quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Papa Francisco, Não Seja Bonzinho com os Chineses", diz Cardeal Joseph Zen


Ontem, eu falei aqui de um texto de Patrick Archbold, que dizia que o que os muçulmanos precisam é de conversão e não de diálogo. Hoje, leio que o cardeal Joseph Zen de 81 anos (foto acima), a mais alta autoridade católica na China, foi ainda mais enfático sobre o relacionamento com o governo chinês.

O cardeal disse que está propenso a ser preso em manifestação contra o governo chinês e que o Papa não deve ser bonzinho ao lidar com os chineses, pois o governo da China não entende bondade, só força.

Vou traduzir aqui (em azul) parte do texto da Reuters que relata as palavras do cardeal:


O mais proeminente católico da China advertiu nesta terça-feira sobre a violência em Hong Kong no próximo ano durante a campanha planejada de desobediência civil exigindo democracia plena.

O cardeal Joseph Zen disse que iria juntar-se à campanha e felizmente se arriscará para ser preso prisão, dizendo que era um "último recurso desesperado " .

O cardeal de 81 anos de Hong Kong disse que não acha que Pequim irá cumprir suas promessas de permitir democracia plena no território até 2017.

O governo de Hong-Kong e os pró- Pequim poderiam tentar incitar a violência para justificar a repressão sobre uma campanha pacífica.

"Eles podem provocar alguma violência , sim, e eles podem até mesmo podem infiltrar membros entre os manifestantes. Então isso é um perigo. Estou preocupado que pode terminar com alguma violência ... Então eles têm o pretexto para acabar com tudo."

A ex-colônia britânica voltou ao domínio chinês em 1 º de julho de 1997, com a promessa de desfrutar eleições plenamente democráticas no futuro.



Os católicos da China estão divididos entre a Associação Patriótica Católica, que é sancionada pelo governo e instalou bispos sem a aprovação do Vaticano, e uma ala "underground" leal ao Vaticano , que rejeita o controle estatal .

Zen também exortou o Papa Francis a ter uma linha mais dura com o governo chinês. Ele disse: "O Papa não deve ser bonzinho. Eles não entendem bondade, eles só entendem a força".


--- 

Quando a Igreja vai entender que deve ser seguir Cristo e não se rebaixar ao comunismo ou ao Islã?

Cristo convencia com o amor e as palavras, mas também sabia quando usar um chicote. E o diálogo de Cristo era sempre para a conversão.


(Agradeço o texto da Reuters ao site Pewsitter)

Nenhum comentário: