domingo, 25 de setembro de 2011

O Que Deveria Mudar na Igreja? - "Você e Eu"

-

Ontem, na Alemanha,  o Papa falou sobre a saída de crentes da Igreja Católica, a queda no número de batismos. E ele começou o discurso lembrando que certa vez perguntaram a Madre Teresa de Calcultá o que ela mudaria na Igreja, ela respondeu: Você e Eu.

É uma resposta belíssima, pois mostra que ela sabe qual é a definição da Igreja, Corpo de Cristo. Nós todos somos a Igreja e não apenas a cúria. Certa vez, tive a oportunidade de lembrar isso a um renomado professor que, em uma palestra ao comentar o comportammento errado de um padre, disse que este padre era a Igreja. Mas, nem o Papa é a Igreja. Todos os crentes fazem parte do Corpo de Cristo místico. Então, você e eu somos a Igreja e podemos melhorar muito para estar no caminho de Cristo.

O Papa lembrou qual é a definição da Igreja no seu discurso, além de mencionar qual deve ser o comportamento do sacerdote frente ao mundo:

"History has shown that, when Chruch becomes less wordly, her missionary witness shines more brightly". (A História tem mostrado que quando a Igreja se torna menos mundo, as testemunhas missionárias dela brilham mais intensamente)

Mas o Papa não mencionou na oportunidade outro grande exemplo. O discurso dele é ainda mais especial, pois estamos na semana de comemoração da santidade do Santo Padre Pio de Pietrecilna (foto acima) Ele foi muito perseguido por membros da Igreja Católica, mas aguentou calado até sua redenção pela própria Igreja.

Esta semana, eu li um excelente texto sobre a perseguição que sofreu Santo Padre Pio, no blog Te Deum Laudamus, que é escrito por uma freira carmelita, chamada Diane Korzeniewski. Cliquem no site e leiam o texto.

Nenhum comentário: