sábado, 5 de janeiro de 2019

"Se Atreva, Monsenhor". Um Chamamento dos Leigos.


A Fundação Lepanto lançou um chamamento aos clérigos contra a aceitação da homossexualidade pela Igreja. Esse  blog endossa esse apelo.

O Apelo está disponível em italiano, inglês e espanhol. Ofereço aqui uma tradução rápida para o português (uma tradução que merece ainda retoques, mas infelizmente não tenho mais tempo. Acho que ficou compreensível).

ATREVA-SE MONSENHOR
Um chamamento da Fundação Lepanto

VINTE E CINCO ANOS DEPOIS ...

Há vinte e cinco anos, em 8 de fevereiro de 1994, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução convidando os estados europeus a promover e proteger legalmente a homossexualidade. No Angelus em 20 de Fevereiro de 1994, o Papa João Paulo II se dirigiu a opinião pública mundial, afirmando que "o que não é moralmente permissível é a aprovação legal da prática homossexual (...) com a resolução do Parlamento Europeu , quis-se legitimar uma desordem moral. O Parlamento conferiu indevidamente um valor institucional ao comportamento desviante, não em conformidade com o plano de Deus. "

Em maio daquele ano, o Centro Cultural Lepanto lançou em Estrasburgo, entre os deputados, um manifesto intitulado "Europa, em Estrasburgo representada ou traída", no qual ele dirigiu um protesto indignado contra a promoção de um vício condenado pelos cristãos e pela  consciência ocidental e pediu a todos os Bispos europeus "para juntar as suas vozes com a do Supremo Pastor, para multiplicar em suas próprias dioceses, para denunciar publicamente a culpa moral que tem manchado a assembleia europeia e colocar em alerta o seu rebanho sobre os crescentes ataques das forças anti-cristãs no mundo"

Hoje, um após o outro, os grandes estados europeus, incluindo os de tradição católica mais antiga, elevaram a sodomia a direito legal reconhecendo, em várias formas, o chamado "casamento gay" e introduzindo o crime de "homofobia " Pastores da Igreja, que deveriam ter formado uma barragem de oposição à homossexualização da sociedade, promovida pela classe política e pelas oligarquias financeiras e da mídia, ficam em silêncio. Mesmo nos níveis mais altos da Igreja, a prática da homossexualidade e da chamada cultura "gay-friendly" que justifica e encoraja o vício homossexual se espalhou como um câncer.

O bispo Athanasius Schneider, auxiliar de Astana, no Cazaquistão, disse em uma mensagem datada de 28 de julho de 2018, que "estamos testemunhando um cenário incrível, em que alguns padres e até mesmo bispos e cardeais, sem corar, já oferecem grãos de incenso ao ídolo da homossexualidade ou ideologia de gênero, para o aplauso dos poderosos deste mundo, isto é, para o aplauso de políticos, gigantes da mídia social e poderosas organizações internacionais ".

O arcebispo Carlo Maria Viganò, em seu depoimento histórico de 22 de Agosto de 2018, denunciou - utilizando nomes e circunstâncias necessárias - a existência de uma "horda homossexual que subverte a doutrina católica em relação à homossexualidade" e a presença de "redes de homossexuais, que agora são comuns em muitas dioceses, seminários, ordens religiosas, etc."  que "agem às escondidas, em sigilo, e se encontram com o poder de tentáculos de polvo, a estrangular as vítimas inocentes e as vocações sacerdotais, que acabam estrangulando a Igreja inteira ".

Essas vozes corajosas permanecem isoladas até hoje. O clima de indiferença e encobrimento que reina dentro da Igreja tem profundas raízes morais e doutrinárias que datam do Concílio Vaticano II, quando as hierarquias eclesiásticas aceitaram o processo de secularização como um fenômeno irreversível. Mas quando a Igreja se submete ao secularismo, o Reino de Cristo torna-se conformado a este mundo e é reduzido a uma mera estrutura de poder. O espírito militante se dissipa e a Igreja, ao invés de converter o mundo à lei do Evangelho, entrega o Evangelho às exigências do mundo.

Quanto tempo para ouvir ressoando mais uma vez as palavras de fogo de um novo São Pedro Damião ou São Bernardino de Siena, em vez da infame declaração do Papa Francisco, "Se uma pessoa é gay e está buscando o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?" Se é verdade que o significado desta declaração foi distorcida pela mídia, tal abuso deveria ter sido combatido por meio de documentos claros e solenes condenando a sodomia, como São Pio V fez com as duas constituições Cum Primumd, e 1 de abril de 1566 e Horrendum Illud Scelus de 30 de agosto de 1568. Em vez disso, a Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco Amoris Laetitia de 8 de abril de 2016 não só calou sobre essa grave desordem moral, mas relativizou os preceitos da lei natural, abrindo o caminho para a aprovação da coabitação e do adultério.

E é por isso que agora fazemos um apelo a você, monsenhor.

SERVIR A IGREJA

O termo "Monsenhor" evoca uma certa dignidade, não um poder ou uma função burocrática. Cada um dos bispos, como Sucessores dos Apóstolos, é reconhecido com o título de "Monsenhor", mas os sacerdotes simples também podem receber esse título. A palavra "dignidade" parece ter perdido seu significado hoje, apesar do fato de que havia uma declaração inteira do Vaticano II dedicada a ela. Dignidade significa uma consciência de um papel e missão dada por Deus. O respeito pela dignidade de uma pessoa é a fonte de um sentimento de honra. Sua dignidade, monsenhor, deriva da honra que você tem de servir a Igreja, sem buscar seus próprios interesses ou a aprovação dos poderosos. Você recebeu a dignidade de Monsenhor da Igreja, não dos homens da Igreja, e é à Igreja que você deve prestar contas. A Igreja é a sociedade divina fundada por Jesus Cristo, sempre perfeita e sempre vitoriosa, tanto no tempo como na eternidade. Os homens da Igreja podem servir a Igreja ou traí-la. Servir a Igreja significa colocar os interesses da Igreja, que são os de Jesus Cristo, à frente dos interesses pessoais. Trair a Igreja significa colocar os interesses de uma família, de um instituto religioso ou de uma autoridade eclesiástica como pessoa privada à frente da Verdade da Igreja, que é a Verdade de Jesus Cristo, o único Caminho, a Verdade e a Vida. (João 14:6).

Estaríamos insultando sua inteligência, monsenhor, se não supuséssemos que você não tivesse uma certa consciência da crise na Igreja. Certos cardeais eminentes, em várias ocasiões, manifestaram seu desconforto e preocupação com o que está acontecendo na Igreja. O mesmo mal-estar é demonstrado pelo homem comum, profundamente desorientado pelos novos paradigmas religiosos e morais. Diante desse mal-estar, monsenhor, muitas vezes você ergueu as mãos, procurando acalmar a pessoa que fala com você, usando palavras como: "Não há nada que possamos fazer além de ficar em silêncio e orar. O papa não é imortal. Vamos esperar pelo próximo conclave." É tudo o que podemos fazer, você diz. Nós não podemos falar; nós não podemos agir Você adotou o silêncio como a regra suprema do seu comportamento. Essa atitude é o resultado do egoísmo humano; de um egoísmo que procura acima de tudo viver calmamente; do oportunismo daqueles que conseguem se adaptar com sucesso a todas as situações? Afirmar isso seria fazer um julgamento sobre suas intenções, e um julgamento sobre intenções não pode ser feito por homens; Somente Deus pode fazer isso no Dia do Juízo, quando cada um de nós permanecerá sozinho diante dEle, para escutar Seus lábios para pronunciar a sentença não apelativa que nos enviará para a felicidade eterna ou para a condenação eterna.

Nós que vivemos na terra só podemos julgar fatos e palavras conforme eles aparecem objetivamente. E as palavras com que você explica o seu comportamento, monsenhor, por vezes, parecem ser mais elevadas do que seus verdadeiros sentimentos "Devemos seguir o Papa, mesmo quando eu nos desagrada, porque Ele é a rocha sobre a qual Cristo fundou a Sua Igreja," você diz; ou "devemos evitar um cisma a qualquer custo, porque este seria o desastre mais sério para a Igreja".

Palavras nobres, porque afirmam verdades. É verdade que o Papa é o fundamento da Igreja e que a Igreja não pode temer nada pior que um cisma. Mas o que gostaríamos que você refletisse, monsenhor, é que o caminho do silêncio absoluto que você quer seguir trará danos ao papado e apressará um cisma na Igreja.

É verdade que o Papa é o fundamento da Igreja, mas antes de ser fundada sobre ele, a Igreja é fundada em Jesus Cristo. Jesus Cristo é o fundamento primário e divino da Igreja, enquanto Pedro é o fundamento secundário e humano - mesmo que seja verdade que ele é divinamente auxiliado. A assistência divina não exclui a possibilidade de erro ou a possibilidade de pecado. Na história da Igreja, não faltaram papas que pecaram ou erraram, sem que isso prejudicasse a instituição do papado. Dizer que "é preciso sempre seguir o Papa e nunca afastar-se dele," enquanto se recusam a corrigi-lo respeitosamente em casos excepcionais, significa atribuir à Igreja todos os erros que, ao longo dos séculos, têm sido feitas pelos homens da Igreja. A ausência dessa distinção entre a Igreja e os homens da Igreja permite que os inimigos da Igreja a ataquem, e muitos falsos amigos da Igreja se recusam a servi-la verdadeiramente.


Igualmente carregada de conseqüências é a afirmação de que romper o silêncio, dizer a verdade e denunciar - se necessário - a infidelidade do mesmo Supremo Pastor, levaria a um cisma. A palavra "cisma" significa divisão, e nunca neste momento de sua história a Igreja apareceu tão dividida e fragmentada internamente. Dentro de cada nação, dentro de cada diocese, mesmo dentro de cada paróquia, é impossível chegar a acordo sobre uma maneira comum de viver segundo o Evangelho, porque cada um experimenta e vive um cristianismo diferente - Ambos liturgicamente e dogmaticamente - com cada um construindo sua própria religião de tal maneira que a única coisa que permanece em comum é o nome "católico", mas a essência do catolicismo não está mais presente. Quais são as razões para essa fragmentação? A estrela que ilumina o caminho desapareceu, e os fiéis fazem o seu caminho na escuridão da noite,seguindo opiniões pessoais e sentimentos, sem uma só voz que os lembre da doutrina imutável e práxis da Igreja. O cisma está sendo causado pela escuridão, que é a filha do silêncio. Só vozes claras, vozes cristalinas, vozes que são totalmente fiéis à tradição, são capazes de dissipar as sombras e permitir que bons católicos superem as divisões que foram provocadas por este pontificado, e para evitar novas humilhações à Igreja para além daquelas que já lhe foi infligida pelo Papa Francisco. Existe apenas uma maneira de salvar a Igreja do cisma: Proclamem a Verdade. Permanecendo em silêncio, apenas aprofundaremos o cisma.

UM APELO URGENTE

Monsenhor, você que goza de certa dignidade, você que exerce uma autoridade moral, você que recebeu uma herança - de que tem medo? O mundo pode atacar você com difamação e injúrias. Seus superiores podem privá-lo de sua autoridade e dignidade externa. Mas é para o Senhor que você deve prestar contas, como deve cada um de nós no Dia do Juízo, quando tudo será pesado e julgado de acordo com a medida. Não nos pergunte o que você deve fazer concretamente. Se você ousar perguntar a Ele, o Espírito Santo não deixará de sugerir à sua consciência momentos, caminhos e tons de vir a público, a fim de ser "a luz do mundo, a cidade situada em uma colina, uma lâmpada colocada num candelabro" (Mateus 5: 13-16).

O que pedimos de você, Monsenhor, é que você assuma uma atitude crítica filial, de resistência respeitosa, de separação moral devota daqueles responsáveis pela autodestruição da Igreja. Atreva-se a abertamente encorajar aqueles que defendem a Igreja por dentro, e que publicamente professam a Verdade inteira da Fé Católica. Atreva-se a procurar outros que se juntem a você e nós em emitir um brado de guerra e amor o qual São Luís de Grignon de Montfort levantou em sua "Ardente Oração" com a palavras proféticas: "Fogo!Fogo! Fogo! Há um fogo na casa de Deus! Há fogo dentro das almas! Há fogo mesmo dentro do Santuário!"

Línguas de fogo como aquelas do dia de Pentecoste, assim como os flashes de fogo como aqueles do Inferno, parecem se abater sobre a terra. Um fogo destruidor, um fogo purificador, um fogo que restaura - destinado a abarcar o mundo todo, a consumí-lo e transformá-lo. Que o fogo divino se acenda dentro de nós antes do fogo da ira de Deus o faça, que reduzirá nossa sociedade a cinzas como aconteceu com Sodoma e Gomorra. E esta é a razão pela qual, vinte e cinco anos depois da infeliz resolução do Parlamento Europeu, vos faço agora este apelo, para o bem das almas, para a honra da Igreja e para a salvação da sociedade.

Monsenhor, por favor, aceite este apelo, que é também uma invocação à Santíssima Virgem e aos Anjos, para que possam intervir o quanto antes, a fim de salvar a Igreja e o mundo inteiro.

Ouse, monsenhor, assumir essa causa santa em 2019, e você nos encontrará lutando ao seu lado nessa boa luta!

Roberto de Mattei
Presidente da Fundação Lepanto

Escrito aos pés da Manjedoura, neste primeiro sábado de janeiro de 2019, a Vigília da Epifania do Senhor.






Um comentário:

Isac disse...

O papa Francisco estaria agindo anti Igreja por praticamente inexistirem muitos opositores, inclusive que o denunciasse, ainda que respeitosamente ao povo - quão poucos se habilitam a isso, porém, quiçá seriam uns covardes!
A IGREJA, NÃO EM SI MESMA E DOUTRINA, vem acuando progressivamente frente às ideologias marxistas e ao mundanismo por muitos de seus membros, comportando-se como cordeirinhos pusilâmines frente a lobos furiosos e vorazes!
Pior: hão os não poucos que se associam aos proprios inimigos dela, pelos reticentes comportamentos de enfrentamentos para defenderem a sã Verdade, a Palavra de Deus-Cristo Jesus!
Nas homilias, em geral, reportam muito em "crises, crises e mais crises", sempre ouvimos, porém, nunca apontando os desacertos, metas dos ideólogos para atingirem visando dominarem as mentes e, muito menos, jamais nomeando os verdadeiros promotores, como a TL-Boff, os PCs em geral, milhares de seitas protestantes, e tentáculos da insensata ONU-NOM!...
Um dos exemplos lamentaveis sucedem nos folhetos dominicais no Brasil, em que as preces comunitarias colocam quase exclusivamente os ensinamentos bíblicos e a doutrina da Igreja a serviço do social-fraternalismo, como versando apenas no tocante ao "respeito e acolhimento aos imigrantes, tolerancias às diversidades, ser misericordioso, sem nenhumas restrições à fé aos doutras religiões!
E mais: quem, por ex., for sodomita, acolher na comunidade sem o advertir, etc. similares, e zero em comentar mudança de comportamentos, evitando os vicios e nomeá-los assolando nosso tempo, como os provenientes da niilista e diabólica ideologia marxista!
Nesse ínterim, o papa Francisco sente-se à vontade, sabendo que decididos opositores praticamente inexistem por o temerem!
Se fosse eu bispo, seria ainda mais audaz que D Schneider, nem temeria-lhe excomunhão, pois ela aplicada a S Atanasio, muitos sabem no que deu!...