sexta-feira, 22 de julho de 2022

Documento do Vaticano Contra o "Caminho Sinodal" da Alemanha

O Vaticano divulgou documento não assinado alertando os católicos que as decisões do Caminho Sinodal da Alemanha não tem o apoio do "igreja universal" (do Vaticano) e por isso as decisões teológicas e litúrgicas do Caminho Sinodal não precisam ser seguidas pelos católicos.

O que isso significa?

A reação do clero apoiador do sínodo na Alemanha inicialmente diz que o Vaticano não condenou as decisões do sínodo apenas disse que a adoção das decisões é voluntária. É o que diz o twitter do téologo alemão Wolfgang Rothe que apoia o sínodo alemão. Diz ele em twitter de duas partes (traduzo abaixo):

(1) A declaração de hoje da Santa Sé afirma literalmente que o Caminho Sinodal não deve "obrigar os bispos e os fiéis a adotar novas formas de governo e novas orientações doutrinais e morais".

(2) Por outro lado, isso significa que tais coisas são legítimas onde quer que sejam aceitas VOLUNTARIAMENTE. Isso abre a possibilidade de ganhar experiência no nível de uma igreja particular, que pode então fluir para o processo sinodal de toda a igreja.

Bom, para mim, de cara, se tem um responsável superior hierárquico pelas liberalidade teológica que sai do Caminho Sinodal na Alemanha este é justamente o Papa Francisco. É  ele que sempre convocou pela sinodalidade e sempre mostrou apoio aos cardeais alemães que lideram o movimento lá. A ideia de "sinodalidade" é um dos pilares do pontificado de Francisco.. Sem falar que é fácil ver o contraste entre o modo furioso que Francisco trata os conservadores e o modo amoroso que trata os heréticos do sinodo alemão.

Outra coisa, a reação do Vaticano veio depois que muitos bispos no mundo se posicionaram publicamente contra o sínodo.

Sem falar que temos que ter em mente duas coisas que foram ditas desde o começo sobre Francisco: 1) ele é argentino, argentino respira política. Poder é o grande chamativo. Francisco sentiu perda de poder na Alemanha; 2) Francisco é peronista. Tem forte viés esquerdista, mas vai onde a maré manda. A reação dos bispos mostrou que ele pode ser levado junto com o Sínodo alemão. 

Mesmo o site The Pillar, que costuma proteger Francisco, fez um texto que serve para mostrar a fragilidade da reação do Vaticano.

Traduzo abaixo:

O que a declaração do 'modo sinodal' do Vaticano pretende alcançar?

por JD Flynn

O Vaticano divulgou na quinta-feira uma breve declaração que alertou que a “via sinodal” alemã é um exercício desprovido de autoridade – que o processo plurianual de consulta, deliberação e redação de documentos e declarações sobre vários elementos da vida cristã não pode mudar nada.

Os leitores atentos do Pilar já sabiam que o processo era consultivo, que as votações de toda a assembléia sobre os documentos que pedem até mesmo mudanças disciplinares são consultivas, e que apenas alguma deliberação definitiva dos bispos do país poderia ter o poder de mudar o direito canônico, sob circunstâncias muito limitadas.

E os leitores astutos de O Pilar sabem que, na doutrina, as coisas são ainda mais diretas: que o desenvolvimento doutrinário, muito menos a inversão, não é determinado por um corpo de leigos e episcopais alemães.

Mas, seja o que for que os leitores do Pilar saibam, a Santa Sé aparentemente achou necessário esclarecer novamente que o processo sinodal alemão não é uma reunião de formuladores de políticas nem um concílio ecumênico, e que suas deliberações “não têm poder para obrigar os bispos e os fiéis a adotar novas formas de governar e novas abordagens da doutrina e da moral”.

A declaração lembrou aos alemães que, se igrejas particulares “se encontram separadas de todo o corpo eclesial, elas enfraquecem, apodrecem e morrem”.

O texto parece ser um apelo duplo, para líderes do “caminho sinodal” e para bispos diocesanos na Alemanha.

