quarta-feira, 17 de junho de 2026

Papa Quer "Mover Igreja para Frente", com Base no Vaticano II


Para mim, ficou claro hoje: a ideia é "progressista"; é criar uma nova igreja, com base em nada teológico, não sustentada em Cristo, mas no mundo, no mundo das ideologias humanas da moda.

Ao ser perguntado sobre o que vai fazer com relação à Fraternidade de São Pio X, que deseja consagrar bispos e o Papa não autoriza, Leão XIV respondeu:

“Estou considerando fazer outro apelo e dizer: ‘Não façam isso, vamos tentar viver a comunhão da Igreja.’ Mas a escolha é deles. Precisamos entender o que isso significa para eles e para a Igreja. Certamente, a divisão entre os cristãos é um ponto doloroso. No entanto, eles se recusam a aceitar alguns elementos fundamentais da Igreja, a começar por vários pontos do Concílio Vaticano II. Se fizerem essa escolha, lamento. Mas precisamos seguir em frente ("move forward").”

Que doutrina estabeleceu o Vaticano II?

Nenhuma. 

Que elementos são fundamentais, mas não são doutrina, muito menos dogmas?

Não se sabe. Se existirem, não são dogmas; então, não são relevantes a ponto de provocar cisma.

Eu detesto gente com poder financeiro, com sorrisinho no rosto, a determinar éticas anticristãs. Isso vale para todos os poderosos. 

O Papa está ameaçando a Fraternidade, pois detém o poder financeiro e até o poder doutrinal, e faz tudo isso com o sorriso calmo e condescendente dos poderosos. Isso não é ser "servo dos servos".

Mas eu vou lhes dizer uma coisa: Cristo é mais forte. Não excluam a possibilidade de que um cisma, destrua a hierarquia poderosa de hoje e crie uma nova e mais forte Igreja Católica. Os poderosos do clero deveriam estar conscientes de que, se exigirem demais, podem destruir a si mesmos. Ninguém de boa alma cristã se ajoelha por moda ideológica. Só os anti-religião.

Só há uma conclusão lógica  para as palavras do Papa:

Deseja-se criar uma nova igreja, afastada do passado, com base no Vaticano II, que, enquanto não criou nada de novo doutrinário, abriu as portas para as ideologias humanas imbecis, do tipo que abençoa gelo.

Todos os verdadeiros católicos perceberam isso. Há inúmeros posts que desmontam a argumentação de Leão XIV.




































Rezemos por uma intervenção divina. Apelemos a Cristo e Nossa Senhora. Não há poderes humanos para evitar a catástrofe dentro da Igreja, "eles tomaram o poder".

Só nos resta acreditar na ressurreição da "noiva de Cristo". Está no Calvário.



9 comentários:

Eduardo Ramos disse...

Sim, neu Amigo! Quem sabe esse seja o processo rumo ao derradeiro milagre!

Marcelo Matteussi disse...

Dr. Pedro, entendo perfeitamente todo o post e comungo de muitas das preocupações que ele trás, mas tenho pra mim que o Santo Padre está certo nessa questão. Também vejo algo que a Fraternidade infelizmente nega de fundamental da constituição da Igreja. Ela nega que haja assistência do Espírito Santo em documentos não dogmáticos. Nosso Senhor garantiu que a Igreja visível não poderia ensinar o erro em matéria de fé e de moral. Mas a Fraternidade vem e diz: sim, a Igreja ensinou o erro, senão diretamente no CVII, indiretamente pelas suas ambiguidades e depois mediante os documentos ulteriores que consolidaram a interpretação heterodoxa do Concílio. Isso realmente é algo que vai contra ponto elementar da fé católica. Eu penso que essa situação não é tão complexa. Se é de fé reta e católica que o Espírito Santo impede a Igreja de ensinar objetivamente o erro (como que uma "função negativa" da assistência divina à Igreja no que concerne a documentos não dogmáticos, o dito "magistério meramente autêntico") isso significa que os textos problemáticos do Concílio e do magistério pós-conciliar são, na pior das hipóteses, ambíguos, com ao menos um sentido reto e católico possível. Logo, convinha à Fraternidade aceitar o diálogo com Roma e mostrar a todos qual a interpretação ortodoxa conforme a doutrina tradicional. Se NESTE PONTO fossem negados por qualquer cardeal interlocutor subversivo, então aí a Fraternidade estaria sendo injustamente alijada. Mas ao fazer isso "ex ante" e com base numa alegação discrepante do dogma da indefectibilidade da Igreja, ela escorrega gravemente, incide numa posição (nada tradicional) com sabor de heresia e desperdiça uma chance de ouro de contribuir para o resgate da tradição, demitindo-se temerariamente da comunhão eclesial por culpa própria. Deus nos ajude a enfrentar essa crise terrível, a passar por essa tempestade, sem nos juntarmos aos heterodoxos, mas também sem cair da barca no mar que quer nos engolir. Tenhamos fé. A fé que faltou aos apóstolos que se desesperaram enquanto Nosso Senhor dormia e foram repreendidos como homens de pouca fé.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, pelo comentário, meu caro. Tendo a concordar que a Fraternidade tenha errado em alguns momentos. Mas não no que você falou.
Discordo de seus fundamentos completamente. E discordo dizendo " graças a Deus". Nosso Senhor não garantiu o que você falou, graças a Deus. Vários documentos da Igreja na história foram erros. Apenas nos dogmas nos seguramos. O Concílio Vaticano II não errou, pois não trouxe nada de novo em dogmas, mas trouxe avanços "pastorais" e litúrgicos equivocados.
E mais importante, o Vaticano II não deveria ser fundamento para provocar cismas. Mas o é pelo péssimo uso que fizeram dele.
Abraço.

Marcelo Matteussi disse...

Sim, mas erros em questões alheias à fé e à moral (políticas, sociais, pastorais, litúrgicas, militares etc.). A Fraternidade vem e diz: a Igreja ensinou o erro em matéria de fé e de moral. A Igreja não pode propor universalmente aos fiéis um erro contrário à fé e aos costumes. A Fraternidade diz o oposto. Ou, se ela diz que os erros se limitaram a questões alheias à fé e à moral, desfalece completamente a sua alegação de estado de necessidade. Sua posição se torna insustentável diante do princípio da não contradição. Ela se coloca numa situação sem saída: ou diz que a Igreja impõe o erro de fé e de moral e que isso justifica a sagração de novos bispos que conservem a fé verdadeira, mas incide daí em recusa do dogma da indefectibilidade, ou conserva o dogma e torna o dito estado de necessidade inexistente (e portanto, a legitimidade das sagrações), porque se a fé, com todos os problemas da crise, mantém-se intacta, desaparece a necessidade de sagrações sem mandato pontifício "em estado de necessidade".

Anônimo disse...

Prezado Pedro,
A Igreja Católica, assim como seu Divino Esposo, caminha para seu calvário. Guardemos a fé.
Valei-nos Virgem Santíssima.

Emanoel

Anônimo disse...

Acho que você não entendeu o centro do problema; e esse é o problema de carregar a mentalidade modernista. Papa Leão (e seu antecessor) padece desse mal: as ideias modernas cegaram o clero. Hoje temos uns 160 bispos todos envolvidos em crimes (e pecados mortais) de abusos (senão estupros) de garotos, logo contra a dignidade humana. Mas estes papas NUNCA afastaram esses homens. Leão e Francisco são papas puramente políticos e ideológicos. A fé e os dogmas da igreja foram jogados fora. Aqui está o centro: a FSSPX está com os pés em ambos e isso prova que estamos diante de perseguição e não de justiça. Você não está vendo isso e age por uma idolatria a um clero claramente apóstata.

Adilson disse...

Olá, Dr Pedro.

Boa postagem. Rica e esclarecedora.
Quero contribuir com uma provocação:
Esses dias (acho que dia 14 ou 15, não lembro) tivemos uma grande celebração nos EUA por ocasião do aniversário de Donald Trump. A festa reuniu honrarias ao Trump, um tipo de marketing ao UFC e uma espécie de invocação ao espirito conservador local bem como um chamado à mentalidade patriótica e aos valores do povo americano. Evidentemente, claro, há hoje muitos elementos liberais misturados ao conservadorismo de lá, mas o nucleo central ainda é forte, e Donald Trump ser presidente prova isso. O povo de lá quer isso e Trump, Rubio e J.D. Vance estão promovendo isso
E aqui entra minha provocação: o que os dois últimos papas e o a grande parte do clero têm feito por nós? O que eles tem discursado e praticado para defender o que deveriam defender? O Vaticano não é um estado? Por que não está promovendo o mesmo que Trump?
Santo Deus! Por que temos hoje, como foi colocado num dos comentários, 160 bispos e mais não sei quantas centenas de padres molestadores de inocentes e jovens? Por que ninguém ver isso? Por que? Por que SUPERESTIMAR falhas ou erros da FSSPX quando essas falhas são infinitamente menor que a BRUTALIDADE E VIOLÊNCIA SEXUAL própria de Sodoma? O papa desde Francisco (e acho que até João Paulo II) vem prevaricando e nada feito contra tal monstruosidade!!!
Isso é o quê, Dr Pedro, responda! Que diabos de PERVERSÃO e DESTRUIÇÃO de almas são essas que cega até mesmo homens como padre José Eduardo, pároco da Paróquia São Domingos? Gosto desse padre, mas sinceramente, ele age duro e exagera contra a FSSPX e Dom Lefebvre inclusive citando nominalmente, mas... por que até hoje não faz um discurso DURO, ENFÁTICO e NOMINAL contra arcebispos, monsenhores, padres, freis, etc e até contra o próprio papado??? Santo Deus! Milhares de crianças hoje adultas são hoje em sua maioria pessoas doentes (e suicidas), depressivas, alcóolatras e viciadas em drogas por causa da imensa onda de MOLESTAÇÕES praticadas por religiosos da SANTA IGREJA CATÓLICA!

E aqui, peço que o Sr Mateus Matteussi, faça uso da FACULDADE DE COMPARAR e responda:
1) Um homem que lutou (e até desobedeceram ao papado contra o CV II) para preservar a Tradição na aplicação dos Sacramentos e celebração da Missa causa destruição nas almas católicas que receberam tal benefício?
Melhor colocando:
2) preservar a Tradição na aplicação dos Sacramentos e celebração da Missa e levar isso ao mundo, causa depressão, alcoolismo, vicio em drogas e suicídio nas almas?

3) Por favor, Mateus cite associações e grupos de famílias de vítimas de um clero preservar a Tradição na aplicação dos Sacramentos e celebração da Missa e levar isso ao mundo!!!!

4) Por favor, Mateus, cites alguma noticia ou documentos que informe quantos milhares de dólares da Igreja foram gasto com católicos vítimas da preservação da Tradição na aplicação dos Sacramentos e celebração da Missa!!!

Santo Deus! Por que no Brasil toda crueldade e tenebrosidade praticada pelo clero não ganha noticias em algum canal de TV ou nos youtubers de padres ou leigos influencers?

Concluo a você, Dr Pedro: estou pecando ao exigir que as pessoas sejam elas quem for que use a FACULDADE DE COMPARAR?

Pedro Erik Carneiro disse...

Não, meu caro. Cristo respondeu aos fariseus com uma pergunta comparativa, quando lhe perguntaram com que poder ele fazia milagres.
O exemplo perfeito é sempre Cristo.
Abraço

Anônimo disse...

A intenção de criar uma nova igreja? Meu caro Pedro, o liberal e herético modernista CVII já criou uma nova igreja, criou uma nova doutrina, criou um novo Evangelho, criou até uma nova missa antropocentrica e com a ajuda de 6 hereges protestantes.