sábado, 31 de agosto de 2013

Papa Francisco se curva para Rainha da Jordânia. Por Quê?


O jornal inglês The Telegraph comentou esta semana que o Papa Francisco se curvou diante da esposa do rei da Jordânia. Vi a foto e perguntei a mim mesmo: por que o Papa fez isso?

O jornal exalta o fato do Papa gostar de quebrar protocolos, que normalmente são as pessoas que se curvam para o Papa e que o Papa já tinha quebrado protocolo ao beijar a presidente da Argentina na face e ao receber beijos da Dilma quando estava no Brasil (depois do beijo, quando o Papa foi embora, a Dilma aprovou uma lei em favor do aborto).

Bom, eu já disse aqui no blog que não sou fã deste tipo de quebra de protocolo, parece propaganda.

Sobre se curvar diante de visitas, Obama é o campeão.

Tem muitas fotos dele se curvando diante de autoridades suspeitas, como diante do rei da Arábia Saudita, diante do presidente da China, e diante do imperador japonês (fotos abaixo).



Ao mesmo tempo que se curva, Obama é também conhecido pela narcisismo, idolatria a si mesmo.

Por que um soberano de um país se curva diante de outro? É sinal de humildade? 

Por que o líder dos católicos se curva diante de poderosos ou de pobres? É sinal de humildade?

Será necessário se curvar para mostrar humildade? 

Cristo se curvou diante de alguém? Ou falou sobre seu Reino a todos, inclusive a poderosos?

As pessoas se curvando diante do Papa, faz todo sentido religioso, para quem é cristão, pois o Papa é representante de Cristo entre nós.

O Papa pode se curvar a quem ele quiser, mas devemos ter cuidado para isto não virar submissão ou propaganda rasteira de humildade, coisa que muito político já faz, como Obama mostra.

Jimmy Akin tentou mostrar que outros papas também se curvaram, mas não deu certo, as fotos não mostram isso, apenas simples inclinações. É melhor enfrentar o erro e corrigi-lo.


(Agradeço ao Drudge Report pela reportagem do The Telegraph).

3 comentários:

Estanislau Tallon Bózi disse...

Nao sabia como lhe enviar por mail, então vai por aqui.

O texto é longo, mais vale à pena: http://fratresinunum.com/2013/09/05/carta-aberta-ao-papa-francisco-sobre-sua-mensagem-aos-muculmanos-por-ocasiao-do-encerramento-do-ramada/#more-27723

Abração,

stan

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro Stan,

Com sua recomendação eu tinha me inscrito no site do Frates in Unum.

Eu já tinha lido o texto que você envia agora, inclusive fiz 3 comentários no site, veja lá.

Obrigado de qualquer forma, amigo. É um excelente texto do Padre Guy.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Ele se curvou porque ela é uma rainha '-'
No protocolo apenas reis não se curvam diante de reis. Hoje em dia as pessoas não costumam se curvar diante de um monarca, mesmo com o protocolo ainda existindo, mas se você é um chefe de estado não seguir um protocolo pode pegar mal. Por isso vemos pessoas comuns não se curvando para a rainha elizabeth, mas por não saber o protocolo mesmo, mas vemos muitos chefes de estado se curvando, muitos até os que criticam a monarquia, foi o que ocorreu no canada, lembrando que a monarca inglesa também é chefe de estado canadense....