quinta-feira, 16 de março de 2023

Análise Canônica: Bispos Alemães Estão em Cisma?

 


O bispo Georg Bätzing, presidente da conferência dos bispos alemães, disse a um jornalista esta semana que: “A prática das bênçãos de casais gays existe e queremos trazê-la à luz. … É bom que estejamos fazendo isso. O que quer que seja bom em um relacionamento entre duas pessoas pode receber a bênção de Deus. Isso é lógico. Vamos implementá-la aqui

Em suma, o líder dos bispos alemães abertamente desafia a Bíblia,  Cristo,  a Igreja e o Papa.

Ou o papa intervirá ou o bispo continuará a afirmar que o que está acontecendo é a prática pastoral comum da Igreja e que reverter isso será uma injustiça.

Claramente,  o líder dos bispos alemães declara cisma. Mais claro impossível.  

Mas eu fui ler uma analise técnica sobre isso feita pelo site The Pillar.

Pareceu-me impossível negar que era um cisma, e o site não negou, mas usou de argumentos estranhos para dizer por que o Papa pode não declarar que os bispos alemães são cismáticos. 

Há duas perspectivas:

1) faltariam ainda os atos. Então Francisco só irá declarar o cisma depois dos bispos agirem conforme decidiram.  

 2) A outra possibilidade é a seguinte: o acordo entre o Vaticano e o governo alemão é da época do Hitler,  neste acordo os bispos administram muito dinheiro até cedido pelo poder público em suas dioceses. Caso o papa declare que um bispo era cismático, o bispo perderia o poder sobre o dinheiro da diocese e ele poderia apelar para a justiça alemã para reverter isso. E não se sabe o imbróglio que isso seria na justiça.

Minha opinião sobre os dois casos:

A primeira  é uma bobagem, porque realmente alguns já fizeram as bênçãos do pecado da sodomia e Francisco não fez nada. 

Sobre o segundo caso, o raciocínio me parece político e jurídico.  A Igreja não é isso. A Igreja deve ser a Verdade de Cristo. Não se deve decidir na defesa de Cristo com medo de imbróglio. 

O site alega que diante disso Francisco vai fazer no máximo umas penalidades mais brandas. O que obviamente seria um erro, pois estimularia o cisma alemão e outros cismas.

Leiam o texto completo do The Pillar clicando aqui.



Um comentário:

Juscelino disse...

Com todo respeito, o bispado tá igual a mercurio patinada .. o próximo passo será a zoofilia... e o Pape Francisce se conadunar com os bispEs.. ou seria o contrário?