quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tea Party mostra sua força de novo


Logo no início do governo Obama, ficou claro que a administração iria aumentar a presença do governo em muitas instâncias da sociedade. Obama usa um modelo de administração da extrema esquerda. Na economia, adota o keynesianismo, que usa os gastos públicos para incentivar o crescimento econômico. Nas questões sociais tem um discurso populista, incentiva a formação de uma sociedade secularizada, estimula a participação dos sindicatos e ONGs para a defesa de seu governo e procura estabelecer os inimigos de sempre da esquerda: imprensa e grupos da sociedade civil não ligados a sindicatos.

No ramo da imprensa, Obama, muitos membros do seu staff e parlamentares do partido democrata elegeram a Fox News, Rush Limbaugh e o Drudge Report como seus inimigos, especialmente a Fox News pelo alcance da programação da emissora. Dentro da Fox News, os inimigos declarados são Bill O'Reilly e Glenn Beck, que são os apresentadores de maior audiência do país em seus respectivos horários.

Entre o grupos da sociedade civil, como inimigo, ninguém é mais destacado do que o Tea Party. Tea Party é um movimento popular iniciado em abril do ano passado depois de uma série de protestos contra o governo Obama, porque percebeu que Obama pretendia aumentar o tamanho do estado e estava avançando sobre as liberdades individuais. O Tea Party tem esse nome para lembrar uma ação do colonos americanos contra a "taxação sem representação" da Inglaterra em 1773 em Boston. Eles também definem o TEA como "Taxed Enough Already" (já taxados demais), para ressaltar sua preocupação com o avanço estatal.

O Tea Party logo conseguiu apoio de alguns apresentadores e políticos, com especial destaque para Sarah Palin que foi vice na chapa do senador McCain, derrotado por Obama. O grupo ficou tão forte que domina os noticiários quando dá apoio a algum político em campanha.

Ontem, o grupo mostrou força novamente ao eleger dois candidatos dentro das primárias do partido republicano.

Christine O'Donnell derrotou o candidato Mike Castle em Delaware que foi nove vezes eleito parlamentar entre os republicanos. A vitória dela é creditada ao Tea Party e ao apoio de Sarah Palin, pois ela teve de lutar contra a direção do próprio partido que apoiava Castle. Não se sabe agora se esses apoios vão ser suficientes para derrotar o candidato democrata Christopher Coons nas eleições de novembro.

Em Nova York, nas primárias para o governo do Estado, Carl Paladino derrotou Rick Lazio e vai enfrentar Andrew Cuomo em novembro. A vitória de Paladino também é creditada ao Tea Party.

Os sindicatos e ONGs de esquerda são muito mais presentes como movimentos da sociedade civil tanto nos Estados Unidos como qualquer lugar do mundo. Mas a sociedade americana, diferentemente de qualquer outra, consegue também estabelecer movimentos conservadores que não são financiados pelo Estado e se tornam tão influentes que dominam o debate político. Esses grupos fazem muita falta em qualquer país. Eles melhoram em muito o nível do debate, fazem a sociedade avançar e contém o ímpeto absolutista de qualquer governo.

Nenhum comentário: