quarta-feira, 24 de maio de 2023

Papa Francisco Diz que Bombas Nucleares Trazem Apenas Ilusão de Paz


Essa foto embaçada é a única foto que tenho com a réplica da "Little Boy", a bomba nuclear que foi jogada em Hiroshima em agosto de 1945. A  foto foi tirada no Imperial Museum de Londres em 2010.

Hoje em dia estou escrevendo uma tese de doutorado em filosofia sobre  guerra e o pensamento da filósofa católica Elizabeth Anscombe. Anscombe é conhecida dentre outras coisas por se opor à premiação de Harry Truman em 1956. Truman foi o presidente dos EUA que autorizou jogar as bombas nucleares no Japão em 1945. Sobre o assunto, em suma, eu concordo com ela que jogar as bombas nucleares no Japão foi um crime, mas discordo dela que a culpa é isoladamente de Truman. A bomba nuclear nasceu com cientistas bem perto de Anscombe, na Universidade de Oxford, até ser produzida pelos EUA e aprovada pelo aliado Churchill. Além do que todos os aliados (incluindo China e União Soviética) aprovaram a exigência de rendição incondicional ao Japão, o que significa que ou era bomba nuclear ou invasão do Japão. A invasão provocaria mais mortes. Anscombe aceitou isso.

Agora o assunto é o Papa que quer banir as bombas nucleares. Tanto Anscombe como eu discordamos, o problema não são as bombas, mas o ser humano.

Papa disse aos líderes do G7 que as bombas nucleares trazem apenas um clima de medo e suspeita e uma ilusão de paz.

Mesmo neste aspecto, o Papa Francisco está errado. Desde o advento das bombas nucleares não tivemos mais guerras globais, e pouquíssimas guerras que envolvessem grandes potências.

O site The American Catholic fez uma lista sobre o efeito pacífico das bombas nucleares desde 1945.

Em todo caso, o ponto central é aquele de Cristo: "nada que está fora do homem torna o homem impuro, apenas o que está dentro do coração do homem pode torná-lo impuro".

Há a pedra que matou Abel, e há a pedra que matou Golias.

Além disso, se o G7 abandonar a bomba atômica como fará para prevenir que os países párias a abandonem também?

Em suma, na melhor das hipóteses, palavras jogadas ao vento de Francisco.


2 comentários:

JUSCELINO disse...

Há a pedra que matou Abel, e há a pedra que matou Golias. (BOA)

Além disso, se o G7 abandonar a bomba atômica como fará para prevenir que os países párias a abandonem também? ( POIS É. SERÁ QUE O PAPA NÃO QUER QUE OS PÁRIAS AS TENHAM )

Em suma, na melhor das hipóteses, palavras jogadas ao vento de Francisco.
(É O FORTE DELE PRIMEIRAMENTE E ULTIMAMENTE)

Leonardo Santana de Oliveira disse...

Fraticelli jogou palavras ao vento, pelo menos dessa vez não falou heresias como é de costume desse falso Apóstolo.