sábado, 10 de novembro de 2012

O Cataclisma da Vitória de Obama (vídeo e escritores católicos)

-

No vídeo abaixo, os estudantes comemoram a vitória de Obama gritando "socialismo", "Karl Marx" e um diz que votou em Obama porque é gay.


Por que esta segunda vitória de Obama é bem pior do que a primeira? Por que a base de campanha de Obama desta vez foi o ódio e ele venceu. Ele defendeu o ódio à vida (nunca ninguém defendeu tanto o aborto em uma campanha política), ódio aos ricos (base do ataque a Romney), ódio ao capitalismo (A tese econômica de Obama é maior presença do estado), ódio a liberdade religiosa.

O grande Edward Peters, renomado estudioso de lei canônica, disse que o que ele poderia falar sobre a eleição de Obama 98% já foi dito por três grandes escritores católicos. Com esta recomendacão, fomos ler o que disse George Weigel, escritor famoso especialmente por sua biografia de João Paulo II,  James Schall, padre jesuíta, professor da Georgetown University e autor de mais de 30 livros e Phil Lawler, editor da revista Crisis Magazine e autor de vários livros.

Dos três, eu, infelizmente, só conhecia Weigel, costumo ler regularmente o que ele escreve.

A eleição de Obama tem um impacto devastador na cultura americana, é isto que precisa ser revertido, é isto que dizem os três autores. Vou traduzir partes do que eles disseram.


1) George Weigel

O mais insano comentário  dizia que a eleição de 2012 "realmente não tinha mudado nada",  que com o presidente Obama ainda na Casa Branca, a Câmara ainda em mãos republicanas, e o Senado ainda controlado pelos democratas. A verdade da questão, é claro, é que ocorreu uma grande mudança em torno de 11:00 da noite da terça-feira, 7 de novembro, quando Ohio foi declarado para o presidente e a corrida presidencial efetivamente acabou. A saber:

Obamacare, a aquisição governamental de um sexto da economia dos EUA, já está definida em concreto no legislativo e a campanha progressiva para transformar números cada vez maiores de cidadãos em dependentes do Estado foi dada um grande impulso - com consequências eleitorais tão longe que os olhos não podem ver.

Uma guerra no Oriente Médio agora é quase certa, e mais cedo ou mais tarde, como se os anteriores três anos e meio de irresponsabilidade não bastasse, a abdicação do governo americano de responsabilidade em Benghazi (quando morreu embaixador americano) terá provavelmente convencido a massa crítica da liderança israelense de que eles não têm escolha, mas atacar as instalações nucleares do Irã em auto-defesa. O caos econômico resultante de um conflito militar no Golfo Pérsico (e além) vai aprofundar ainda mais a crise fiscal europeia e fazer uma recuperação americana ainda mais anêmica.

Os filhos e netos dos eleitores 06 de novembro foram condenados a arcar com o ônus do que é, certamente, uma montanha impagável de dívida, que, em qualquer caso, arrastará a economia para baixos.


A guerra cultural americana tem sido marcadamente intensificada, como aqueles que vaiaram Deus, celebrando uma licença de aborto sem restrições, canonizando Sandra Fluke, e sacramentalizando a sodomia na Convenção Nacional Democrata. A cauda da libertinagem avançará e será encorajada através do poder coercitivo do Estado, assim aprofundar o perigo de que um teólogo bávaro notável chama de "ditadura do relativismo".

Liberdade religiosa e da sociedade civil estão agora em maior perigo do que nunca, como o que já era a administração mais secularista e estatista na história vai, sem restrições por preocupações reeleição, acelerar seus esforços para trazer as livres associações para os pés do Estado.

Nada mudou?


Os europeus compreenderam isso, de imediato, mesmo que grandes áreas do punditocracy americano não fez. Um e-mail da Polônia, na manhã seguinte à eleição, expressou medo real para o futuro (preocupado com a Rússia de Putin). Outra, de Londres, sugeriu que a reeleição de Obama foi um cataclismo para a América semelhante a ruptura de Henrique VIII com Roma: uma mudança político-cultural-econômica, cujos efeitos seriam sentidos por séculos. Um amigo escocês (corretamente) previu sérios problemas para a Igreja Católica nos Estados Unidos, para o qual há muito tempo ele olhou para os modelos de liderança em lidar com o secularismo agressivo.

Nada disso foi surpreendente, no entanto. Cinco semanas antes da eleição, almocei com o chefe de Estado de um dos mais próximos aliados dos EUA europeus. Quando eu perguntei a ele como está nossa política aos olhos dele, ele respondeu, com mais de tristeza do que de raiva, "Está faltando grandeza na América". 


Não conhecendo Mitt Romney, pessoalmente, eu não posso dizer se este homem, obviamente, decente e bem-sucedido tinha o entendimento necessário para fazer o processo de renovação verdadeiro americano, como distinto do mantra de esperança e de mudança falsa que tinha seduzido tantos em 2008 .

Os temas para tal campanha não eram difíceis de imaginar, pois eles poderiam ter sido construídas em torno de uma reformulação das quatro liberdades de Roosevel:  A liberdade de religião: Nenhum burocrata do governo em Washington deve dizer como a comunidade religiosa deve conduzir seus assuntos. Livre do medo: Uma administração não vai tolerar a queima de embaixadas americanas e a tortura e assassinato de nossos diplomatas por bandidos da Al-Qaeda e seus aliados jihadistas. Liberdade de excelência e realização: engenhosidade norte-americana das restrições da interferência do governo vai liberar novas energias a criação de riqueza e distribuição de riqueza, como que a liberação capacita os pobres a levar uma vida de auto-responsabilidade através de trabalho honesto e digno. E a liberdade de dívida impagável: Seus filhos e netos não deve ser enterrados debaixo de uma pilha de lodo de extravagância a despejar para fora de uma capital nacional (e de uma administração) viciado em jogar oceanos de dinheiro em problemas.


É preciso um certo tipo de pessoas, vivendo virtudes indispensáveis para fazer mercado e a democracia trabalharem de maneira que a justiça, a prosperidade e desenvolvimento humano são os resultados líquidos da liberdade. Essa verdade elementar - reconhecido pelos nossos Fundadores, ignorados pela administração recém-reeleita, e evitado pelos libertários e consultores campanha republicana - tem de estar no centro da conversa sobre o futuro americano, e sobre o jogo de boa defesa durante os próximos difíceis quatro anos.

2) James Schall

A eleição presidencial de 2012 será analisada à morte. Ela vai ser comentada por anos ou décadas. Antes da eleição, ouvimos várias hipóteses sobre a sua importância: "O ano de 2012 verá a última eleição" livre "." Ele irá revelar um povo profundamente dividido, divididos sobre as questões mais fundamentais de certo e errado. É um "Eleição de Weimar." Esse foi o voto dos alemães na década de 1930 sobre quem iria governar o país. Eles não leram o líder do partido com cuidado, ou ver o que ele fez. "A maioria do país não é 'branco', mas 'marrom'." Eles dançam uma música diferente. "Nenhum voto unificado verdadeiro católico existe." 

A noção de que algumas coisas, especialmente os mais importantes, não deve cair no âmbito da jurisdição do Estado não é mais um dado adquirido. O Estado, com suas principais funções, a cuidar de todos, define o que é importante a partir de agora. Pode-se dizer que o nosso povo olhou friamente o Leviatã em seus olhos. Eles não vacilou quando ele trouxe para seu corpo. Estas são observações dramáticas, sem dúvida. Vamos agora esperar para ver o que acontece. Nós estabelecemos quem está no poder. Nós não vamos passar por este caminho novamente.

E no estabelecimento de que é para nos governar, nós revelamos nossas próprias almas. A liberdade de fazer o que queremos que Aristóteles falava enquanto democracias descrevendo está agora firmemente enraizada entre nós. Nenhuma oposição real será tolerada. Liberdade significa fazer o Estado exige.

Doutrinária ou diferenças litúrgicas podem continuar assim por algum tempo como os líderes e membros da igreja aceitarem as definições do governo. As antigas noções de caridade e de verdade reivindicada pelas igrejas como justificativas para suas atividades serão absorvidas pelas instituições estatais. Com efeito, teremos uma nova religião sincrética que pode conter tudo o que quer dentro das igrejas, mas todas as outras coisas humano-educação, ajuda, saúde, beleza, serão fornecidas pelo Estado, de modo que ele vai ser visto como fazendo tudo que as antigas religiões faziam.

No final, devo me perguntar: "Será que essas coisas acontecem?" Muitos delas já aconteceram. O que resta é a conclusão do Estado como o único fornecedor de bens morais, econômicas, culturais e até religiosos.  Os primeiros anos do século 21 estão rapidamente vendo a lógica de idéias políticas e filosóficas que, em suas origens, eram desvios da verdade. Nós testemunhamos não apenas uma aceitação voluntária destas idéias na ordem política através de eleições, mas também uma abdicação de raciocínio sério sobre elas na ordem pública.


3) Phil Lawler

Enfrentemos o fato. Nós perdemos uma eleição. Estamos em grave perigo de perder uma nação.

As eleições de 2012 foram uma derrota decisiva para a cultura da vida. Mas essa derrota não "por acaso" em 6 de novembro. Que foi o resultado de uma tendência muito tempo. Se não agir agora para reverter essa tendência, podemos esperar ainda mais desastroso derrotas em 2014, 2016, e mais além.

A re-eleição do presidente Obama-que fez o seu melhor para tornar o aborto legal irrestrito uma grande questão da campanha é apenas a mais óbvia das perdas do movimento pró-família sofreram. Em quatro estados diferentes, os eleitores escolheram a se mover para o reconhecimento legal de casamento do mesmo sexo. Até esta semana, quando os eleitores americanos tiveram a oportunidade de pesar propostas semelhantes, os resultados foram 32 vitórias para o casamento tradicional, 0 para uma mudança. Agora que perfeito registro foi quebrado, o momento mudou. Em Massachusetts, o eleitorado apenas um pouco derrotada uma proposta para legalizar o suicídio assistido, e da pequena margem de vitória para a vida é provavelmente atribuível ao fato de que a legislação foi muito mal trabalhada; defensores do suicídio certamente irão tentar novamente em breve.

Sim, perdemos, e perdemoa muito mal. Comentaristas liberais têm sido rápidos a concluir que a causa pró-vida/pró-família foi um fardo que os candidatos republicanos não podiam levar. Dan Gilgorff da CNN proclamou alegremente que "os resultados das eleições de terça-feira parecia marcar uma rejeição dramática da agenda da direita cristã ..."

Nossos problemas econômicos podem parecer mais urgentes hoje, mas as questões da vida familiar de que tipo de sociedade que escolhemos para se-ter tem muito mais impacto a longo prazo. 


Como apropriado, então, que o Papa Bento XVI proclamou neste Ano da Fé! Em sua audiência pública em 7 de novembro, por coincidência, no dia seguinte às eleições americanas, o Papa disse que os cristãos devem ajudar seus vizinhos secularizadas de reconhecer o "desejo misterioso de Deus", que é um aspecto inato da natureza humana. Temos que, segundo ele, levar nossos vizinhos "aprender ou re-aprender um sabor autêntico para as alegrias da vida." Todo homem e mulher na terra está predisposto a fé religiosa, e buscar o contentamento de uma família feliz. Se podemos ajudar as pessoas a perceber estes desejos, que são pré-programados em sua natureza, ainda podemos recuperar a nossa cultura e da nossa nação.

Mas como?

Primeiro, eu sugiro que, ao incentivar o casamento. Seja civil para casais não casados ​​que vivem juntos, mas não aceitam a sua situação como normal. Incentivar os casais que estão tendo tempos difíceis para ficar juntos. Próxima pela educação início em nossas casas e em nossos bairros. Eventualmente, temos de entrar na batalha para recuperar as escolas. Então, pela participação ativa na batalha pública de idéias. Uma vez que os meios de comunicação são hostis devemos estabelecer nossas próprias linhas de comunicação, e as novas mídias sociais nos dar ampla oportunidade. A maioria de todos, por exemplo. Famílias felizes são atraentes; nossos vizinhos vão querer saber nossos segredos.


Não podemos e não devemos esperar vitórias fáceis. Esta será uma campanha longa e difícil. As coisas podem piorar antes de melhorar. Na verdade, com a renovação do mandato da administração Obama, isto provavelmente acontecerá. Cardeal Francis George, fez o ponto de forma dramática, dizendo que "espero morrer na cama, meu sucessor vai morrer na prisão e seu sucessor vai morrer como um mártir na praça pública." Nós todos podem ter que pagar um preço para nossa fé, talvez não à custa de nossas vidas, mas ao custo de popularidade ou de situação profissional ou mesmo o custo de um trabalho. Mas corajoso testemunho não ficarão sem recompensa. Como o Cardeal George, disse, no longo prazo, uma Igreja fiel vai "pegar os cacos de uma sociedade arruinada e lentamente ajudar a reconstruir a civilização, como a Igreja tem feito tantas vezes na história humana." Se os cristãos suficientes estão dispostos a pagar o preço de nossa o sucesso está garantido.

Como podemos restaurar a cultura da vida nos Estados Unidos? É simples, realmente, não é fácil, mas simples: praticando nossa fé.


4) De canja, a opinião de meu candidato Rick Santorum 

(infelizmente não tenho tempo ara traduzir o que ele disse no vídeo, mas deixo o registro)




2 comentários:

avmss disse...

Wow! A análise dos três foram bem profundas, mais ainda foi a de Phil Lawler. Vou ficar com o conselho deste último: "praticar nossa Fé".

Abraço!

Pedro Erik Carneiro disse...

Eu já conhecia Weigel, ele sempre é bem didático na sua análise. Scall fez uma análise mais pontual (sobre o poder do Estado), mas citou um argumento bem forte ao comparar com a eleição do partido nazista em 1930 (eleição de Weimar). Lawler foi melhor em lembrar a questão do aborto e a ajuda que Obama teve da imprensa, ele também me lembrou outro texto que disse que os cristão vivem em território inimigo. Ele

Grande abraço,
Pedro Erik