segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Papa Francisco: "A Teologia da Libertação é Positiva para América Latina. A parte Marxista Não Importa, Pois Vaticano Condenou"


Como desvencilhar a parte marxista da teologia da libertação? O Papa acha que a teologia da libertação foi um coisa positiva para a América Latina, tirando a parte marxista, que não importa pois o Vaticano já condenou.

Mas a parte marxista é a principal parte da teologia da libertação. Converse com teólogos da teologia da libertação ou leia livros sobre isso, procurem por Cristo lá.

Nessa teologia Cristo é descartado e substituído pela existência da pobreza (perguntem ao Clodovis Boff). O materialismo é dominante. Mas o Papa acha que pode-se desvencilhar o marxismo da teologia da libertação. E assim ficaria só a parte boa.

Que parte boa? A luta revolucionária por bens?

Para mim, parte boa em qualquer coisa segue Cristo fielmente e não líderes populares revolucionários, que ao final sempre se mostram corruptos.

Além disso, a condenação do Vaticano atinge os teólogos que defendem a teologia da libertação? Eles se calam. O povo sabe e entende dessa condenação? Os padres nas homilias falam sobre isso?

Ele poderia esclarecer melhor sobre a parte positiva.  Será aquela que elegeu Lula, Maduro, Fidel Castro, Morales, Christina Kirchner?Todos foram bons governantes para a América Latina? Os rastros de corrupção e empobrecimento material e espiritual que deixaram não deixam muitas dúvidas

As palavras exatas do Papa foram, na tradução para o inglês, foram:
The theology of liberation was a positive thing in Latin America. The part that chose the Marxist analysis of reality was condemned by the Vatican. Cardinal Ratzinger made two instructions when he was perfect in the Doctrine of the Faith. A very clear one on the Marxist analysis of reality. And the second resuming positive aspects. The theology of liberation had positive aspects and also had deviations, especially in the part of the Marxist analysis of reality.



4 comentários:

Unknown disse...

Tento participar do conselho de leigos de Curitiba, mas não é fácil.
É incrível a força que a tl tem nas paróquias.
É quase um dogma, pois quase tudo gira em torno da tl, direta ou indiretamente. É muito triste.
Assistindo ao ultimo filme do Batman, prestei maior atenção ao discurso do Bane (um dos vilões)e verifiquei que realmente é o objetivo maior do marxismo: Tirar tudo de quem tem algo, julgar em condenar quem empregou alguém, tomar o controle para destruir, etc. Tudo em nome do "povo".

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito obrigado, pelo seu depoimento, meu amigo Jacyr.

Abraço,
Pedro Erik

flavio disse...

Nas paróquias de SC só encontramos dois grupos: Os TL e os RCC. Neoconservadores e tradicionalistas muito poucos.

Pedro Erik Carneiro disse...

Mais um depoimento valioso, Obrigado Flavio.
Abraço,
Pedro