "menor dos apóstolos" mas que tinha "trabalhado mais que todos eles". (I Coríntios 15: 9-11).

Há várias razões claro para se considerar São Paulo, um apóstolo, como

1. Viu Cristo ressuscitado;

2. Foi encaminhado pelo próprio Cristo para evangelizar o mundo;

3. Recebeu poderes e sinais;

4. Foi inspirado por Deus para escrever suas cartas;

5. É o maior interprete do Antigo Testamento;

6. É o teólogo mais importante do cristianismo;

7. Deus lhe revelou verdades ocultas.

Por que a Igreja se humilha para seus detratores e vive pedindo perdão até por erros que não cometeu?

Desde que João Paulo II pediu perdão por Galileu, um erro histórico gigantesco de João Paulo II, é só ladeira abaixo. Fizeram até livro sobre as desculpas de João Paulo II

Francisco agora está lá no Canadá pedindo perdão por crimes que a Igreja não cometeu contra os índios. Mesmo depois de se provar que as acusações contra a Igreja eram falsas, Francisco não quis saber, beijou a mão de índios pedindo perdão.

Não veremos Francisco exaltar a Igreja por ter levado o cristianismo para os índios. Os índios que se percam com suas pachamamas.

Viva São Paulo! Ele sabe o que é orgulho santo!



Um comentário:

Anônimo disse...

E agora?
Os o garotos de ponta-de-pé do Centro Dom Bosco, as sociedades religiosas de Cima de Muro (IBP, FSSXP, Montfort, etc.) vão aceitar essa Revolta do papa como INFALÍVEL? Digo REVOLTA, porque essa atitude desse papa é um ato de se VOLTAR CONTRA o Amor da Igreja pelos povos que viviam na escuridão da barbárie e da loucura da selvageria.

Bom, será que o próximo passo de papa Francisco será queimar PUBLICAMENTE a Carta de Caminha, como um pedido de perdão pela "maldade" da Igreja de levar o Evangelho de Cristo a eles?