segunda-feira, 8 de julho de 2024

França: Quem Ganhou?

Estava eu ontem no domingo preocupado com coisas familiares quando vi o resultado das eleições na França e de repente pulou no meu celular (que praga!) um texto do Diogo Mainardi dizendo que Macron tinha ganho as eleições. Mas os números não diziam isso. 

Bom, as eleições parlamentares da França são por distrito para disputa de 577 cadeiras no parlamento.  São dois turnos. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa ter mais de 50% dos votos. Caso contrário, vai para o segundo turno contra um ou dois candidatos (caso um tenha 33%, outro 30% é outro 20%, por exemplo).

Nesta vez, para evitar a vitória dos candidatos da direita, a esquerda fez desistir mais de 200 candidatos que iam para o segundo turno junto com mais dois para apoiar o da outra esquerda mais forte no distrito. Com isso dois candidatos de esquerda se juntaram contra a direita no segundo turno em vários distritos.

Ao final, a esquerda radical venceu em primeiro lugar, a esquerda de Macron ficou em segundo e a direita que tinha ganho a maioria das cadeiras no segundo turno, ficou em terceiro. 

Nenhum dos partidos atingiu a maioria para governar e todos se odeiam. O que vai acontecer? Caos.

Quem venceu?

Votos popular: a direita de Le Pen (37% dos votos, como mostra acima).

Em cadeiras: Esquerda Radical

Em manter o poder até 2027: Macron. Talvez seja isso que o idiota do Mainardi queira dizer.

Em governar: ninguém

Quem perdeu? A França e a Europa. Terror.

Salve Nossa Senhora das Graças.


2 comentários:

Juscelino disse...

Ou seja, como diz um colega... a esquerda só sai na bala. Chita. Ou azeitona. Gordal.

Anônimo disse...

Até hoje não sei que tipo de pessoa é Diogo Mainardi. Tudo que descobrir, depois da chegada da internet, é que ele pertencia a grande de jornalistas amorais e imorais, que vivem das vasta grana pública, seja direto do executivo, ou de parlamentares (direta ou indiretamente). Não se ele ainda se alimenta disso, pois ele mesmo falou que o O ANTAGONISTA não utilizava verba pública, mas houve um evento ha uns anos atrás que descobriram que esse tablóide fez negociatas esquesistas com o poder público. De qualquer forma, pessoas como ele e até o Nando Moura sao pessoas de mentes distorcidas e sem apego pela verdade ou pela lógica dos fatos.