quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Aborto: A Exceção do Estupro

-
 

Encontrei o poster acima no site de notícias Culture War Notes. O cartaz diz: "Eu merecia a pena de morte? Meu "crime" foi ter sido concebida por meio de estupro. Então da próxima vez que você ouvir falar das exceções do estupro e do incesto para se permitir o aborto, lembre de mim. Meu nome é Rebecca. Eu sou a Exceção."

Quantas Rebeccas existem no Brasil? Imagino que o carnaval, festa da carne, tenha produzido, infelizmente, muitos estupros, alguns destes geraram vida. Quantos Rebeccas tiveram a chance de conhecer o Brasil?

Sobre o incesto, eu já falei aqui de Krist Hofferber.

Por que o assunto é importante agora? Ora, ontem o Jornal Nacional anunciou que iria falar da campanha presidencial dos Estados Unidos. E abriu a reportagem com a história do candidato ao senado pelo Partido Republicano, Richard Mourdock, que disse que defende a vida mesmo em casos de aborto. O Jornal Nacional disse que além disso Mourdock teria dito que o aborto foi trazido por Deus (!).

Nossa! Será que ele disse isso?

Vamos ver. Mourdock disse, no original em inglês:

"I know there are some who disagree, and I respect their point of view, but I believe that life begins at conception. The only exception I have, to have an abortion, is in that case of the life of the mother. I’ve struggled with it myself for a long time, but I came to realize that life is that gift from God. And even when life begins in that horrible situation of rape, that it is something that God intended to happen.”

Traduzindo, em azul:

"Eu sei que há alguns que descordam de mim e eu repeito o ponto de vista deles, mas eu acredito que a vida começa na concepção. A única exceção que eu tenho, com relação ao aborto, é em caso de risco de morte da mãe. Eu tenho lutado comigo mesmo por um longo tempo, mas eu entendi que a vida é um dom de Deus. E mesmo quando a vida começa na situação terrível do estupro, é algo que Deus planejou que acontecesse para acontecer."

Eu acho que o verbo usado "to intend" (planejar, ter propósito) não está bem colocado, mas Mourdock está se referindo a gravidez e não ao estupro. Isto é, Deus teria planejado o nascimento da Rebecca e não o estupro. E a Rebecca lá de cima com certeza concorda.

Eu já falei aqui, respondendo a um comentário de um leitor, que, quando se trata de aborto, se você seguir a lógica, ou você defenderá a vida sempre ou a morte em qualquer caso. Vejamos:

1) A vida começa na concepção. Não se pode negar isso. A ciência não nega isso. Para mim, seria como negar que o universo não nasceu do Big Bang, só depois que a Terra existiu (aliás, não sei se sabem, mas a teoria do Big Bang é de um padre belga, George Lemaitre)

2) Se a vida nasce na concepção, qualquer aborto é provocar morte de alguém. Se é morte de alguém é crime.

3) Pois a partir da concepção já se tem um novo DNA, um novo código de vida de uma pessoa, que formará uma pessoa diferente da mãe;

4) Não se pode matar o feto dizendo que ele depende totalmente do corpo da mãe, pois esta lógica permitira que todos os dependentes de outros (crianças, idosos, doentes, etc.) pudessem ser mortos.

5) Então para estar logicamente certo: ou se defende a morte em qualquer caso que se deseje se livrar de alguém ou a vida em qualquer caso.

O site The American Catholic tem o mesmo entendimento que eu. Não poderia ser diferente em se tratando de um site católico.

Mourdock pediu desculpas pelo o que ele não disse. Ele disse que é contra qualquer violência, inclusive a violência sexual. Mas o assunto era aborto e não violência sexual.

Para finalizar, é interessante ver que o Jornal Nacional segue os telejornais de esquerda nos Estados Unidos. Pois o fato mais relevante de ontem não foi a fala de um candidato ao senado sobre aborto, mas sim a divulgação de um email mostrando que Obama soube duas horas depois do ataque à embaixada americana na Líbia que se tratava de um ataque terrorista de um grupo filiado a Al Qaeda. Mas passou duas semanas dizendo (incluisve na ONU) que o ataque tinha sido provocado por um vídeo sobre Maomé.

Em suma, assim como a MSNBC ou a CBS nos Estados Unidos, o Jornal Nacional torce pela vitória de Obama, mostra apenas aquilo que poderia afetar a candidatura de Mitt Romney, que é do mesmo partido de Mourdock. O Jornal Nacional não explica nem porque Obama está caindo nas pesquisas, apesar de citar o fato.



Nenhum comentário: