segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Piores Países em Perseguição ao Cristianismo

 



A  organização Open Doors divulgou seu relatório sobre os 50 piores países em termos de perseguição aos cristãos no ano de 2022. Na América Latina, nós temos entre os 50, Colômbia, Cuba, México e Nicarágua. Venezuela é mencionada, mas ficou na posição 64.

O primeiro lugar no terror ficou com a Coréia do Norte, em segundo lugar, Somália, China em décimo-sexto.

O site Christianity Today fez um resumo do relatório. Aqui vão algumas coisas que traduzi do resumo.

Mais de 5.600 cristãos foram mortos por causa de sua fé no ano passado. Mais de 2.100 igrejas foram atacadas ou fechadas.

Mais de 124.000 cristãos foram deslocados à força de suas casas por causa de sua fé, e quase 15.000 se tornaram refugiados.

A África Subsaariana – o epicentro do cristianismo global – agora também é o epicentro da violência contra os cristãos, já que o extremismo islâmico se espalhou muito além da Nigéria.

Os registros preocupantes de martírios e ataques a igrejas são realmente mais baixos do que no relatório do ano passado. Mas a Open Doors enfatiza que eles são “um número mínimo absoluto” e é rápido em observar que o declínio dos dados não sugere melhorias reais na liberdade religiosa.

Por exemplo, a redução no fechamento de igrejas foi “devida em grande parte” ao fato de as autoridades chinesas terem fechado quase 7.000 igrejas nos dois anos anteriores. E a queda do Afeganistão do número 1 no ano passado para o número 9 este ano “oferece pouco ânimo” porque é motivada por como a maioria dos cristãos afegãos “se escondeu profundamente ou fugiu para o exterior” após a tomada do poder pelo Talibã.

No geral, e igual ao ano passado, 360 milhões de cristãos vivem em nações com altos níveis de perseguição ou discriminação. Isso é 1 em cada 7 cristãos em todo o mundo, incluindo 1 em cada 5 crentes na África, 2 em 5 na Ásia e 1 em 15 na América Latina.

E pela terceira vez em três décadas de rastreamento, todas as 50 nações obtiveram pontuação alta o suficiente para registrar níveis de perseguição “muito altos” na matriz de mais de 80 perguntas da Open Doors. 

O extremismo islâmico continua a causar a maior perseguição (31 nações), especialmente na África subsaariana, onde Open Doors teme que a Nigéria em breve desencadeie “uma vasta catástrofe humanitária” em todo o continente. Os pesquisadores também observaram como a China aumentou as restrições digitais e a vigilância e está “forjando uma rede de nações que buscam redefinir os direitos humanos – longe dos padrões universais e das liberdades religiosas”. E um quarto país latino-americano, a Nicarágua, entrou na lista porque os governos autoritários veem cada vez mais os cristãos como vozes de oposição.

O relatório de hoje também marca os 30 anos da lista, criada pela primeira vez em 1993, após a queda da Cortina de Ferro. 

Primeiro, está claro que a perseguição continua a piorar. O número de países que atingiram o limite da WWL para serem rastreados aumentou de 40 em 1993 para 76 hoje, e a pontuação média do país aumentou 25%.

No entanto, a maior ameaça à igreja não é externa, mas interna, conclui Frans Veerman, diretor administrativo de pesquisa do Open Doors. E 1 Coríntios 12 significa que nenhum crente deve sofrer sozinho.

“A maior ameaça ao cristianismo”, disse ele, “é que a perseguição traz isolamento e, quando continua incessantemente, pode causar perda de esperança”.

Embora a violência e a pressão levem a traumas e perdas significativos, Veerman observou como “muitos entrevistados de nossos questionários continuam dizendo que a maior ameaça não vem de fora, mas de dentro da igreja: 'A próxima geração estará preparada para o tipo de perseguição que estamos testemunhando? Eles são fortes em sua fé e no conhecimento de Cristo e do evangelho?'”

Em relação à América Latina, o Open Doors observou:

A opressão direta do governo contra os cristãos que são vistos como vozes da oposição é comum na Nicarágua (nº 50), Venezuela (nº 64) e Cuba (nº 27), onde líderes cristãos foram presos sem julgamento por sua participação nas manifestações do ano passado. Em muitos países da América Latina, o crime organizado se instalou, especialmente nas áreas rurais para os cristãos que se manifestam contra as atividades dos cartéis.

Das 50 principais nações:

  • 11 têm níveis “extremos” de perseguição e 39 têm níveis “muito altos”. Outras cinco nações fora do top 50 também se qualificam como “muito altas”: Quênia, Kuwait, Tanzânia, Emirados Árabes Unidos e Nepal. (Em seguida, o OD rastreia outros 21 com níveis “altos”. As únicas nações a subir de nível foram a Nicarágua e o Sudão, enquanto a Arábia Saudita e o Sri Lanka foram as únicas nações a cair de nível.)
  • 19 estão na África, 27 na Ásia e 4 na América Latina.
  • 34 têm o islamismo como religião principal, 4 têm budismo, 1 tem hinduísmo, 1 tem ateísmo, 1 tem agnosticismo e 10 têm cristianismo. (A Nigéria é 50/50 muçulmana-cristã.)
  • A lista de 2023 incluiu dois novos países: Comores e Nicarágua. Dois países saíram da lista: Kuwait e Nepal.
Os martírios caíram mais de 275 em relação ao ano anterior, pois a Open Doors registrou 5.621 cristãos mortos por sua fé durante o período do relatório. Representando uma queda de 5%, o número continua sendo o segundo maior desde o recorde de 7.106 mortes em 2016. A Nigéria respondeu por 89 por cento do total.

A Open Doors, no entanto,  é conhecido por favorecer uma estimativa mais conservadora do que outros grupos de defesa, que costumam contabilizar 100.000 martírios por ano.

Algumas tabulações nacionais podem não ser fornecidas devido a razões de segurança, resultando em uma designação “NN” para Afeganistão, Maldivas, Coreia do Norte, Somália e Iêmen.

A Open Doors categoriza as principais fontes de perseguição cristã em oito grupos:

  • Opressão islâmica (31 países): Esta é a principal fonte de perseguição que os cristãos enfrentam em mais da metade dos países da lista de observação, incluindo 8 dos 10 primeiros no geral. A maioria das 31 são nações oficialmente muçulmanas ou têm maioria muçulmana; no entanto, 5 realmente têm maioria cristã: Nigéria, CAR (No. 24), RDC (No. 37), Moçambique (No. 32) e Camarões (No. 45). (Além disso, este é o principal impulsionador em 15 nações com perseguição suficiente para ser rastreada, mas classificada abaixo do limite da lista de vigilância, incluindo a maioria cristã do Quênia e da Tanzânia.)
  • Paranóia ditatorial (9 países): Esta é a principal fonte de perseguição que os cristãos enfrentam em nove países, principalmente em nações com maioria muçulmana - Síria (nº 12), Uzbequistão (nº 21), Turquemenistão (nº 26), Bangladesh (No. 30), Tajiquistão (No. 44) e Cazaquistão (No. 48) - mas também na Eritreia (No. 4), Cuba (No. 27) e Nicarágua (No. 50). (Também em seis países que estão sendo rastreados: Angola, Azerbaijão, Bielorrússia, Burundi, Ruanda e Venezuela.)
  • Opressão comunista e pós-comunista (4 países): Esta é a principal fonte de perseguição que os cristãos enfrentam em quatro países, todos na Ásia: Coréia do Norte (nº 1), China (nº 16), Vietnã (nº 25) , e Laos (No. 31).
  • Nacionalismo religioso (3 países): Esta é a principal fonte de perseguição que os cristãos enfrentam em três nações, todas na Ásia. Os cristãos são visados principalmente pelos nacionalistas hindus na Índia (nº 11) e pelos nacionalistas budistas em Mianmar (nº 14) e Butão (nº 40). (Também em três nações que estão sendo rastreadas: Israel, Nepal e Sri Lanka.)
  • Crime organizado e corrupção (2 países): Esta é a principal fonte de perseguição que os cristãos enfrentam na Colômbia (nº 22) e no México (nº 38). (Também em três países que estão sendo rastreados: El Salvador, Honduras e Sudão do Sul.)
  • Protecionismo denominacional cristão (1 país): Esta é a principal fonte de perseguição que os cristãos enfrentam na Etiópia (nº 39).
  • Intolerância secular (0 países) e opressão de clãs (0 países): Open Doors rastreia essas fontes de perseguição, mas nenhuma delas é a principal fonte em nenhum dos 50 países da lista de 2023.

----

Rezemos pelos perseguidos em nome de Cristo, que eles nos inspirem.


Nenhum comentário: