sábado, 25 de maio de 2024

Os Jesuítas por Um Jesuita: "Estamos em Terrível Declinio. Temos Abusadores Sexuais"

O padre Julio Fernández Techera, padre jesuíta e reitor da Universidade Católica do Uruguai, escreveu um ensaio crítico amplamente divulgado sobre a Companhia de Jesus alertando que a ordem, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1534, está em “profundo declínio”. .”

O texto fala inclusive do jesuíta Marko Rupnik, pintor  abusador sexual de freiras protegido do papa Francisco, que continua exibindo suas pinturas no Vaticano e até no Brasil.

Para mim, que estudei em colégio jesuíta nos anos 80, e vi que todos os professores e padres (talvez com exceção do diretor) eram esquerdistas, acho que o alerta do padre Techera está bem atrasado. Mas está valendo. 

O ensaio do sacerdote Techera de 57 anos intitula-se “Ad Usum Nostrorum III” (“Para Nosso Uso III”), dirigido aos seus irmãos jesuítas. O documento, que circulou originalmente na Companhia de Jesus, foi publicado recentemente pelo jornalista espanhol Francisco José Fernández de la Cigoña em seu blog no Infovaticana.

Este é o terceiro documento de uma série que Fernández iniciou em 2022, quando escreveu seu ensaio inicial (“Ad Usum Nostrorum”), observando que há muito tempo se sente insatisfeito com a situação na Companhia de Jesus, ao mesmo tempo que deixa claro que ele não está passando por uma crise vocacional nem pensa em sair.

Publicou o segundo ensaio um ano depois, em abril de 2023. Nesse texto expressou o seu apreço pelas muitas respostas que recebeu, também de jovens jesuítas, e mesmo de alguns que não concordavam com ele, mas lhe agradeceram pela oportunidade de debater e propor uma revisão do despacho.

O terceiro ensaio de Fernández tem data de 22 de abril. O novo texto traz o subtítulo “Algumas Considerações sobre o 'De Statu Societatis 2023' ('Sobre o Estado da Sociedade 2023')”, em referência ao relatório geral produzido pelo superior geral da Companhia de Jesus, neste caso o padre venezuelano Arturo Sosa, em colaboração com os procuradores (que avaliam o estado da ordem), que se reuniram em maio do ano passado em Loyola, Espanha.

O texto está originalmente em espanhol, pode ser lido clicando aqui. clicando aqui.


Nenhum comentário: