quarta-feira, 4 de junho de 2014

Arcebispo Chaput escreve sobre Papa Francisco e São Francisco.


Recentemente, eu fui ao Reino Unido apresentar um artigo e tive a graça de visitar em Londres a National Gallery. Pouco depois de entrar no museu me deparei com o quadro acima. Fiquei extasiado. O quadro é do pintor espanhol Francisco de Zubarán e se chama São Francisco Meditando. Fiquei admirando especialmente a roupa, as mãos e o rosto de São Francisco no quadro de Zubarán.

Neste post, irei descrever o que o arcebispo americano Charles Chaput falou sobre o Papa Francisco e sobre São Francisco. Resolvi, agregar mais um francisco ao post: Francisco de Zubarán.

O membro do clero que mais gosto nos Estados Unidos, torço que para um dia se torne papa, é o cardeal Raymond Burke. Mas gosto muito também do arcebispo Chaput, este descendente de índios é muito inteligente e reconhece o atual momento da Igreja. Chaput tem toda a capacidade para falar de São Francisco, uma vez que é capuchinho franciscano. Rezo para que Chaput se torne logo cardeal e se aproxime do papado também.

Vou traduzir (em azul) parte do que ele escreveu em um texto chamado "Francis of Assisi and Western Catholicism" (Francisco de Assis e o Catolicismo Ocidental) publicado na revista Crisis Magazine. Leiam todo o texto clicando no link.

No texto, Chaput desmonta o que a imaginação popular (usada pelo Papa) pensa de São Francisco. Não tem conversa com lobo, nem mesmo a Oração de São Francisco. Se fosse vivo hoje, São Francisco não seria visto como ambientalista e pobrezinho, mas como um religioso fundamentalista exigente na eucaristia e no comportamento dos outros. A parte do texto de Chaput sobre São Francisco deixa transparecer nas entrelinhas críticas ao Papa Francisco.

Vejamos (lembro novamente o aviso ao lado, minha tradução é feita sem muitos cuidados, pois não tenho tempo):

Quero começar com uma simples declaração de um fato. Toda a vida cristã é um paradoxo. O que eu quero dizer com isso é o seguinte.

Em Isaías 55, Deus diz: " Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra , assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos , e os meus pensamentos [ maior ] do que os vossos pensamentos " (8-9). Em seguida, no Evangelho de Mateus , Jesus diz a seus discípulos: "Seja, portanto, perfeito, [ mesmo ] como o vosso Pai celeste é perfeito" ( 5:48) .

A Escritura nos diz que Deus é totalmente diferente de nós, muito maior do que nós. Em seguida, ele nos diz para nos tornar igual a ele. É aí que reside o paradoxo. A tarefa parece impossível. E, no entanto, sabemos que é possível. Sabemos através do testemunho dos santos.

Sagrado (Holy) significa "diferente" Significa diferente do mundo; separado do profano. Os santos são homens e mulheres comuns - pessoas com todo o tipo de talento, fraqueza e personalidade, que tomou um caminho diferente, um passo de cada vez, longe dos hábitos rotineiros do mundo. Eles se apaixonaram por Deus. 

Digo tudo isso porque o meu trabalho hoje é falar sobre " São Francisco e catolicismo ocidental". Eu sou um franciscano capuchinho, por isso estou feliz em fazer isso. Mas eu quero fazê-lo, colocando três perguntas: Quem é Francisco, este papa? Quem foi Francisco, o homem de Assis? E depois de 800 anos, o que, se alguma coisa, pode um homem da Idade Média nos ensinar sobre estar vivo, livre e humano?

Então, primeiro: quem é Francisco, este papa? A resposta curta é, eu não sei. Eu acho que ninguém sabe ainda, a não ser os amigos do Santo Padre e colegas de trabalho mais próximos. Um certo número de bispos latino-americanos me disseram o quão diferente o Papa agora parece de seus anos como bispo na Argentina, muito mais extrovertido e efervescente do que eles se lembram. Mas estes são os seus pensamentos, não meus. Eu tive o privilégio de trabalhar com ele por um mês, em novembro e dezembro de 1997, quando éramos delegados para a Assembleia Especial para a América, em Roma. Ele era um homem impressionante. Ele tinha uma inteligência aguçada, um realismo saudável sobre os problemas enfrentados pela Igreja em nosso continente e uma forte ênfase na evangelização. Mas estes são apenas remanescências de um longo tempo atrás.

Eu acho que podemos tirar algumas conclusões a partir do exemplo que ele já nos dá. Ele tem um profundo sentido da continuidade da Igreja. O respeito que ele mostra a Bento, o Papa Emeritus , literalmente, não tem precedentes. E o seu afeto por Bento claramente vem do coração. No domingo, ele vai canonizar dois de seus antecessores ; os dois maiores homens do Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII, que teve a visão e a coragem para convocá-lo ; e o Papa João Paulo II , que ajudou a redigir alguns de seus principais documentos e que incorporou o significado do Concílio Vaticano II na vida da Igreja pós- conciliar.

João XXIII e João Paulo II são perfeitamente emparelhado em santidade. Em canonizar -los juntos, o Papa Francis coloca-os como suportes de livros para um dos eventos centrais na vida católica desde a Reforma 

João XXIII salvou judeus do Holocausto como um diplomata do Vaticano. Ele irradiava calor , humor e uma preocupação para a paz. Ele trabalhou uma revolução no pensamento e na vida católica. E ele também franziu a testa sobre o movimento operário-sacerdote na França e proibiu os católicos de votar para o Partido Comunista. João Paulo II ajudou a derrubar o bloco soviético. Ele trabalhou vigorosamente para a pureza da doutrina católica. Ele defendeu os direitos dos trabalhadores, o sofrimento e os nascituros. 

Papa Francisco está nesta linha de grandes papas recentes. Mas na escolha do nome "Francisco ", ele também torna -se distinto.

Até agora, todos os papas nos últimos 200 anos, não importa quão talentosos ou santos - foram, em certo sentido, prisioneiros de guerra. A Igreja se centrou na Europa. A guerra civil na Europa que começou no chamado Iluminismo, se estendeu durante o mais sangrento dos séculos (século XX), continua hoje em negação de suas raízes cristãs e nas batalhas que buscam destruir casamento, família, identidade sexual e trazer a eutanásia para a Europa.

Europa se esgotou. Europa esgotou o mundo. 

Francisco parece ser algo diferente. Ele encarna um espírito cristão mais antigo que a guerra civil da Europa e mais jovem do que sua fadiga e perda de esperança. Ele é uma surpresa, improvável, o tipo de homem que ninguém poderia ter previsto, uma surpresa que se mantém trazendo mais surpresas.

Perguntei a alguns momentos atrás, quem é Francisco, este papa ? A resposta é uma anomalia. Ele é um jesuíta com um coração franciscano. O que significa isso ?

Os primeiros jesuítas desempenharam um papel imenso na Contra-Reforma e da renovação intelectual da vida católica . Seu legado vai muito além da Companhia de Jesus. Ele ainda ajuda a moldar a vida da Igreja. Nossos dois últimos papas - Karol Wojtyla e Joseph Ratzinger , eram de classe mundial, mentes formidáveis ​​por qualquer padrão secular.

Mas vivemos numa época em que a ciência , em nome da razão, parece minar a credibilidade da própria razão. Vivemos em um tempo em que não é apenas anti- ideológica , mas de muitas maneiras anti- intelectual. 

Papa Francis é tão intensamente popular , porque ele encarna o que o mundo imagina que foi São Francisco: um mendigo e trovador, não um juiz e se estudos. 

Se essa popularidade do Papa pode durar em face dos desafios pastorais da Igreja é uma questão para o futuro. 

Isso me leva à segunda das três perguntas que fiz para essa conversa : Quem foi Francisco, o homem de Assis?

Francisco Bernadone - nascido 1181 ou '82 , morreu em 1226- tem sido um ímã para histórias piedosas quase desde o dia de sua morte. O lobo de Gubbio é uma lenda adorável, mas não é verdade. E não há nenhuma evidência de que o santo disse: " pregue o Evangelho sempre, se necessário use palavras". E a famosa Oração de São Francisco - " Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz " - datas apenas de 1912, quando apareceu em La Clochette , uma pequena revista espiritual francesa.

Nós justamente lembramos de Francisco por sua alegria e liberdade de espírito. Estas qualidades profundamente marcaram o homem. E através do homem,  deixaram uma marca duradoura no cristianismo ocidental. Mas havia muito mais para Francisco que um amor suave da natureza. Um amigo capuchinho meu disse uma vez que se o real Francisco estivesse vivo hoje, algumas modernos iriam vê-lo como um excêntrico religioso. Ele era exigente de si mesmo e exigente com seus irmãos. A pobreza, castidade e obediência são ideais maravilhosos quando lemos sobre eles no passado nebuloso. Vivê-las é outra questão. Ele esperava que seus irmãos a fizessem o mesmo que ele.

Na verdade, Francis lutou com seus irmãos, muitas vezes, especialmente quando eles queriam diluir a inspiração que Deus lhe dera. No ano de 1221, apenas alguns anos após a comunidade franciscana começar, cerca de 3.000 frades se reuniram com Francisco para um capítulo geral. E os ministros - os irmãos que levaram a mudar a regra queria na comunidade. Eles queriam modificá-lo às vezes, e torná-la menos exigente.

Francis lutou que vigorosamente. Ele escolheu o seguinte versículo da Escritura como tema para sua pregação naquele dia . "Bendito seja o Senhor, meu Deus , que treina as minhas mãos para a guerra". Ele falou essas palavras aos seus irmãos , quando ele começou o seu sermão . E ele ganhou o dia. A regra foi posteriormente modificada de qualquer maneira, mas não naquele dia, porque Francisco sabia lutar zelosamente para o que ele acreditava ser certo. Como Madre Teresa e tantos outros santos durante todo a história da Igreja, Francis era santo e bom e gentil , mas quando se tratava de assuntos de fé e princípios, ele nunca foi mole.

Ele gostava de dizer que " os santos viveram vidas de virtude heróica , [ mas ] estamos satisfeitos de falar sobre eles . " O próprio Francisco nunca se sentia com palavras piedosas . Ele queria agir sobre as coisas que ele acreditava. Ele chamou seus irmãos para viver o Evangelho com simplicidade e honestidade. E é por isso que ele usou as palavras - sine glossa " sem brilho" em seu testamento . Ele viu que o Evangelho não era complicado, mas era exigente e difícil. 

Francisco viveu em uma época de confusão política na Europa; um tempo de grande heresia, desumana do catarismo em França e Itália, e guerra constante entre cristãos e muçulmanos ao redor do Mediterrâneo. Foi também um momento de profunda corrupção e infidelidade clerical dentro da Igreja. Mas a medicina que Francisco usava contra a corrupção era uma testemunha da obediência, do incentivo, reverência e serviço não rebelião. Ele sabia instintivamente que as pessoas são convertidas por amor, não por rejeição, medo ou raiva.

Em sua biografia de Francisco, Agostinho Thompson disse que Francis tinha uma devoção apaixonada ao Santíssimo Sacramento. Foi o coração de sua vida. A missa foi o aterramento de toda a sua obra. Ele teve palavras duras para aqueles que oprimiram os pobres , mas as palavras ainda mais duras para aqueles que ignoraram a presença eucarística . Francis tinha um horror especial de cálices baratos e lençóis imundos que [muitos sacerdotes de seu tempo] considerados bons o suficiente para uso no culto. 

Mais uma vez : Quem foi Francisco, o homem de Assis? G.K. Chesterton, outro grande biógrafo , disse as  palavras:

São Francisco [ era ] um amante . Ele era um amante de Deus e ele era realmente e verdadeiramente um amante de homens ... [e] como São Francisco não amava a humanidade, mas os homens , de modo que ele não amava o cristianismo, mas Cristo ... [ Para Francis ] sua religião não era uma coisa como uma teoria, mas uma coisa como um caso de amor .... O que lhe deu seu poder pessoal extraordinária foi esta: que, desde o Papa ao mendigo , desde o Sultão da Síria no seu pavilhão para os ladrões esfarrapadas rastejando para fora da madeira , nunca houve um homem que olhou para aqueles olhos castanhos queimando sem ser certo que Francisco Bernadone estava realmente interessado nele; em sua própria vida individual interior do berço à sepultura; que ele próprio estava sendo valorizado e levado a sério e não está sendo adicionado aos despojos de alguma política social ou os nomes em algum documento clerical.

O que Francisco pode nos ensinar hoje.
Esse termo " Idade Média " é curiosa. É implicitamente negativo. 

O filósofo Rémi Brague escreveu uma vez que o cristianismo foi fundado por pessoas que não poderiam se importar menos sobre a "civilização cristã" O que importava para eles era o Cristo, e as reverberações de sua vinda em toda a existência humana. Os cristãos acreditavam em Cristo, não no próprio cristianismo; eram cristãos , não " Christianists ".

Precisamos lembrar esta lição simples. A fé católica não é uma ideologia . É um romance. É um caso de amor com Deus. Nós somos um povo que acredita em Jesus Cristo, não nas idéias, mas na pessoa de Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado por nós puramente por seu amor por nós. E viver a fé católica deve ser uma experiência de gratidão e alegria que brota de um encontro pessoal diário com o filho de Deus e um relacionamento comum com o povo de Deus.

A Escritura diz: "Buscai primeiro o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão bem" (Mt 6:33). Precisamos considerar duas perguntas simples : Em primeiro lugar , acreditamos na Palavra de Deus ou não? E em segundo lugar, se nós acreditamos , então o que é que vamos fazer a respeito? Renovamos o testemunho da Igreja , não com técnicas ou programas ou recursos , mas com o zelo e pureza e obediência de nossas próprias vidas. Esse caminho leva ao tipo de liberdade e alegria que ninguém pode tirar de Francisco, e ninguém pode tirar de nós .


Da cruz de São Damião, Jesus disse a São Francisco: conserte minha casa, que está em ruínas. Essas mesmas palavras são destinadas para a vida de cada cristão e lar e paróquia. Como nós respondemos depende de nós.

---

Rezemos para que o verdadeiro São Francisco ilumine a Igreja. E não a aquele lendário que fala com lobos.

http://www.crisismagazine.com/2014/without-gloss-francis-assisi-western-catholicism


2 comentários:

Leonardo Santana de Oliveira. disse...

Prezado Pedro Salve Santíssima Imaculada Virgem Maria,Mãe de Deus, Co-Redentora pois trouxe ao mundo O Redentor!!

A maioria esmagadora dos conciliares não conhecem a Sã Doutrina católica e nem a história da Santa Imaculada Igreja.Por isso eles costumam fazer e falar coisas absurdas, como essa que o senhor Bergoglio é igual à São Francisco de Assis.

Como muito bem diz nesse seu post, esse Santo foi levantado por Nosso Senhor ( O Católico centro de tudo e não o homem ) para comabater os hereges e o espírito mundano que estava inundando Sua ÚNICA Igreja, a católica fora da qual não há salvação.

São Francisco de Assis se visse o que esse senhor Bergoglio faz com toda certeza do mundo iria desafiar esse antipapa para entrar na fogueira para saber se ele tinha realmente Fé católica (lembrando que esse Santo desafiou os maometanos para entrar na fogueira para dar testemunho da verdade que é Cristo.)

Esse Santo apoiou as cruzadas que salvou a Civilização Ocidental da barbárie muçulmana.

São Francisco não foi um ecumênista irenista e sincretista do paz e amor.Esse Santo não era diplomático, ser diplomático é ser tíbio e morno e isso esse Santo não foi.

Para finalizar,meu caro Pedro, faço suas as minhas palavras finais:

Rezemos para que o verdadeiro São Francisco ilumine a Igreja. E não a aquele lendário que fala com lobos.


In Corde Jesu, semper,
Leonardo Santana de Oliveira.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, caro Leonardo.

O arcebispo Chaput conhece perfeitamente o que está dizendo, a descrição que ele fez do momento histórico que São Francisco viveu nos remete ao momento atual. Ele pede também pela intervenção do verdadeiro Francisco.

Abraço,
Pedro Erik