segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

"Não há Relação entre Carbono e Aquecimento Global"




O geólogo brasileiro da Universidade Federal do Paraná, Paulo Cesar Soares,  publicou um importante artigo em novembro de 2010, no International Journal of Geosciences. O artigo se chama Warming Power of CO2 and H2O: Correlations with Temperature Changes (O Poder de Aquecer do Dióxido de Carbono e do Vapor d'Água: Correlações com Mudanças de temperatura). O texto está aberto ao público, clique em "full text", quando acessar o link.

A pesquisa de Soares procurou investigar a hipótese da relação entre carbono e mudanças de temperatura.

O artigo é notícia no mundo, porque se junta àqueles que sempre disseram que não há correlação suficiente entre dióxido de carbono e temperatura para que possa ocorrer mudança climática provocada por esse gás, muito menos pela pequena porção emitida pelo homem (mudança climática antropogênica).

Depois do Climategate, em que foi observado que a comunidade científica está evitando publicar artigos que contradissessem a mudança climática antropogênica (uma forma nada científica de agir), aos poucos, a literatura científica parece que vai voltando às suas tradições e ficando aberta ao debate, abandonando a idéia de que há consenso entre aumento de carbono e aumento de temperatura.

O texto é complexo, como é natural ao tema.

Mudança de Clima envolve todos os fatores naturais (relevo, oceanos, radiação solar, correntes marítimas, emissão dos diversos tipos de gases, etc.) e toda a relação entre esses fatores, muitas vezes não ainda entendida pelo ser humano.

Sem falar que há uma quantidade muito reduzida de estações metereológicas no mundo e elas estão bastante concentradas no hemisfério norte (Estados Unidos e Europa), os dados históricos também não são constantes. O mesmo acontece com as estações que recolhem dados de emissão de dióxido de carbono (CO2). Os dados de carbono provém de 42 estações no mundo, sendo apenas 1 no continente sul-americano e uma na África.

Soares observa que a correlação entre temperatura e carbono é melhor explicada com temperatura sendo o "driver", isto é, é uma variação de temperatura que causa a variação de carbono (não antropogênico). Mais CO2 na atmosfera não implica aquecimento, apenas depois de meses de aquecimento é que a presença de CO2 se faz notar.

Quando avalia o aumento antropogênico de CO2 (queima de combustíveis fósseis ou queimadas florestais), a menor ou maior quantidade de CO2 não implica aquecimento ou esfriamento.

A umidade tem uma relação muito mais próxima com a temperatura. A relação de efeito está presente, sendo a umidade ou a temperatura os drivers. Isto é, há uma grande correlação entre os duas variáveis. Veja gráfico abaixo de Soares que mostra a temperatura em vermelho e a umidade em preto:


A principal conclusão de Soares é que CO2 não tem relação causal com aquecimento global. E que o gás não é poderoso o bastante para mudanças históricas de temperatura. Muito menos o efeito adicional de emissão de CO2 provocado pelo homem.

Veja o destaque dado ao texto de Soares por um site bastante conhecido no mundo aqui. É muito bom ver um brasileiro publicando artigos científicos no exterior, fato muito raro entre nossos acadêmicos.

Nenhum comentário: