segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O Manifesto Conservador de Jordan Peterson (2 Vídeos)


Eu ainda não tive tempo de assistir ainda aos dois vídeos nos quais Jordan Peterson lança seu Manifesto Conservador. Ele resolveu ler o Manifesto nos vídeos, sem resumir. Isso exige muito tempo para assistir e muita atenção. Estou procurando o texto.

Mas o Manifesto Conservador promete, pois se vê logo no começo que ele sustenta seus argumentos em três coisas essenciais a qualquer pensamento conservador:

1) Conservadorismo reconhece que a moral se sustenta na Teologia. Peterson disse que todos os seus argumentos são voltados para a teologia moral;

2) Conservadorismo se sustenta no respeito a Tradição, nos valores que nunca morrem, são eternos. 

3) Conservadorismo se sustenta em virtudes humanas individuais (não são virtudes coletivas). Por isso reconhece a existência do pecado.

Em tempos em que muitos confundem conservadorismo como liberalismo econômico (um erro histórico gigantesco) ou confundem conservadorismo com políticos bisonhos, é sempre bom alguém conhecido que parece colocar as coisas no lugar. 

O Manifesto Conservador de Peterson já é assunto e debate entre muitos. Tomara que ele não se perca. Tentarei tempo para assistir.

 




Nenhum comentário: