domingo, 20 de junho de 2010

Velhas e Novas Moedas

O Marco Alemão foi a moeda oficial na Alemanha até a introdução do Euro em 2002. Mas agora o portal Börsennews de mercado de bolsa de valores na Alemanha vai disponibilizar os preços das ações em Marco Alemão, além de em Euro. O portal justificou a medida dizendo que 39% dos usuários do portal entrevistados esperam que o Euro seja abandonado na Alemanha e que o país volte a usar o Marco. O portal tem mais de 300 mil usuários.

A crise européia tem derrubado o Euro frente às outras moedas. Atualmente, 1 Euro equivale a 1,19 dólar, valor mais baixo em quatro anos. No ano passado, o Euro valia por volta de 1,5 dólar. E a União Européia, que em seus tratados não permite socorro financeiro aos seus membros, está usando um artigo sobre desastres naturais para ajudar a Grécia (Artigo 122 do Tratado de Lisboa). Neste momento, apenas o pacote de ajuda de 750 bilhões de euros tem evitado a total falência do Euro. E a Alemanha contribuiu com a maior fatia do bolo de resgate (147 bilhões de euros), o que irritou profundamente os alemães e derrubou a popularidade de Angela Merkel.

Mas o dólar também não oferece esperanças de estabilidade ou apreciação no futuro próximo, como mostramos no post abaixo, chamado“Mudança Tectônica“ na Política Fiscal, no qual discutimos a opinião de Alan Greenspan. E por isso, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse ontem que o país dele deseja que a sua moeda, Rublo, seja considerada como reserva de valor, como o Dólar e o Euro.

Moeda reserva de valor é aquela que é mantida pelos governos (bancos centrais) como parte de suas reservas estrangeiras. Ela tende a precificar os bens internacionais, como petróleo ou ouro. E permite que o país que emite esta moeda pague uma taxa menor de juros para financiar suas dívidas.

A economia russa teve uma queda abrupta no ano passado por causa da forte redução nos preços das commodities. O PIB retraiu 7,9%, a pior queda desde 1991. Mas Medvedev disse que ele visualiza uma nova hierarquia econômica que permite países como a Rússia e a China estabeleçam a agenda global. A Rússia, para ele, será co-fundadora de uma nova ordem econômica. Medvedev acha que o mundo precisa de pelo menos umas seis mais moedas reservas.

O presidente do Banco Central israelense, Stanley Fischer, lembrou que para que uma moeda seja considerada reserva, o país deve possuir um mercado de capital no qual se possa comprar e vender facilmente. O país deve oferecer um centro financeiro internacional, o que não é o caso da Rússia, no momento. Fischer disse ainda que uma nova moeda reserva não surge por ordem de autoridade (“New reserve currencies don’t emerge by fiat”).

Emitir uma reserva de valor pode reduzir consideravelmente a taxa de juros que um país paga para refinanciar sua dívida, mas o país deve possuir um mercado financeiro de ponta e manter um controle ainda mais apurado sobre a emissão de moeda e sobre a inflação. Além de usar taxa de câmbio livre. Não me parece que nem China, nem Rússia estejam preparadas agora para oferecer estas características.

Por outro lado, se a Alemanha voltar a usar o Marco Alemão será o fim do Euro, a França não irá sozinha continuar financiando crises fiscais nos países membros da União Européia, mas o Marco Alemão poderá facilmente constituir-se em reserva de valor.

Nenhum comentário: