segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Catolicismo Está Caindo, Mas Protestantismo Está Morrendo nos EUA



O site Complete Christianity fez um excelente artigo mostrando como andam o protestantismo e o catolicismo nos Estados Unidos. É uma excelente análise, como bastante apresentação de dados. Como o gráfico acima que mostra o envelhecimento do protestantismo nos Estados Unidos, especialmente de denominações mais velhas. Isso combina com o gráfico abaixo sobre o catolicismo, que mostra uma distribuição de idade bem mais saudável. A distribuição etária do catolicismo se assemelha à daquelas protestantes que surgiram bem recentemente, apesar de o catolicismo ser bem mais velho que o próprio protestantismo.


E sim, os dados mostram que o ateísmo está avançando rapidamente, tendendo a superar todos os cristãos. 

Por outro lado, a percentagem dos católicos que realmente levam sua religião a sério caiu, de 12% da população americana, para apenas 7%. Enquanto, a percentagem dos protestantes que levam sua religião a sério permanece em 27%. Sobre esse aspecto, precisa saber o que é levar a sério a religião, o que é uma questão difícil e depende de quanto a religião é demandante de comportamento.

Os principais problemas entre os protestantes tradicionais para perder tantos devotos são a aceitação de controle de natalidade, de divórcio e de gayzismo. Prestem atenção nisso, padres católicos!!!

Vejam também as sugestões do artigo em vermelho sobre como se pode salvar o catolicismo.

Traduzo boa parte do que diz o texto abaixo, leiam todo clicando aqui.

O cristianismo não está morrendo, mas o protestantismo está

Por Shane Schaetzel

Para ser claro, toda religião está sofrendo pelo menos alguma perda de adeptos no mundo de hoje. A influência do modernismo e a marcha sempre implacável do marxismo definitivamente tiveram um impacto. No entanto, as coisas não são necessariamente tão sombrias quanto parecem. Enquanto o cristianismo parece estar diminuindo no Ocidente, está florescendo simultaneamente na África e em partes da Ásia. Esses dois continentes nunca viram tantas conversões à fé cristã. Então, enquanto vemos os sinais do que parece ser uma fé moribunda em uma parte do mundo, ela está crescendo aos trancos e barrancos em outra. Não vemos prontamente o crescimento aqui nos Estados Unidos, então está fora de nossa percepção cotidiana, mas isso não muda o fato de que está acontecendo. Os americanos, assim como as pessoas, têm a tendência de ver o mundo inteiro da mesma forma que vemos nosso entorno imediato. Eles chamam isso de visão de mundo “Amerocêntrica”. É importante que não deixemos nossa visão amerocêntrica dominar nossa compreensão do mundo inteiro e, muito menos, da fé cristã como um todo.

Enquanto a África e a Ásia estão passando por um período de crescimento explosivo do cristianismo, é bem verdade que a Europa, assim como as Américas do Norte e do Sul, estão passando por um declínio. Vamos nos concentrar nisso agora. É claro que os ateus são rápidos em apontar esse declínio e declaram triunfantemente que sua visão de mundo não religiosa está prevalecendo. Isso pode ser verdade no Ocidente, mas como apontei acima, não é verdade em todo o mundo. Então a pergunta que fica é: por quê? Por que o cristianismo está desaparecendo no Ocidente, mas não tanto em outros lugares, como na África e na Ásia?

Receio que aprofundar esta resposta possa ser algo um pouco profundo demais para este ensaio, mas acho que podemos olhar para algumas tendências e tirar algumas conclusões básicas com base em números. A situação na Europa é um pouco diferente e envolve algumas circunstâncias que não existem atualmente na América do Norte. Portanto, deixarei a Europa fora dessa discussão em sua maior parte. Em vez disso, vou me concentrar estritamente nos Estados Unidos e, a partir daí, deixarei o leitor extrapolar nossas descobertas para a Europa e o resto do Ocidente.

Há muito tempo digo que nos Estados Unidos o cristianismo não está morrendo, mas o protestantismo sim. Os Estados Unidos são uma nação protestante, desde a sua fundação e bem antes. Uma vez que a grande maioria do cristianismo na América é protestante, qualquer fracasso do protestantismo assumirá a aparência de um colapso do cristianismo em geral. Como a maioria dos americanos conhece o protestantismo como sua única experiência do cristianismo, eles atribuirão tudo o que acontece ao protestantismo como acontecendo ao cristianismo como um todo. Isso incluiria um bom número de ateus americanos. A maioria dos americanos (incluindo ateus) vê o catolicismo como um tipo peculiar de denominação, realmente não diferente do protestantismo além da aparência, então eles apenas agrupam o catolicismo junto com o evangelicalismo, o metodismo, o luteranismo, o anglicanismo, etc. a maioria das denominações protestantes, eles supõem que deve estar acontecendo com o catolicismo também, porque (afinal) “é apenas outro tipo de cristianismo, certo?”

Eles estão errados e as estatísticas provam isso. Acima temos um detalhamento das principais tradições protestantes nos Estados Unidos por adesão de acordo com a idade…

O colapso é revelador. De acordo com os dados, o protestantismo está envelhecendo, e onde vemos o envelhecimento mais significativo é entre as denominações protestantes tradicionais mais antigas: LCMS, UMC, ECUSA, PCA, PCUSA, etc. Onde vemos a distribuição etária mais saudável é entre as associações evangélicas mais recentes: Igreja de Cristo, Igreja Comunitária, Evangélica Não-denominacional, Outra Batista, Outra Pentecostal e a Igreja Pentecostal de Deus. Isso é importante porque a idade dos membros mostra a direção que a igreja está tomando.

Uma média de idade mais avançada mostra que uma igreja está morrendo lentamente. Considerando que uma idade média mais jovem mostra que uma igreja está crescendo e tem futuro. A partir desses dados sozinhos, podemos razoavelmente concluir que os dias das antigas denominações protestantes tradicionais estão contados. Eles estão de saída. O futuro do protestantismo é predominantemente evangélico, e isso não é verdade apenas nos Estados Unidos, mas vemos ecos disso em todo o mundo ocidental. Portanto, com base nesses dados, podemos razoavelmente presumir que em trinta anos, coisas como luteranos, anglicanos e metodistas serão difíceis de encontrar, pelo menos nos Estados Unidos, enquanto os evangélicos se tornarão a norma dos protestantes na América.

Agora, com isso, vamos olhar para a data de idade para o catolicismo nos Estados Unidos…


Esses dados do Pew Research Center nos dizem várias coisas. A primeira que nos diz é que, como o protestantismo, o catolicismo está em declínio na América. Claro, nós já sabíamos disso. Todo o cristianismo está em declínio nos Estados Unidos, mas onde está o catolicismo em relação aos protestantes? 

No geral, a Igreja Católica dos EUA tem uma distribuição relativamente saudável de uma quantidade igual de pessoas acima e abaixo dos 50 anos. Isso é bom. Isso mostra que há esperança - forte esperança. A única coisa preocupante é que a faixa etária de 65 anos ou mais é um pouco maior do que a faixa etária de 18 a 29 anos. É apenas uma diferença de 3% pontos, mas gostaríamos de ver esse número maior. Em comparação com a população em geral, isso coloca a idade média dos católicos em 49, que é 3 anos mais velha que a população geral de 46. Enquanto essa tendência permanecer, o catolicismo continuará a diminuir em porcentagem em comparação com a população geral dos EUA. É uma tendência sutil, mas ainda assim uma tendência real. A boa notícia é que ainda pode ser revertido em um curto período de tempo se as coisas certas forem feitas logo.

Nossos amigos protestantes tradicionais não têm tanta sorte. Mesmo que fizessem todas as coisas certas, agora, não seriam capazes de reverter a tendência com rapidez suficiente para impedir a implosão total de suas denominações. O downsizing severo é inevitável para eles agora. Os católicos devem ter cuidado, ou o mesmo destino pode nos esperar. Para evitar isso, precisamos agir mais cedo ou mais tarde.

As faixas etárias no gráfico são um pouco enganosas, portanto, para simplificar, teremos que adivinhar um pouco. Na faixa etária protestante, o mais novo tem 18-35 anos. Na faixa etária católica, o mais novo tem entre 18 e 29 anos. Então, para simplificar a aproximação, vamos pegar a próxima faixa no gráfico católico e quebrar cerca de 25% desse número. Isso significaria que pegaríamos a faixa católica de 30 a 49 anos e adicionaríamos 25% disso (ou 9%) à faixa mais jovem, criando uma faixa católica estimada de 18 a 35 anos, de modo a corresponder à tabela protestante.

Isso colocaria a faixa católica estimada entre 18 e 35 anos em cerca de 26%. Portanto, ao comparar maçãs com maçãs, por estimativa, os católicos estão se saindo melhor nessa faixa etária do que todas as principais denominações protestantes nos Estados Unidos. Apenas os evangélicos se comparam na faixa etária de 18 a 35 anos. Com base nesses dados, o futuro do cristianismo americano será predominantemente católico e evangélico em cerca de trinta anos.

Dito isso, o número de pessoas não religiosas aumentará no mesmo período, produzindo uma nação dividida em cerca de 50/50 entre cristãos e não religiosos, onde os cristãos serão divididos principalmente entre católicos e evangélicos.

Agora, isso não significa que a divisão será igual entre católicos e evangélicos. Não vai. Isso porque prever tendências como essa pode ser complicado, e eventos passados nem sempre equivalem a eventos futuros. No entanto, pode-se dizer com segurança que, embora os católicos dos EUA estejam se saindo muito melhor do que os protestantes tradicionais, eles estão se saindo quase o mesmo que os protestantes evangélicos, e isso não é muito bom. Todos os três grupos estão perdendo terreno para o secularismo não religioso, mas os protestantes tradicionais estão perdendo mais rapidamente. Uma vez que os Estados Unidos foram definidos como uma nação predominantemente protestante há apenas cinquenta anos, não é de admirar que a percepção geral seja de que a América está perdendo rapidamente sua religião. Está sim.

...

Então, vamos entender tudo isso. A população dos EUA cresceu cerca de 8% entre 2007 e 2018. Durante esse mesmo período, todos os protestantes (mainline e evangélicos) tiveram uma perda de 8% de sua participação na população dos EUA. Isso é um crescimento/perda líquido de 0% - estagnação total! Parar! O protestantismo tradicional está desmoronando tão rápido que o protestantismo evangélico mal consegue acompanhar a perda, equilibrando a diferença, de modo que a população protestante geral na América estagnou sem ganho ou perda líquida, enquanto a população americana total continuou crescer.

...

Agora, vejamos o número de católicos que perderam 4% de sua participação na população dos Estados Unidos, enquanto a população dos Estados Unidos cresceu 8%. Isso significa que o catolicismo está diminuindo apenas metade da taxa do protestantismo, mas tudo isso é relativo ao crescimento da população dos EUA. Os católicos conseguiram capturar 4% desse crescimento populacional de 8% dos EUA – aproximadamente metade disso. Os protestantes não pegaram nada.

TRADUÇÃO: O catolicismo está crescendo muito devagar, enquanto o protestantismo não está crescendo. O catolicismo americano está perdendo força. Enquanto o protestantismo americano está totalmente estagnado – morto.

Isso nos leva de volta ao segundo gráfico acima, no qual apontei que a idade média dos católicos é de 49 anos, enquanto a idade média da população dos Estados Unidos é de 46 anos, três anos mais jovem. Isso significa que a Igreja Católica dos Estados Unidos está perdendo terreno na área dos jovens. Ainda não é uma perda catastrófica, mas se não for remediada logo, se tornará uma.

Há outro problema, há uma discrepância crescente entre protestantes e católicos americanos no campo da fidelidade devota, e isso é algo que é um péssimo presságio para a Igreja Católica dos EUA…

Entre os protestantes, aqueles que levam sua religião a sério permaneceram inalterados de 27%, mesmo com a porcentagem geral de protestantes caindo de 63% para 50% entre 1974 e 2013. Enquanto isso, o número de católicos permaneceu praticamente o mesmo, em 26% para 25% da população americana no mesmo período, mas o número de católicos que levam sua religião a sério caiu de 12% para apenas 7%. Acho que aí está a chave de tudo.

Agora é hora de interpretar todos esses dados.

Quando olhamos para o protestantismo, o que vemos é um colapso total e completo, a ponto de estagnar. Em apenas um período de dez anos, entre 2007 e 2018, vemos uma estagnação total – crescimento líquido zero – de todo o protestantismo nos Estados Unidos. No entanto, em um período de quarenta anos, vemos algo muito maior - uma perda de 13% da população dos EUA. Durante esse mesmo período, houve um crescimento de 34% na população dos EUA. O que significa que o protestantismo americano começou a perder força em algum momento da década de 1970, em relação ao crescimento populacional geral, mas ainda assim conseguiu ganhar novos membros, diminuindo ano após ano, até chegar à década de 2007 a 2018 em que apenas se atrapalhou e parou. Essa foi a década em que o protestantismo morreu na América. Começaremos agora a testemunhar sua decadência gradual, à medida que o resultado biológico começa a se desdobrar. As principais denominações protestantes já estão começando a ficar cinza. A idade média de seus membros cresce a cada ano que passa. Nas próximas décadas, vamos testemunhá-los vendendo suas igrejas para equilibrar suas contas, à medida que suas congregações diminuem à medida que os membros morrem. Na melhor das hipóteses, o protestantismo mainstream tem cerca de três décadas restantes – e isso é ser otimista.

O evangelicalismo sobreviverá um pouco mais e, dentro de cerca de três décadas, quase todos os protestantes americanos serão de alguma forma evangélicos (batistas, pentecostais e não denominacionais). No entanto, apesar do crescimento bem-sucedido do evangelicalismo nas últimas cinco décadas, ele não pode crescer rápido o suficiente para superar a perda de protestantes tradicionais. O número geral de protestantes na América continuará a diminuir em um ritmo bastante rápido.

O catolicismo está aproximadamente no mesmo barco que o evangelicalismo quando se trata de sua parcela da população dos EUA. A Igreja Católica dos EUA está crescendo, mas não está crescendo rápido o suficiente, e isso significa que também perderá participação na população - cerca de 4% a cada década na taxa atual de crescimento da população dos EUA. Isso significa que o número de católicos americanos aumentará em relação aos protestantes americanos, mas continuará diminuindo em relação à população total dos EUA.

Então, quando olhamos para o desempenho geral das três formas dominantes do cristianismo americano, é isso que sabemos…

  • O protestantismo dominante está implodindo.
  • O protestantismo evangélico está crescendo, mas não rápido o suficiente para compensar a perda de protestantes tradicionais.
  • O catolicismo dos EUA ainda está crescendo, mas muito mais lentamente do que a população dos EUA.

Assim, a primeira pergunta que devemos fazer é POR QUE o protestantismo mainstream está implodindo? Para encontrar a resposta para isso, temos que olhar para o protestantismo dominante e que mudanças eles podem ter feito nos últimos cinquenta anos para explicar isso.

Quando se trata de liturgia e métodos de adoração, houve algumas mudanças aqui e ali, mas nada tão radical. Mesmo nos casos em que a liturgia protestante foi alterada, geralmente foram feitas acomodações para aqueles que não gostaram da transição. É bastante normal nas igrejas protestantes tradicionais encontrar duas formas de adoração no horário de culto semanal: tradicional e contemporânea. Então, quando se trata de adoração, isso é negativo. Os métodos de adoração não mudaram o suficiente para afastar os protestantes tradicionais, e quase sempre foram feitas acomodações para quem não gostou das mudanças sutis que podem ter ocorrido. Quanto aos protestantes tradicionais que queriam um estilo de adoração mais contemporâneo (evangélico), eles conseguiram. As principais denominações ficaram felizes em acomodar, e o fizeram. A maioria dos protestantes da linha principal agora tem uma escolha de estilo de adoração à sua disposição. Eles podem ir para o antigo culto litúrgico/hinário, ou podem ir para o novo culto contemporâneo/banda de louvor. Tudo o que eles precisam fazer é escolher entre 9h ou 11h da manhã de domingo.

Quando se trata de abordagem pastoral, novamente não parece haver muita mudança, exceto no gênero. Em algumas igrejas, o velho pastor Bob pode ter sido substituído pela jovem pastora Suzie, mas, fora isso, os pastores protestantes têm feito as coisas praticamente da mesma maneira que nos últimos cem anos. Os protestantes tradicionais que não gostam de pastoras sempre podem atravessar a cidade para outra igreja da mesma denominação, onde podem adorar com o jovem pastor John. Portanto, embora isso possa ter sido um problema para alguns protestantes da linha principal, não é um problema tão grande que não possa ser facilmente remediado dirigindo pela cidade de acesso.

Quando se trata de doutrina, no entanto, houve uma mudança muito grande nas principais igrejas protestantes. Um número bastante grande adotou abordagens muito liberais para as questões sexuais de nosso tempo. Quase todos eles adotaram o controle artificial da natalidade (contracepção) como perfeitamente normal, mesmo entre os casados. Quase todos eles permitem o divórcio e o novo casamento sem questionar. Um número crescente olha para o outro lado quando se trata de fornicação e coabitação. Um número crescente está aceitando relações homossexuais e o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo. E um número crescente está aceitando o transgenerismo agora. Estas são enormes mudanças que ocorreram nas principais denominações protestantes, começando a sério durante a década de 1970 e continuando até hoje. Poderia ser este o culpado por trás de seu rápido declínio? Eu penso que sim.

Em contraste, porém, as igrejas protestantes evangélicas mantiveram o ensino protestante tradicional sobre questões sexuais, com exceção da contracepção e do divórcio. De um modo geral, você não encontrará aprovação entre eles para coisas como: fornicação, coabitação, homossexualidade, “casamento” entre pessoas do mesmo sexo ou transgenerismo. Você pode encontrar algumas crenças peculiares sobre a profecia bíblica e os dons do Espírito Santo, mas quando se trata de ética sexual cristã, é bastante direto e estreito. Isso pode explicar seu relativo sucesso na América protestante. Agora, para aqueles que podem ser tentados a dizer que são os estilos de adoração contemporâneos do evangelicalismo que tornaram seu sucesso possível, gostaria de apontar o que disse acima. Os protestantes tradicionais ofereceram isso como uma opção em muitas de suas denominações, desde a década de 1970. Não parecia fazer a menor diferença. Eles desmoronaram de qualquer maneira.

Então agora nós sabemos. O principal culpado por trás do espantoso colapso do protestantismo tradicional nos Estados Unidos foi sua rendição total à ética sexual do mundo moderno (modernismo). Falando por experiência pessoal agora, eu sabia disso muito antes de as estatísticas reais serem divulgadas. Quando eu era protestante, já nos anos 1990, lembro-me de amigos da família deixando suas denominações tradicionais (luterana, anglicana, metodista etc.) desvio. Eu poderia ter dito que isso estava acontecendo nos meus 20 anos! Agora, tenho as estatísticas para provar isso.

O dano causado ao protestantismo americano é agora irreparável. Levará quase um século para desfazer o dano que foi feito, e isso apenas se todos os jogadores ruins derem meia-volta e começarem a fazer a coisa certa agora. Eu não vejo isso acontecendo. Portanto, o evangelicalismo logo tomará o lugar do protestantismo tradicional como o novo normal em um futuro muito próximo, mas isso não significa que ele verá a mesma porcentagem da população dos EUA que o protestantismo tradicional já teve. Quando se trata de crescimento, o evangelicalismo não consegue acompanhar. O número geral de protestantes estagnou, perdendo pelo menos 8% da população dos EUA

Agora chegamos à conclusão final deste ensaio. O que os católicos devem fazer para reforçar nossa perda líquida de 4% da população dos EUA, começar a trazer novos convertidos além do crescimento populacional de 8% dos EUA e começar a levar os católicos a levar sua fé a sério novamente, de modo a reduzir tanto quanto possível aqueles que saem da Igreja?

Acredito que a resposta seja simples, mas não apaziguará nenhum dos lados ideológicos do catolicismo. Portanto, nem os tradicionalistas nem os modernistas vão ficar felizes com isso. Como ex-protestante, tendo sido criado nas denominações principais e evangélicas, e depois de passar 24 anos na Igreja Católica dos Estados Unidos, e tendo estudado esta questão tanto academicamente quanto por experiência, cheguei às seguintes conclusões.

Para atingir os objetivos acima, a Igreja Católica dos EUA deve adotar o seguinte…


1. A Ortodoxia Doutrinária é absolutamente essencial, especialmente em questões sexuais. Os bispos devem esmagar qualquer dissidência doutrinária dentro de suas dioceses. Os padres não devem ter medo de pregar o ensino católico autêntico do púlpito, não importa a quem isso possa ofender. Os bispos devem apoiar os padres que fazem isso. O protestantismo tradicional provou que nada mata o cristianismo mais rápido do que jogar solto e rápido com a doutrina. Uma vez que você começa a ir contra os ensinamentos históricos da Igreja, você está convidando membros estabelecidos a sair e está dizendo a todos fora de sua Igreja que você não leva mais sua religião tão a sério. As pessoas vão sair e não haverá pessoas novas suficientes entrando para substituí-las.

2. Ofereça cultos tradicionais e contemporâneos em todas as paróquias. Quando digo tradicional, quero dizer TRADICIONAL. Não precisa ser uma Missa Tradicional Latina (Missal de 1962), mas pode ser uma Missa Nova (Missal de 1970) com hinos e cantos católicos tradicionais do período pré-conciliar, juntamente com postura ad orietem para o padre, sinos e incenso, bem como a comunhão administrada na língua ajoelhado. Eu não posso enfatizar isso o suficiente. No mínimo, o método tradicional deve ser usado em todas as freguesias, havendo a opção de um método contemporâneo, se assim o desejar. Tradicional deve ser a norma. Contemporâneo deve ser permitido mediante solicitação. Por que? Porque todos os dados internos da Igreja Católica mostram que os jovens católicos tendem a preferir os modos tradicionais de culto aos métodos contemporâneos. São os católicos mais velhos que querem o culto mais contemporâneo. Devem sempre ser acomodados quando pedem, mas devem pedir primeiro. A juventude quer adoração tradicional, e a juventude é o que a Igreja precisa mais do que qualquer coisa agora. Quando digo contemporâneo, quero dizer moderno, mas não abusivo ou inovador com a liturgia. A IGRM deve ser seguido e o respeito DEVE ser mostrado pela Eucaristia. No entanto, música contemporânea pode ser usada, o padre pode celebrar versus populum, mas pelo bem da Eucaristia, o padre deve realmente tentar fazer com que os paroquianos recebam na língua, se assim o desejarem.

3. O cuidado pastoral deve ser relevante para a juventude, e relevante não significa aceitação do pecado! Os jovens de hoje querem ser desafiados por sua fé religiosa, não mimados por ela. Eles querem ser ensinados, mas não patrocinados. O novo Catecismo da Igreja Católica e o YouCat dão bons passos na direção certa. Contudo, isto não é o suficiente. Os Bispos Católicos dos Estados Unidos, trabalhando em conjunto com as iniciativas da mídia moderna, devem produzir vídeos divertidos e envolventes, bem como sites interativos e aplicativos para smartphones. Os jovens de hoje querem experiências audiovisuais e interativas para aprender, mas quando se trata de conteúdo, eles procuram a ortodoxia tradicional que pode ser explicada a eles de maneira que faça sentido. Eles não estão procurando maneiras de “quebrar as regras”. Eles estão procurando razões pelas quais devem seguir as regras. Eles não se importam com um pouco de “fogo e enxofre” se for acompanhado por uma quantidade igual de amor e lógica.

Ao seguir esses três passos, estou absolutamente certo de que a Igreja Católica dos EUA pode fechar a lacuna de 4% na parcela da população e passar para uma parcela maior da população nas próximas décadas. Também tenho certeza de que podemos começar a fazer com que os católicos levem sua fé a sério novamente, aumentando assim a quantidade de retenção de membros à medida que os jovens católicos crescem e envelhecem. Não vejo outra maneira de conseguir isso. Devemos aprender com os erros de nossos irmãos protestantes tradicionais, tirar uma lição de nossos irmãos protestantes evangélicos e, então, construir sobre ela com o que só podemos oferecer - a autêntica e plena fé cristã que Jesus Cristo deu à sua Igreja Católica.


Nenhum comentário: