Foi criado um site dedicado exclusivamente para explicar quem são os cardeais. São tantos e tantos, a Igreja extrapolou na mania de dar cargos. Lembro do paradoxo que identicaram no Reino Unido, quanto mais a Inglaterra perdia colônias mais o setor relacionado a cuidar das colônias contratava gente. Também lembro de outro paradoxo moderno, quanto mais avançada é a medicina mais a cultrua da morte avança. Em tempos em que muitos do clero se afastam da propagação do cristianismo pelo mundo existem cada vez mais cardeais.
Bom, mas divaguei. Vamos para o caso do site dos cardeais. Foi criado o site "The College of Cardinals Report" que traz a biografia de cada cardeal e os analisa. É dito que a criação do site foi feita a pedido dos próprios cardeiais que desejavam conhecer os "colegas".
O site nos apresenta de cara aqueles cardeiais que considera possíveis próximos papas , "papabili".
Entre os cardeais, só conversei pessoalmente com um deles na minha vida, cardeal Raymond Burke, que não é papabili (conservador demais para esses tempos sombrios) e só vi pessoalmente outro, cardeal Peter Erdo, da Hungria. Assisti a uma missa dele em Budapeste. Cardeal Erdo está entre os papabili. Gostei muito do cardeal Erdo.
Além disso, só acompanho de perto o que dizem o cardeal Sarah e o cardeal Burke. Entre os papabili torço para Erdo e Sarah se tornarem papas.
Mas nao faço ideia da políticas e conversas internas entre os cardeais. Só sei que Francisco tem nomeado inúmeros, então, em tese, boa arte deve ser "progressista". Mas também sei que todos sabem da bagunça doutrinária e administrativa que Francisco trouxe para a Igreja. Francisco, para mim, é o pior papa da história, então o futuro papa, se quiser seguir realmente Cristo, terá uma montanha de problemas.
São 253 cardeais, sendo 149 nomeados por Francisco (59%), 63, por Bento XVI e 41, por João Paulo II. Cardeal Erdo foi nomeado por João Paulo II, e os cardeais Sarah e Burke foram nomeados por Bento XVI. Dos 253, só 140 votam para escolher o novo papa, destes 110 foram nomeados por Francisco (78,5%). Apenas 6 nomeados por João Paulo II votam (entre eles, Erdo). 24 dos que foram nomeados por Bento XVI votam.
O site é muito importante para os cardeais e nós leigos. Obrigado aos criadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário