quinta-feira, 25 de maio de 2023

A Popularidade Crescente da Tradição da Igreja. "Onda Irresistível"

 


Mesmo sob ataque constante e impiedoso do Papa Francisco e de seus asseclas aos católicos tradicionalistas, que procuram reviver o que a Igreja perdeu de tradição nas últimas décadas, seja em liturgia ou em doutrina ou em peregrinação, o número desses tradicionalistas só aumentam.

Isso foi revelado na França ontem. Pela primeira vez na história os organizadores da Peregrinação à Catedral de Chartres na França, tiveram que dizer não a pessoas interessadas em fazer a tradicional peregrinação de Paris a Chartres por conta do volume de gente que desejava participar. Essas pessoas em geral são adeptos da miss tradicional latina.

Espera-se que mais de 16.000 pessoas participem da 41ª peregrinação anual de Chartres na França, de 27 a 29 de maio.

Este é um número recorde na história deste evento de três dias, que acontece todos os anos no fim de semana que marca a solenidade de Pentecostes. O fluxo ininterrupto de inscrições online nos últimos dias forçou os organizadores da associação leiga Notre-Dame de Chrétienté (“Nossa Senhora da Cristandade”) a recusar todas as novas inscrições a partir de 19 de maio.

Invocando uma decisão “dolorosa” e inédita num comunicado publicado no seu sítio na Internet, a associação motivou a sua escolha pela realidade do terreno, não sendo capazes de acomodar tendas suficientes para todos, além de questões de segurança.

O texto do the National Catholic Register diz que aqueles que desejam fazer a peregrinação são em geral adeptos da tradicional missa latina. Esses adeptos ignoram as decisões de Francisco no Traditiones Custodes.

Diz o texto:

"o entusiasmo gerado por este evento, que reúne católicos ligados à missa tradicional de toda a França e do resto do mundo, não parece ter sido afetado negativamente pelo motu proprio Traditionis Custodes de 2021 ou pelo rescrito de fevereiro de 2023 que restringe o uso do rito tridentino.

Esta é também a conclusão de Père Danziec, um conhecido pseudônimo comentarista na mídia católica francesa, que em um tweet comparou o apego à Missa Tradicional em Latim a uma “onda irresistível”. “Não é um tsunami, mas algo como a maré alta no Mont-Saint-Michel”, escreveu ele."

Para ele, a ampliação da “caixa de ressonância” da Peregrinação de Nossa Senhora da Cristandade é uma manifestação da profecia do Cardeal Louis-Édouard Pie de 1855 de que “Chartres se tornará, mais do que nunca, o centro de devoção a Maria no Ocidente, e as pessoas irão acorrer a ela, como no passado, de todas as partes do mundo.”

---

Quem sabe um dia eu possa fazer essa peregrinação! 

Viva Cristo Rei!


2 comentários:

Geovana Albuquerque disse...

Nem de longe sou conhecedora e estudiosa da doutrina da Igreja, faço o que minha condição de leiga permite, e amo conhecer e estudar nossa doutrina sagrada, e como leiga que sou não consigo não reparar numa horda querendo deturpar a nossa Santa Igreja, contudo também reparo que há os que querem de verdade seguir a tradição e ainda os que lutam avidamente para, como bem colocou " reviver o que a Igreja perdeu". "...as portas do inferno não prevalecerão..."
Abraços!!

Leonardo Santana de Oliveira disse...

Desde que descobri toda a Divindade, glória e beleza da Santa Imaculada Madre Igreja Católica Apostólica Romana, eu nunca mais me senti sozinho no mundo. Tenho Cristo Deus como Pai e a Santa Igreja Católica, Esposa de Cristo Deus, como mãe. E vou defender minha Mãe dos hereges modernistas com toda minha vontade, intelecto e na medida das minhas capacidades.