segunda-feira, 25 de abril de 2011

Por que Cristo não fala com os Papas?



Falei recentemente de uma criança japonesa que, antes de fazer um pergunta ao papa, faz supor que ele tem a resposta porque ele fala com Deus. Na verdade, Cristo e Nossa Senhora costumam falar diretamente não com papas, mas com pessoas muito mais simples, mulheres e crianças. É como uma tradição que remonta a primeira aparição de Cristo ressuscitado; Ele apareceu primeiro a Maria Madalena (quadro acima) e mandou que ela avisasse aos discípulos, que não acreditaram nela.

Muitos papas têm inveja disso. Recentemente, o Papa Bento XVI foi a Fátima e disse que tinha inveja das três crianças que viram Nossa Senhora.  O Papa Pio XI, que recebeu a mensagem de Fátima pela primeira vez, também lamentou que Cristo não mandou a mensagem diretamente a ele.

O blog Caterbury Tales falou disso e colocou alguns exemplos para provar que Cristo e Nossa Senhora preferem os bem mais humildes. Esses humildes depois têm de fazer um esforço sobre humano para que a Igreja aceite as palavras que Cristo e Nossa Senhora disseram a elas.

Aqui vão alguns exemplos:

1) Santa Catarina de Siena (1347-1380) que começou a ver Cristo ainda muito nova e insistiu para que o papa deixasse Avignon e voltasse para Roma. Foi proclamada santa em 1461 e doutora da Igreja quase 600 anos de sua morte, em 1970.


2) Santa Juliana de Liége (1193-1258) que teve visões para que a Igreja instituísse a comemoração de Corpus Christi. Após sua morte a comemoração foi instituída e foi beatificada apenas em 1869 (mais de 500 anos depois de sua morte);


3) Santa Catarina de Labouré (1806-1876) que teve várias visões de Nossa Senhora e instituiu a devoção a imaculada conceição e a medalha milagrosa (abaixo). Foi canonizada em 1947.


4) As três criancinhas de Fátima, Lúcia, Jacinta e Francisco, que tiveram várias visões de Nossa Senhora em 1917 e insistiram pela consagração da Rússia a Nossa Senhora pela Igreja. Até hoje, há controvérsias sobre se a Igreja cumpriu ou não os pedidos das crianças.


 5) Nossa Senhora de Guadalupe apareceu ao índio Juan Diego (1474-1548), que teve muita dificuldade para provar sua visão. No final, teve que mostrar um milagre na frente dos padres para que acreditassem nele.


Cristo ressuscitou e são os humildes que sustentam essa fé. 

Vejam abaixo um vídeo animado sobre a paixão de Cristo. Cristo ressuscitou (He is risen!).


2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente o vídeo. Mas não se esqueça de que Jesus também aparece para alguns felizes doutores, como para o próprio São Thomas de Aquino, homenageado em seu Blog. Mas entendo a preferência às crianças. Os adultos que se assemelham a elas, no sentido bíblico, são mais raros. Infelizmente.
Abraço,Juliana

Pedro Erik Carneiro disse...

Pois é, Juliana, Ele desceu da cruz para dá aval aos ensinamentos de São Tomás.

Ótimo comentário, há muito poucos adultos que se assemelham às crianças mesmo.

Abraço,
Pedro Erik