Parece exortar os líderes da “forma sinodal” a reformular seu processo, para que fosse integrado ao sínodo global sobre a sinodalidade – não terminando com uma proposta concreta de mudança doutrinária ou disciplinar, mas coletando um sentido amplo de como os católicos alemães percebem o vida e missão da Igreja.

Aos bispos diocesanos, a declaração do Vaticano enfatizou que “não seria lícito iniciar novas estruturas oficiais nas dioceses antes de um acordo no nível da Igreja universal”.

Os bispos alemães, em suma, não devem aprovar em suas dioceses as recomendações do sínodo sobre coisas como as bênçãos litúrgicas de uniões do mesmo sexo ou a criação de “concílios sinodais” permanentes que exerçam o governo no lugar do bispo.

A advertência da Santa Sé veio poucos dias depois que Marc Frings, líder da poderosa organização leiga no centro do processo alemão, escreveu que o processo pretende ser “uma declaração consciente contra o catecismo católico atual, que tem sido crítico e depreciativo da homossexualidade desde meados da década de 1970 e ainda reprova a atividade homossexual como pecado”.

O objetivo, disse ele, é exortar o papa a “reavaliar a doutrina da Igreja sobre a homossexualidade”.

Se esse objetivo é um objetivo central do “caminho sinodal”, há muito pouca razão para pensar que uma declaração não assinada da Santa Sé será um impedimento, mais do que as cartas e declarações já emitidas do Papa Francisco e do Dicastério. para a Doutrina da Fé.

E há bispos alemães que já aprovaram, de início tacitamente, inovações litúrgicas que a Santa Sé disse que minariam a doutrina católica. Um lembrete de que tais coisas não são lícitas provavelmente não terá muito peso, exceto como uma espécie de apoio para os bispos que resistem à pressão clerical para aceitar as propostas sinodais em suas próprias igrejas locais.

Dadas suas perspectivas limitadas de efetuar muitas mudanças, não está claro qual o propósito da declaração do Vaticano. Poucos canonistas o considerariam explícito o suficiente para constituir uma advertência formal contra o cisma. Embora possa ter sido uma repreensão ou um esclarecimento para evitar escândalos, ofereceu um toque muito leve para qualquer um desses propósitos.

Mas seja qual for o propósito pretendido, a declaração já está recebendo uma leitura muito incomum em alguns círculos alemães.

Pe. Wolfgang Rothe, um controverso teólogo e canonista alemão, tuitou na quinta-feira que, quando a declaração diz que “ninguém pode obrigar” os católicos a adotar novas estruturas ou abordagens doutrinárias, “isso significa que tais coisas são legítimas onde quer que sejam aceitas VOLUNTARIAMENTE”.

“Isso abre a possibilidade de ganhar experiência no nível de uma igreja particular, que pode então fluir para o processo sinodal de toda a Igreja”, escreveu Rothe.

Essa tomada parece no momento um argumento marginal. Mas indica que os defensores alemães do caminho sinodal não parecem especialmente reprimidos  pela declaração da Santa Sé de 21 de julho.

É claro que o processo alemão não representa inteiramente os sínodos em andamento na maioria das outras partes da Igreja – mesmo em lugares com ideias semelhantes, o “caminho sinodal” alemão é excepcionalmente bem organizado, com objetivos claros e um plano para apresentar petições específicas à Santa Sé em sua conclusão.

Mas Roma, no entanto, afirmou que o processo representa uma ameaça real e séria à unidade da Igreja – e o papa, que é a “fonte e fundamento visíveis” da unidade da Igreja, parece perceber que precisa agir. Mas se ele espera ver alguma coisa mudar antes da próxima sessão plenária em Frankfurt, provavelmente precisará falar mais deliberadamente do que Roma fez esta semana.

Se a declaração de quinta-feira foi uma espécie de aquecimento, preparou o terreno para o que Francisco dirá a seguir. Mas mesmo que a declaração fosse a última palavra, certamente não será o fim da história.

---

Nenhum comentário: