terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Custo (financeiro e emocional) do Fim do Casamento

-

É assustador o que Melanie Phillips diz sobre os efeitos do fim do casamento tradicional no Reino Unido. O assunto vale para qualquer país.

Phillips é uma jornalista muito conhecida no Reino Unido, publica em vários jornais. Ela também tem um blog muito interessante que geralmente discute a cultura do secularismo e especialmente o conflito Israel-Palestina.

Vou traduzir algumas partes do texto dela (em azul):


A Grã-Bretanha parece estar se transformando em um reino de pessoas desunidas e solitárias.

Números recentes mostram um número cada vez maior de homens de meia idade e mulheres que estão vivendo sozinhos.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, quase 2,5 milhões de pessoas com idade entre 45 e 64 têm a sua própria casa, mas sem cônjuge, companheiro ou filhos a viver com eles. Desde meados dos anos noventa, este número cresceu mais de 50 por cento.

Esta tendência perturbadora era completamente previsível, como um dos efeitos maléficos da desagregação familiar

Porque, se um pai desaparece de sua vida ou de seus filhos, as crianças são muito menos propensos a querer cuidar de que o pai, quando ele ou ela se torna velho e frágil.

Esta quebra das ligações entre as gerações é absolutamente calamitosa. Para além do abandono trágico de pessoas para vidas solitárias, não pode haver comunidade sem um forte sentido de dever e compromisso com outras pessoas e a necessidade de cuidar deles.

O que esta sociedade tem cada vez mais jogado ao mar não é nada menos do que a idéia de parentesco, onde as pessoas estão entrelaçadas pelo sentido que pertencem um ao outro.

Em vez disso, nossa era pós-religiosa, pós-moderna, pós-moral premia acima de tudo a independência,  que é vista como essencial para cumprir seu potencial, sem quaisquer restrições ou interferência por qualquer outra pessoa.

Este fato, mais do que qualquer outra coisa ajuda a explicar o surgimento e ascensão de coabitação, e a razão pela qual muitos preferem coabitar ao casamento tradicional.

O ponto-chave sobre o casamento é que ele não é uma parceria ou um relacionamento, mas uma união em que duas pessoas se ligam uns aos outros para sempre em uma obrigação.

Por outro lado, aqueles que optam por conviver consideram a sua relação como uma parceria de indivíduos independentes - em que eles reservam para si o direito de optar, sem a obrigação de ligação de cada lado.

O fato é que eles não estão preparados para dar o salto de fé e amor que os une em um empate permanente de obrigação de outra pessoa. Quem pode se surpreender, portanto, que convivências rompem com muito mais freqüência do que os casamentos? 

Também não é surpreendente que um dos principais motivos por que o colapso convivências é a chegada de um bebê. Uma criança exige obrigação incondicional de outro ser humano. E é isso que coabitantes não querem.

Coabitação e desagregação familiar são os resultados do ataque ao casamento e à família tradicional, que tem ocorrido ao longo das últimas quatro décadas ou mais.

Esquerdistas querem esmagar a sociedade ocidental, corroendo toda a autoridade moral e constrangimentos em que foi baseada, e substituí-la por um admirável mundo novo, em que os indivíduos formam todas as regras para se adequar a eles.

Os resultados desse experimento social estão agora a ser visto.

Um estudo devastador publicado na semana passada  revelou que, no momento em que têm 15 anos, pouco mais da metade das crianças britânicas ainda vivem com ambos os pais naturais. Isso significa que quase a metade dos 15 anos de idade não estão com os pais.

O que um oceano de miséria que está contido dentro de uma estatística triste e chocante. Pois sabemos muito bem o que a fragmentação da família faz para as crianças.

É claro, há famílias monoparentais que fazem um trabalho heroico na educação dos seus filhos, contra todas as probabilidades, mas em geral crianças de famílias fragmentadas sofrem em todos os aspectos de suas vidas.

Eles são piores na escola e são menos propensos a conseguir um emprego, são mais propensos a drogas, gravidez na adolescência e ao crime, sofrem mais de depressão e outros transtornos mentais e são mais vulneráveis ​​a abusos físicos e sexuais.

Pior ainda, eles vão desproporcionalmente replicar em sua vida adulta os mesmos padrões familiares desordenados ou quebrado, que as fez tanto dano.

Pois em famílias separadas, onde um dos cônjuges tenha traído ou abandonado o outro e onde os parceiros podem ir e vir, as crianças crescem sem qualquer entendimento do que é preciso para superar as dificuldades em um relacionamento, ou que coisas como a confiança, a lealdade - e sim , o amor verdadeiro - realmente significam.

Do divórcio fácil para a abolição de leis que cobrem a ilegitimidade, a partir da promoção da maternidade solteira para a demonização feminista de homens, a partir da doutrina de não-julgamento, que deu um passe livre para o abandono das crianças, com a carga do imposto e dados de bem-estar contra o casamento e a favor da monoparentalidade - a bola de demolição de Esquerda conseguiu quebrar a família tradicional em pedaços.

O custo é simplesmente incalculável.

A solidão está se tornando endêmica. Laços de parentesco estão a fracturar, resultando em mais e mais pessoas sendo abandonadas quando crescem velhos e frágeis.

Eles vão cada vez mais para que o Estado tome conta deles. Mais e mais casas também terão que ser construídas para acomodar as pessoas que já teria vivido em famílias, mas estão agora vivendo sozinhas.

Os custos financeiros de pegar as peças de todas essas vidas abandonadas ou quebrado é enorme. Nenhuma sociedade pode permitir isso - nem sobreviver a atomização social.




Nenhum comentário: