quarta-feira, 6 de março de 2013

Corrupção do Povo na América Latina


Todo mundo só fala hoje da morte do Hugo Chávez, que tal debater a arma usada por Chávez para ser ditador? Corrupção, domínio do povo usando dinheiro.

Leio no blog do jornalista Augusto Nunes sobre o que ele acha sobre a morte do caudilho venezuelano. É um excelente texto, concordo com ele em 90%, apenas acho que o legado destruidor de Chávez permanecerá por bastante tempo, até que nós, latino-americanos, aprendamos que quem nos dá dinheiro (por meio de bolsa famílias e afins) quer algo em troca. Ironicamente, a esquerda costumava pensar assim, até chegar no poder e fazer a mesma coisa que as ditaduras de direita faziam, dominar o povo usando benesses.

Interessante, ainda no blog do Augusto Nunes, é que do lado do excelente texto do jornalista, há uma frase de Gilberto de Carvalho, secretário-geral da presidência do Brasil, sobre o governos petistas. Diz  Carvalho:

"Ao contrário de governos anteriores, a gestão de Lula e Dilma levantou a dignidade do povo. Tivemos a coragem de ouvir esse povo, de receber esse povo no Palácio, de destinar os recursos públicos para esse povo, através do Bolsa Família, Pronaf, ProUni, Essa é a marca de um governo que caminha com o povo".

Quer dizer: o governo é bom porque dá dinheiro para as pessoas, com o dinheiro o povo ganha dignidade. Na verdade, o povo perde a dignidade. O Brasil está usando a mesma lógica de Chávez. E o povo latino-americano continua votando por dinheiro, vendendo sua consciência. Quando isto vai mudar?

O pior é que vejo os Estados Unidos caminhando na mesma trilha. Votando pelas benesses do Obama: food stamp (o bolsa família de lá), sistema de saúde de graça (que não sai de graça), liberação da imigração ilegal, dinheiro público para empresas escolhidas pelo governo, etc.


3 comentários:

carioca 07 disse...

Falando em política, lembrei de um vídeo que assisti já faz um tempo do agora Papa Emérito Bento XVI, fazendo um discurso no Parlamento Alemão em 2011, que é excelente. Nele, o Santo Padre fala da passagem do Livro de Reis I(3,9), que o Rei Salomão pede um coração sábio para governar seu povo. Também cita que a cultura da Europa nasceu do encontro de Jerusalém, Atenas e Roma; do encontro entre a fé do Deus de Israel, a razão filosófica dos gregos e o pensamento jurídico dos romanos, este tríplice encontro forma a identidade íntima da Europa.
O vídeo foi dublado, segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=R7p_I21NeA8

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Avmss,

Creio que falei disso aqui no blog. Também achei fantástico o discurso que o Papa Bento XVI fez na Alemanha. Clique em:

http://thyselfolord.blogspot.com.br/2011/09/papa-bento-xvi-o-que-e-o-direito.html

Abraço,
Pedro Erik

carioca 07 disse...

Ah que bom, você postou o discurso na íntegra.