sábado, 16 de abril de 2011

Os Trapalhões do Governo - Qualquer Governo



Ontem, Daniel Hannan colocou no seu blog o homem que lê mais rápido no mundo tentando ler o código de imposto de renda do Reino Unido. Vejam o vídeo:


A legislação de imposto de renda da maioria dos países é esse absurdo, não se restringe ao Reino Unido. O governo sempre tenta eliminar todas as formas de evasão fiscal. Mas acontece que quanto mais escreve mais chance aparece para evasão fiscal. São Tomás de Aquino escreveu no século XIII e disse que a realidade é muito mais ampla que qualquer legislação consiga alcançar, por isso é muito mais sábio melhorar o homem para que não tente realizar ilegalidades.

Não sou defensor da escola austríaca de economia que acha que o governo deve ficar fora de qualquer instância de decisão, mas entendo que todo governo deve reconhecer a Lei de Parkinson que falei no outro post abaixo e lutar contra.

Todo governo tende a extrapolar suas funções e a construir uma burocracia enorme, com todos os seus trapalhões. Mas a gente sempre encontra alguém dizendo que o governo está certo, até o ponto em que o governo atinge os interesses do cara,  como mostra o grande Mussum abaixo:



Mussum morreu muito cedo. Deixou muitas saudades.



Nenhum comentário: