segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pew Research Center

Nos Estados Unidos, há pesquisas sobre tudo. Um centro de pesquisa que gosto particularmente é o Pew Reseach Center. Recentemente, o centro descobriu que boa parte dos americanos acha que o Obama é muçulmano (cerca de 20%) e não cristão, como ele de vez em quando argumenta. Sobre isso, acho que o problema é que na verdade o povo americano não sabe ainda quem é Obama. Para mim, ele é um teólogo de esquerda que tem um elevadíssimo conceito de si mesmo, por isso segue políticas que têm baixo apoio popular ou parece não ter preocupação com a estabilidade fiscal do país.

Mas uma pesquisa muito interessante do Pew Research é aquela em que se procura ver o que os americanos sabem sobre o processo político e a situação econômica do país.

No dia 28 de janeiro deste ano, Pew Research fez, por exemplo, as seguintes perguntas aos americanos (respostas entre parênteses e porcentagem de acerto em seguida):

1) Qual país que é o maior credor dos Estados Unidos (China) – 59% acertaram;
2) Quanto do petróleo que é consumido pelos Estados Unidos é importado (2/3) – 57% acertaram;
3) Quem é o líder do governo no senado (Harry Reid) – 39% acertaram;
4) Quantos senadores republicanos votaram pela reforma na saúde de Obama (nenhum) – 32% acertaram;
5) Quem é o líder do partido republicano (Michael Steele) – 32% acertaram;
6) Em que país foi treinado o terrorista que tentou explodir um avião no Natal de 2009 (Iêmen) - 50% acertaram;

Atualmente, há um teste no site do Pew Research em que se fazem perguntas sobre a atualidade e depois mostra se você está ou não bem informado, comparado com os que responderam as perguntas também. Fiz o teste e fiquei satisfeito com o meu resultado. Se quiserem, podem tentar vocês mesmos em: http://pewresearch.org/politicalquiz/

Eu gostaria muito de ver este tipo de pesquisa sendo feita regularmente no Brasil. Durante o processo eleitoral atual, muitos falaram que grande parte dos brasileiros não sabia que a Dilma Rousseff era a candidata do Lula. Fiquei assustado com isso. Quantos brasileiros saberiam responder então quem é o líder do Congresso, quem é o ministro da Fazenda, o que faz o STF, para que serve o TCU, qual a importância da agricultura para as nossas importações, o que produz a Vale, a quem pertence a Petrobras, o que é Mercosul...

2 comentários:

Hugo Venturini disse...

Boa noite Pedro!
Achei interessante o artigo e confesso que tambem gostaria de ver pesquisas assim sendo feitas por aqui, principalmente no meio universitário. Recentemente, numa matéria sobre o voto dos indecisos, publicada pela revista VEJA, eu fiquei chocado ao ler a legenda da foto de um homem que se apresentava como eleitor de Lula, dizendo que votaria em qualquer que fosse indicado por este. Não acredito que esta pessoa saiba quem é o presidente do congresso, o líder do governo, a diferença entre o Ministro da Fazenda e o Presidente do Banco Central e coisas assim. Sou corretor de imóveis, e no meu cotidiano converso com muitas pessoas dos mais variados tipos, e fico muitas vezes estarrecido com o desconhecimento e o desdém de muitos com relação a qualquer coisa que se refira a política em geral ou ao governo. Muitos se limitam a dizer que todos os políticos são corruptos então não faz diferença em quem votar, basta cumprir com es ta obrigação e pronto. Por mais incrível que pareça, esta opinião é sincera por parte de muitos, que não tem nenhuma noção do quanto suas vidas são afetadas por este ato.
Bem, desculpe-me pelo comentário longo.

Abraço!

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Hugo,

Você está certo. O pior muitas vezes no Brasil não é nem a chance de estudar, mas a preguiça de pensar. É essa mania brasileira reduzir tudo para evitar o raciocínio e a dúvida.

Grande abraço,
Pedro Erik