sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lei de Parkinson - Criação de Ministérios Para Solucionar Problemas



Por que os governos tendem a criar  ministérios para cuidar de assuntos que muitas vezes já eram cuidados pelo próprio governo? Isso é um tendência mundial, especialmente em governos de esquerda que tendem a achar que o Estado é a solução para os problemas e não parte dos problemas. A charge acima de Steven Kelly faz chacota da sugestão que o Obama deu para reduzir o déficit público ontem: criar uma secretaria para cuidar da evasão fiscal feita por meio de furos na legislação. Uma atribuição que o governo já tinha. 

Ontem, vi no Jornal Nacional que o Instittuo de Pesquisa de Análise Econômica (IPEA) acha que 10 aeroportos brasileiros não devem ficar prontos para Copa do Mundo em 2014. A resposta do governo foi a criação de uma Secretaria para cuidar disso, sendo que já existia pelo menos um Ministério com essas atribuições.

Vocês conhecem a Lei de Parkinson? Parkinson mostrou que a burocracias tendem a se expandir por duas razões: 1) os gerentes gostam de ter subordinados; 2) Gerentes criam trabalhos para eles mesmos. Parkinson mostra que uma burocracia tende a se expandir sozinha sem que haja aumento de atribuições.

Toda vez que vejo essa tendência, generalizada mundialmente mas muito fincada no modelo administrativo brasileiro, eu também me lembro do Monty Python e da sua sugestão de criar um Ministério para Caminhadas Estranhas (Ministry of Silly Walks) para dar apoio a quem faz movimentos estranhos quando caminha. O cara tem de provar para o governo que realmente seus movimentos são estranhos para receber o apoio. É um clássico do Monty Python, que mostra John Cleese em sua melhor forma e detona a tendência de ciração de ministérios. Vocês podem assistir o Ministry of Silly Walks no youtube clicando aqui.

Nenhum comentário: