terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Ditadura da Nicarágua Setencia Padre a 10 anos de Prisão.


Com acusações que são corriqueiras também no Brasil, o padre Oscar Benavidez Dávila foi sentenciado a 10 anos de prisão na ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua. Acusação: fake news e  conspiração contra regime do ditador. O que motivou a prisão? Postagens do padre em redes sociais. 

Ele não é o primeiro padre acusado de conspiração contra o regime na Nicarágua. Já são nove e o país já tem mais  de 200 presos políticos.

Claro, mentir a favor do regime ou da ideologia do regime não é fake news nem na Nicarágua, nem no Brasil. Postagens nas redes sociais virou ato gravíssimo, pode ser pior que assassinato, aqui e na Nicarágua.

Vejam abaixo o relato da prisão do padre Oscar pelo site Catholic World Report. Traduzo abaixo:

Ditadura na Nicarágua condena padre crítico do regime a 10 anos de prisão

A ditadura na Nicarágua, liderada pelo presidente Daniel Ortega, condenou o padre Óscar Danilo Benavidez Dávila a 10 anos de prisão pelos supostos crimes de “conspiração” e “difusão de notícias falsas” em detrimento do regime.

O site de notícias Despacho 505 obteve acesso ao veredicto a portas fechadas e informou em 4 de fevereiro que o Tribunal Distrital do Décimo Julgamento Criminal de Manágua, presidido pela juíza Nancy Aguirre, havia condenado o padre em 24 de janeiro.

Segundo a decisão, após um julgamento repleto de irregularidades, o padre foi condenado a cinco anos de prisão pelo crime de “divulgar notícias falsas” e outros cinco por “minar a segurança e a soberania nacional”.

Além disso, o padre católico foi multado em 49.917 córdobas, cerca de US$ 1.350.

Benavidez, 50 anos, conhecido por ser um crítico da ditadura, está preso desde 14 de agosto de 2022, quando foi preso após celebrar uma missa na capela da Conceição de Maria, na diocese de Siuna.

Ele foi considerado culpado em 16 de janeiro e a promotoria estadual pediu uma sentença de oito anos de prisão. No entanto, o tribunal condenou-o a 10 anos.

Despacho 505 observou que Benavidez é o primeiro padre condenado por “conspiração e crimes cibernéticos, crimes inventados pelo regime de Daniel Ortega e [sua esposa, vice-presidente] Rosario Murillo para prender opositores”.

Segundo a defesa do padre, durante o julgamento o suposto “crime” que ele cometeu foi expressar sua opinião em uma postagem nas redes sociais.

A agência de notícias nicaragüense Mosaico informou em 16 de janeiro que a única audiência de julgamento durou menos de oito horas.

No total são nove clérigos nicaragüenses que a ditadura acusou do crime de “conspiração”, incluindo o bispo Rolando Álvarez, que foi preso junto com outros padres por volta das 3h da manhã de 19 de agosto de 2022.

Um relatório recente do Mecanismo para o Reconhecimento de Presos Políticos, endossado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), indicou que o número de presos políticos na Nicarágua aumentou para 245 em janeiro de 2023.

---

Rezemos pelo padre Oscar, os outros padres e todos os presos políticos da ditadura nicaraguense.



Nenhum comentário: