terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Pesquisa Educação no Mundo: Piorando e Tecnologia Ajuda a Piorar



A instituição Ipsos apresentou uma pesquisa sobre a educação mundial. A pesquisa envolveu 30 países e entrevistou diferentes gerações, desde boomers, que nasceram de 1946 a 1964, até a geração Z que nasceu até 2010. Entrevistar pessoas sobre perguntas que a resposta exige muito conhecimento não é tarefa fácil. Podem aparecer respostas contraditórias. A pesquisa mostra isso por exemplo com a Indonésia, que costuma ter notas muitas baixas em testes de edcuação, mas boa parte da população acha que a edcuação no país é boa. Enquanto no Japão, cujos alunos tiram notas muito altas nos testes, se avalia que a educação lá está muito ruim. Para se avaliar bem a educação é necessário ter tido uma ótima educação em casa ou na escola.  

Por outro lado, é muto importante termos a percepção da população sobre a educação, é ela que vai mover os políticos a fazerem algo.

Assim, por exemplo, o fato de nos Estados Unidos 33% acharem que a ideologia dos professores é um grande prejudicial para a educação é dado muito improtante. Essa preocupação é  maior entre todos os países avaliados, mas países como Espanha, Hungria. Polônia e Coreia tambem se preocupam com isso.

Interessante ver que as pessoas acham qur a tecnologia está sendo cada mais um prejudicial para a educação. Sim, eu como professor avalio que a tecnologias são terríveis em muitos aspectos. 

Em suma, é uma pesquisa que tem muito a dizer. Vale muito a pena uma análise.

Aqui vão alguns gráficos da pesquisa:








2 comentários:

Eduardo Ramos disse...

Educação de excelência é a do IME e do ITA. Seu filho é um privilegiado. O resto é resto! Digo isso na condição de professor. O que se pode esperar de um modelo que tenta implantar nas federais uma pseudo- disciplina chamada "afromatemática" . PQP!!!

Anônimo disse...

Olá professor, bom dia! Post muito interessante, obrigado. Eu não fui entrevistado (rs), mas a percepção é essa mesma. Trabalhando na educação também, o que observo é uma imaturidade cada vez maior no meio acadêmico. E isso gera profissionais desmotivados, com consequências óbvias.
Dom Tihamer Toth, num de seus livros, diz que o que mantém uma sociedade unida é a educação moral. Eu concordo com ele. A formação técnica tem sua importância, mas é secundária. E nossas escolas só prezam pelo ensino técnico.
Antigamente, pelo que me consta, o ensino moral era resguardado pelo menos pela Igreja, que cobrava a sociedade sobre isso. Hoje, na maioria dos lugares, a Igreja não está mais ativa nessa questão educacional e com isso nossos jovens perdem o principal.
A discussão iria longe, mas paro por aqui. Obrigado mais uma vez e até breve!