terça-feira, 7 de maio de 2024

Uma Defesa Católica da Monarquia

 


Apenas recentemente passei a morar em Portugal. No último dia 25 de abril fez 50 anos de queda da ditadura de Salazar aqui e vi como as escolas dos meus filhos tratam Salazar ("Salazar é maluco", disse meu filho ao sair da aula). Eu também resolvi estudar a história de Portugal pois meus filhos iriam entrar no meio do ano então não sabiam nada. Eu me prontifiquei a ensinar a eles. Comprei dois livros (um católico e um ateu) sobre a história de Portugal e fiz um resumo para eles.

Portugal fez revolução republicana em 1910, muito depois do golpe militar republicano no Brasil, e depois de assassinar seu rei em praça pública (em 1908).
 
Hoje a bandeira de Portugal é vermelho (cor dos carbonários que mataram o rei) e verde (não consegui entender por que o verde, a única explicação que vi foi que era influência do golpe do Brasil).

Antes da república, as cores da bandeira de Portugal eram branca e azul. 

Eu tentei ver se havia monarquistas portugueses vendendo a bandeira da monarquia durante as celebrações do 25 de abril, mas não vi nenhum. Não vi nem camisa com a bandeira da monarquia de Portugal a venda. 

Hoje, vi a indicação deste excelente livro acima que faz defesa da monarquia em termos católicos mesmo quando o rei é protestante.

Precisamos de um livro feito para católicos mesmo para países ditos "católicos"

Se eu sou monarquista? Não sei bem o que a pergunta quer dizer. Mas creio realmente que apesar dos problemas comuns a todos os regimes políticos, a monarquia me parece mais óbvia, mais católica e menos corrupta.

E tenho a honra de ser amigo do Princípe Dom Bertrand. Viva Dom Bertrand, homem católico e supremamente inteligente!



Um comentário:

Eduardo Ramos disse...

Se a monarquia daria certo, isso eu não sei. Mas o que vemos hoje com as repúblicas, não precisa dizer mais nada. Golpe atrás de golpe!